OneNote no ensino superior: Ensinando história da arte

OneNote no ensino superior: Ensinando história da arte

Cerca de quatros anos atrás, com indicação de um reitor na minha universidade, comecei a oferecer cursos online no programa de estudos clássicos, conde ensino e atuo como diretor.

Meu pro­gra­ma foi um dos primeiros a ofer­e­cer aulas online na Col­lege of Lib­er­al Arts & Sci­ences, o que foi uma sur­pre­sa para muitos, espe­cial­mente dev­i­do a rep­utação de pro­gra­mas clás­si­cos para ensi­nar lín­guas mor­tas com livros anti­gos e empoeira­dos.

Uma vez que eu fiz a escol­ha para começar a entrar em lin­ha, eu come­cei a procu­rar as con­fer­en­cias edtech e eLearn­ing, para que eu pudesse apren­der sobre as mel­hores práti­cas e ver quais fer­ra­men­tas de tec­nolo­gia instru­cional estavam lá. Uma das primeiras fer­ra­men­tas que encon­trei foi o OneNote.

Quan­do o apre­sen­ta­dor da Microsoft começou a explicar e demon­strar o OneNote, me per­gun­tei, onde você esteve em toda a min­ha vida? Por isso gostaria de com­par­til­har algu­mas das for­mas em que usei o OneNote no meu ensi­no, acon­sel­hamen­to estu­dan­til e admin­is­tração de pro­gra­mas no ensi­no supe­ri­or.

 

 

Ensino

Nas min­has aulas do cam­pus, come­cei a usar o Espaço de Colab­o­ração para que os alunos assumam um papel mais ati­vo no tra­bal­ho com o mate­r­i­al do cur­so. Eu cos­tu­ma­va ler min­has aulas de Arte e Arque­olo­gia em Arte Gre­ga e Romana e notei que os alunos não pare­ci­am par­tic­u­lar­mente envolvi­dos. Então, eu reduzi min­has palestras sem­anais para uma breve visão ger­al e con­segui os alunos tra­bal­han­do em pesquisa do próprio mate­r­i­al da sem­ana. Eu divi­di alunos em gru­pos de três ou qua­tro, e atribuí um site para cada grupo. Eu con­fig­urei uma seção no espaço de colab­o­ração para o tópi­co de cada sem­ana e uma pági­na den­tro dessa seção para o site de cada grupo. Eu dei dire­trizes dos alunos sobre que tipo de infor­mação a serem procu­ra­dos, sites con­fiáveis onde eles pode­ri­am encon­trar as infor­mações e pedi que decidis­sem como dividir o tra­bal­ho den­tro de cada grupo. Uma sem­ana durante a min­ha aula de arte e arte arque­ológ­i­ca de grad­u­ação, um grupo tra­bal­hou nas Basíli­cas Julia e Aemil­ia no anti­go fórum romano. Estu­dantes postaram ima­gens, incluin­do: um plano do fórum com as basíli­cas eti­que­tadas, fotos dos restos como vis­tos hoje, uma imagem de uma das basíli­cas, descri­ta em uma moe­da romana, e infor­mações sobre o que os edifí­cios foram feitos, seu esti­lo, sua função, citações de autores anti­gos sobre os edifí­cios, história rel­e­vante e uma bib­li­ografia de fontes.

 

 

Uma pági­na do OneNote é ide­al ara con­teú­dos nes­sas aulas sobre arte e arque­olo­gia porque as ima­gens são tão facil­mente pub­li­cadas. No últi­mo dia de aula de cada sem­ana, estu­dantes de cada grupo apre­sen­taram sua pági­na para a aula, e todos os alunos tiver­am guias de estu­do no cader­no de classe de todo o mate­r­i­al da sem­ana, que eles se reuni­ram. Em vez de ouvir pas­si­va­mente as palestras e tomar notas tediosa­mente, os alunos assumi­ram um papel ati­vo no proces­so de apren­diza­gem. Não só eles apren­der­am o mate­r­i­al da sem­ana, mas tam­bém gan­haram habil­i­dades valiosas: como pesquis­ar, como avaliar fontes, como resumir e apre­sen­tar mate­r­i­al, como tra­bal­har com cole­gas em um pro­je­to.

O Espaço de colab­o­ração no OneNote tam­bém provou ser útil nas min­has aulas online. Em uma aula de pós-grad­u­ação em Arte e Arque­olo­gia Gre­gas, fiz que os alunos escrevessem posta­gens de blog no Espaço de Colab­o­ração, cobrindo o que achavam inter­es­sante do mate­r­i­al da sem­ana. Durante parte de nos­sa sessão de classe sín­crona online, con­segui facil­mente com­par­til­har o OneNote através do nos­so pro­gra­ma de con­fer­en­cia na web, Zoom e, em segui­da, clicar em pági­nas de blog de alunos, pas­san­do de um para o out­ro, a medi­da que a dis­cussão evolui. Nas min­has aulas de pós-grad­u­ação, os alunos apre­sen­tam tópi­cos e arti­gos acadêmi­cos por sem­ana e o espaço de colab­o­ração é uma exce­lente fer­ra­men­ta para orga­ni­zar as apre­sen­tações. Eu con­fig­urei uma mesa com arti­gos acadêmi­cos e tópi­cos posta­dos para cada sem­ana, peça aos alunos que se inscrevam para suas apre­sen­tações preferi­das, e antes da aula todas as sem­anas, os alunos pre­sentes colo­cam um Pow­er­Point ou doc­u­men­to do Word, que eu abrir e com­par­til­har no zoom enquan­to o aluno fala. Todos os alunos, então, tem uma coleção das apre­sen­tações no espaço de colab­o­ração para refer­ên­cia.

