Minecraft e Leitura: preparando as crianças da Romênia para o mundo do amanhã

Minecraft e Leitura: preparando as crianças da Romênia para o mundo do amanhã

Para Mirela Tanc, uma professora do ensino secundário em Oltea Doamna, em Oradea, na Romênia, ensinar é mais do que apenas um trabalho – é uma paixão que definiu toda a sua vida, ao longo de sua carreira de 20 anos.

Quan­do cri­ança, eu vi o quan­to de praz­er que o ensi­no deu aos meus pais, e eu sabia que era isso que eu que­ria faz­er quan­do cresci. Eu não podia esper­ar para mudar o mun­do”.

Um mem­bro ati­vo do pro­gra­ma Microsoft Inno­v­a­tive Edu­ca­tor, Mirela foi apre­sen­tan­do ao poten­cial da platafor­ma edu­ca­cional da Microsoft por Rash­mi Kathuria – uma pro­fes­so­ra da índia – em 2016. Hoje, ela tem quase 90 emble­mas e cer­ti­fi­ca­dos que mostram sua com­petên­cia no vas­to da Microsoft ofer­ta de fer­ra­men­tas e serviços edu­ca­cionais.

Rep­re­sen­tante da Romê­nia na cimeira Edu­cação Exchenge (E2) em, Mirela tam­bém tra­bal­hou em inúmeros pro­je­tos e ini­cia­ti­vas edu­ca­cionais de pro­fes­sores e alunos em todo o mun­do, e vai aju­dar a orga­ni­zar uma con­fer­ên­cia em fevereiro chama­do “Ensi­no na 21 Cen­tu­ry —  exem­p­los de boas práti­cas”, que tam­bém con­tará com a par­tic­i­pação de pro­fes­sores do exte­ri­or.

Se vir­tual­mente via­jar para inter­a­gir com pro­fes­sores e estu­dantes em 17 país­es durante o Skype-a-thon glob­al mais recente, para com­par­til­har o con­hec­i­men­to com out­ros edu­cadores como Microsoft Train­er, Mirela acred­i­ta que o futuro da edu­cação europeia é bril­hante – e ela está entu­si­as­ma­da com o que ven­ha.

 

Moldando mentes jovens para o futuro

 

Eu amo tra­bal­har com meus alunos”. Expli­ca Mirela. “Meu tra­bal­ho me inspi­ra e isso me moti­va. Isso sem­pre me faz mel­ho­rar. Eu acred­i­to que os pro­fes­sores podem aju­dar as cri­anças a desco­brir, refle­tir e fornecer ori­en­tação”.

Esta ori­en­tação e preparação para o futuro é um papel impor­tante para os pro­fes­sores de hoje, espe­cial­mente com o cres­cente hia­to de habil­i­dades dig­i­tais. De acor­do com um estu­do real­iza­do pela Word Inno­va­tion Sum­mit for Edu­ca­tion, 93% dos empre­gos atu­ais exigem pelo menos um nív­el mín­i­mo de habil­i­dades dig­i­tais – e a importân­cia dessas habil­i­dades em futur­os mer­ca­dos de tra­bal­ho aumen­tará, à medi­da que a nuvem, a AI e out­ras tec­nolo­gias con­tin­uem para crescer em uso e importân­cia.

 

Pro­mover as habil­i­dades e o entu­si­as­mo pela tec­nolo­gia em estu­dantes de uma idade jovem é, por­tan­to, cru­cial para asse­gu­rar que os alunos este­jam prepara­dos para o futuro – e os alunos de Mirela não têm exper­iên­cia.

 

Em suas aulas, a Mirela usa o Minecraft, OneNote, Sway, Skype, Paint 3D e muito mais, usan­do a tec­nolo­gia para inspi­rar os alunos de maneiras que os méto­dos de ensi­no tradi­cionais não con­seguem, des­blo­que­an­do um mun­do de nova cria­tivi­dade:

Como pro­fes­so­ra de lit­er­atu­ra, ini­cial­mente não pen­sei que Minecraft me aju­daria. No entan­to, pen­sei em como eu pode­ria enco­ra­jar os alunos a ler apli­can­do suas habil­i­dades exis­tentes”.

 

Pedi-lhe para cri­ar uma cena de um livro em Minecraft, antes de anal­isa-lo. Para con­stru­ir a cena, eles, obvi­a­mente, tiver­am que ler e realizar pesquisas, con­seguir mais moti­vação do que os méto­dos clás­si­cos de ensi­no”.

 

A Minecraft: Edu­ca­tion Edi­tion rev­el­ou sua atu­al­iza­ção de Quími­ca na con­fer­ên­cia de edu­cação do BETT, per­mitin­do que as cri­anças explorem inúmeras exper­iên­cias inter­a­ti­vas e lições des­ti­nadas a aju­da-los a explo­rar o mun­do da quími­ca – espe­cial­mente útil para as esco­las que não têm o orça­men­to para exe­cu­tar exper­iên­cias reais com cus­tos em equipa­men­tos e mate­ri­ais.

 

 

O uso da tec­nolo­gia é clara­mente uma base vital da abor­dagem da Mirela para edu­cação: “A cria­tivi­dade é a chave para preparar os alunos de hoje para o mun­do de aman­hã. Ele habili­ta a próx­i­ma ger­ação a ser pen­sadores livres que são capazes de cri­ar novos con­ceitos e pro­du­tos que podem mudar a for­ma como vive­mos”.

Usan­do o Skype, em con­jun­to com  Microsoft Trans­la­tor, a Mirela com­par­til­ha suas idéias e aprende com estu­dantes e pro­fes­sores de todo o mun­do. Através da Microsoft Edu­ca­tor Com­mu­ni­ty, ela, jun­to com seus alunos, vis­i­tou museus e gale­rias de arte, via­jou prati­ca­mente a uma fazen­da no Quê­nia e apren­deu a cri­ar per­son­agens literários e a ouvir histórias, com a aju­da de out­ros pro­fes­sores nos EUA – para cite alguns exem­p­los.

Os exem­p­los de colab­o­ração da Mirela com insti­tu­ições em todo o mun­do podem preencher pági­nas e pági­nas, e eles são um ver­dadeiro teste­munho do poder colab­o­ra­ti­vo que a tec­nolo­gia ofer­ece aos estu­dantes e aos pro­fes­sores.

Mes­mo que viva­mos em um mun­do de tec­nolo­gia, algu­mas habil­i­dades sem­pre estarão em deman­da: empa­tia, conexão, exper­iên­cia, imag­i­nação e val­ores claros. Todas essas coisas só podem ser ensi­nadas com um pro­fes­sor – e não com uma máquina”.

 

Uma responsabilidade coletiva de cultivar a curiosidade

 

Ape­sar da importân­cia da tec­nolo­gia na edu­cação, Mirela acred­i­ta que os pais e os pro­fes­sores têm a respon­s­abil­i­dade de asse­gu­rar que as cri­anças abracem essas novas fer­ra­men­tas:

Vive­mos em um momen­to de trans­for­mação acel­er­a­da, e a úni­ca maneira de sobre­viv­er é uma adap­tação con­tínua e não negar a real­i­dade. Temos o dev­er de inte­grar a tec­nolo­gia nat­u­ral­mente na exper­iên­cia da esco­la. Se nós exi­lar­mos tec­nolo­gia nos portões, per­manecer­e­mos iso­la­dos e soz­in­hos”.

A ger­ação de pro­fes­sores que não acom­pan­haram a tec­nolo­gia está colo­can­do seus alunos e eles mes­mos, em desvan­tagem, ao não fornecer exper­iên­cias de apren­diza­gem envol­ventes que desafiem e inspi­ram mentes jovens.

O papel de um pro­fes­sor, acred­i­ta Mirela, não é sim­ples­mente trans­mi­tir infor­mações, mas usar as novas fer­ra­men­tas que a tec­nolo­gia fornece para apre­sen­tar infor­mações de for­ma rel­e­vante e envol­vente, pro­por­cio­nan­do mais moti­vação para a apren­diza­gem.

Os bene­fí­cios de incen­ti­var novas habil­i­dades e maneiras de apren­der em saca tam­bém são evi­dentes. Se os pais optarem por se apri­morar em con­jun­to com seus fil­hos, eles não só ofer­e­cerão moti­vação e enco­ra­ja­men­to, mas tam­bém estarão mel­ho­ran­do seu próprio desen­volvi­men­to.

 

 

O futuro do ensino

 

Nós já está­va­mos em um pon­to em que as cri­anças de hoje nascem em um mun­do onde as telas sen­síveis ao toque, AI, fer­ra­men­tas colab­o­ra­ti­vas e muito mais, são uma parte nat­ur­al de nos­sas vidas. As cri­anças de hoje não veem a tec­nolo­gia como uma fer­ra­men­ta – eles são nativos dig­i­tais.

No futuro, de acor­do com Mirela, os pro­fes­sores serão mais do que ape­nas com­par­til­hadores de con­hec­i­men­to. Em vez dis­so, haverá um papel para ori­en­tar os alunos e ensiná-los a criticar a infor­mação – como não acred­i­tar que tudo o que lê na inter­net é cor­re­to e que essas fontes sem­pre sevem ser ver­i­fi­cadas.

Mes­mo que viva­mos em um mun­do de tec­nolo­gia”, afir­ma Mirela, “algu­mas habil­i­dades sem­pre estarão em deman­da: empa­tia, conexão, exper­iên­cia, imag­i­nação e val­ores claros”.  Todas essas coisas só podem ser ensi­nadas com um pro­fes­sor – e não com uma máquina. O papel do pro­fes­sor é encon­trar o equi­líbrio”.

 

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