 

 

Os recur­sos de desen­ho do OneNote aumen­tou bas­tante as min­has aulas de lit­er­atu­ra e lín­gua gre­ga e lati­na anti­gas. Anal­is­ar uma oração gre­ga ou lati­na é essen­cial para a tradução e a ano­tação pode aju­dar grande­mente a ilus­trar como todas as difer­entes partes de uma oração fun­cionam jun­tas. À medi­da que dis­cu­ti­mos a gramáti­ca e o sig­nifi­ca­do das palavras em uma frase, eu pos­so ano­tar durante a aula no meu Tablet Sur­face ao pro­je­tar a pági­na no OneNote. Não só a ano­tação aju­da a esclare­cer as con­struções gra­mat­i­cais com­plexas nas fras­es, mas todo o tra­bal­ho que faze­mos nes­sas fras­es em sala de aula é auto­mati­ca­mente sal­vo para os alunos se referirem ao estu­dar mais tarde.

 

Avisando

OneNote é uma exce­lente fer­ra­men­ta para acon­sel­har estu­dantes. Como dire­to­ra do Pro­gra­ma de Estu­dos Clás­si­cos em Vil­lano­va, acon­sel­ho todos os grad­u­a­dos, bem como todos os estu­dantes de pós-grad­u­ação em nos­so pro­gra­ma de mestra­do. Ante­ri­or­mente, eu cri­aria man­u­ais de pro­gra­mas de livros clás­si­cos e enviaria inúmeros e-mails para estu­dantes (o que perde­ria inevi­tavel­mente), sem­pre que tive que com­par­til­har infor­mações que não per­ten­ci­am a pági­na do pro­gra­ma ou que pre­cisavam ser alter­adas ou atu­al­izadas com fre­quên­cia. Des­de então, criei um OneNote para meus alunos de grad­u­ação e out­ro para meus alunos de pós-grad­u­ação. Na Bib­liote­ca de Con­teú­do, lis­tar os req­ui­si­tos  de licen­ci­a­men­to, infor­mações para pro­gra­mas de estu­do no exte­ri­or para a Itália e Gré­cia, links para orga­ni­za­ções profis­sion­ais no cam­po, lis­tas de cur­sos para semes­tres atu­ais e futur­os, infor­mações para tra­jetórias de car­reira e muito mais.

 

 

No Espaço de Colab­o­ração, ten­ho uma seção Who’s Who, onde os alunos podem pub­licar uma pági­na biológ­i­ca e con­hecer-se (par­tic­u­lar­mente útil na con­strução de comu­nidade em nos­so pro­gra­ma de grad­u­ação, que inclui apren­dentes a dis­tân­cia), bem como pági­nas de inscrição para acon­sel­har com­pro­mis­sos durante a sem­ana do reg­istro do cur­so. Nos cader­nos indi­vid­u­ais dos alunos, cada aluno e eu podemos acom­pan­har o pro­gres­so do cur­so e as questões e as questões de ori­en­tação, enquan­to os alunos podem postar obje­tivos de car­reira, cur­rícu­los e car­tas de acom­pan­hamen­to com as quais eles pre­cisam aju­dar.

 

 

O uso do OneNote para o acon­sel­hamen­to dos alunos me per­mi­tiu fornecer infor­mações atu­al­izadas do pro­gra­ma para alunos, cri­ar comu­nidade entre os alunos e ofer­e­cer uma exper­iên­cia de acon­sel­hamen­to mais apri­mora­da e per­son­al­iza­da para cada aluno.

 

Administração

Como dire­to­ra de Estu­dos Clás­si­cos, faço reuniões reg­u­lares com meus pro­fes­sores. OneNote Staff Note­book foi uma exce­lente fer­ra­men­ta para acom­pan­har as agen­das e os min­u­tos das reuniões e pub­licar tare­fas de ensi­no de pro­fes­sores e cada semes­tre.

 

Eu ten­ho idéias de pos­tu­ra de fac­ul­dade para falantes con­vi­da­dos e even­tos no Espaço de Colab­o­ração, onde eles tam­bém podem adi­cionar itens de nota para entrar em nos­sa newslet­ter e colab­o­rar em várias ini­cia­ti­vas de pro­gra­mas. Nos cader­nos indi­vid­u­ais da fac­ul­dade, pos­so pub­licar avali­ações e relatórios de obser­vação de classe. O OneNote da equipe aju­dou com a orga­ni­za­ção do pro­gra­ma e per­mi­tiu que todas as fac­ul­dades se envolvessem nas ativi­dades do pro­gra­ma.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *