5 maneiras de avaliar seus alunos com o OneNote

5 maneiras de avaliar seus alunos com o OneNote

O perío­do de avali­ação não é nem de per­to a parte favorita do ano para os edu­cadores. Na maio­r­ia das vezes são pági­nas e mais pági­nas de papel para guardar, levar para casa e cor­ri­gir.

 

Mas temos uma boa notí­cia, esta real­i­dade pode mudar com a aju­da do OneNote. Con­heça nos­sas dicas.

 

1. Embed Forms

Cri­ar um ques­tionário de auto-mar­cação é tão sim­ples no Microsoft Forms. Você pode indicar a respos­ta cor­re­ta em questões de múlti­pla escol­ha, depois é só anal­is­ar os resul­ta­dos. Um teste de respostas dis­ser­ta­ti­vas pode ofer­e­cer um pouco mais de flex­i­bil­i­dade, mas exi­girá que você ver­i­fique suas respostas. Você tam­bém pode adi­cionar per­gun­tas que usam uma escala de clas­si­fi­cação ou requerem um a entra­da de data.

 

A maneira como você uti­liza os for­mulários depen­derá do tipo de avali­ação que está real­izan­do e do tipo de infor­mação que está ten­tan­do cole­tar. Uma vez que você criou o seu quis, bas­ta com­par­til­ha-lo no cader­no da classe OneNote através do link, que incor­po­ra con­ve­nien­te­mente o ques­tionário na pági­na. As respostas podem ser visu­al­izadas online ou aber­tas em Excel para uma revisão mais fácil.

 

Dica: O com­par­til­hamen­to den­tro da sua orga­ni­za­ção exi­girá que os alunos façam login. Ao faze-lo, isso asso­cia auto­mati­ca­mente as respostas aos alunos que as fornece­r­am. Se você definir o ques­tionário para com­par­til­har com qual­quer pes­soa com o link, a dica é faz­er com que a primeira per­gun­ta seja um cam­po para o nome – ou não saberá a quem as respostas per­tencem.

2. Crie um espaço compartilhado para tarefas colaborativas

A colab­o­ração é uma habil­i­dade valiosa para se desen­volver entre os nos­sos alunos do sécu­lo XXI. As tare­fas de grupo ou pro­je­tos são uma óti­ma maneira de faz­er isso, mas pode ser um pesade­lo iden­ti­fi­ca-los.  Sedo assim, as con­tribuições indi­vid­u­ais dos alunos são ano­tadas com as ini­ci­ais dos estu­dantes no OneNote, para que você pos­sa ver quem tem ou não con­tribuí­do para uma tare­fa de grupo. Adi­cionar um pouco mais de estru­tu­ra ao espaço ou atribuir papéis de equipe indi­vid­u­ais den­tro do espaço de colab­o­ração pode aju­dar a man­ter as coisas orga­ni­zadas e fáceis de mar­car.

Dica: Tabelas são heróis no espaço de colab­o­ração. Insira uma tabela e forneça um lugar para cada aluno respon­der. Este mes­mo princí­pio pode ser usa­do como uma maneira de cole­tar infor­mações sobre qual­quer tipo de tra­bal­ho do estu­dante que per­tence a uma tare­fa maior e colab­o­ra­ti­va.

3. Use revistas, artigos e tinta digital ou digitação

Mes­mo com o aux­ilio da tec­nolo­gia sabe­mos que o pen­sa­men­to flui com facil­i­dade quan­do colo­camos a cane­ta no papel. Em muitos casos, a tec­nolo­gia pode ser habil­i­ta­da para estu­dantes, espe­cial­mente aque­les com difi­cul­dades motoras finas. A capaci­dade de dig­i­tar, em vez de escr­ev­er, pode per­mi­tir que os alunos com defi­ciên­cia con­sigam pro­duzir mais do que antes. Da mes­ma for­ma, a capaci­dade de esboçar pen­sa­men­to ou ideias pode ser poderosa.

 

O OneNote per­mite que os alunos usem um cader­no dig­i­tal, com a escol­ha de usar a dig­i­tação por toque ou uma cane­ta de super­fí­cie para inserir palavras.

E para os pro­fes­sores, a exper­iên­cia do uso do OneNote e de uma cane­ta de super­fí­cie é além de sat­is­fatória quan­do se tra­ta de mar­car. É pos­sív­el ano­tar a escri­ta dos alunos e os bene­fí­cios do feed­back instan­tâ­neo o que é imen­sa­mente valioso para eles. Nova­mente, o bônus adi­cional aqui não é ter que arru­mar 30 livros de estu­dantes, mas, em vez dis­so, ter uma seleção de amostras de escri­ta de alunos a ape­nas um clique de dis­tân­cia. Essa abor­dagem não se limi­ta aos cader­nos ou arti­gos. Dia­gra­mas cien­tí­fi­cos, mapas con­ceitu­ais, flux­o­gra­mas e pen­sa­men­to matemáti­co podem ser dig­i­ta­dos em seções de estu­dantes de um Cader­no de Classe.

4. Distribuir testes digitalizados

Todo edu­cador man­tem testes pre­vi­a­mente desen­volvi­dos, aque­les que já sabem que fun­cionam bem, úteis para futuras ocasiões. Dig­i­talizar ess­es testes pode ser tão fácil como copiá-los de um doc­u­men­to do Word dire­ta­mente para uma pági­na do OneNote. Os bene­fí­cios adi­cionais aqui incluem a capaci­dade de adi­cionar con­teú­do dig­i­tal, como vídeos incor­po­ra­dos e ima­gens. Os alunos podem uti­lizar tin­ta dig­i­tal mais uma vez, dig­i­tar respostas ou out­ras mídias, como fotografias.

 

Crie per­gun­tas que exi­jam que meus alunos desen­hem. Esta é uma pro­gressão muito nat­ur­al a par­tir de testes em papel e é uma maneira fácil de envolver os alunos mais novos em avali­ação dig­i­tal. A intro­dução de ade­sivos no OneNote tor­na a mar­cação deste tipo de avali­ação, mais real.

Dica: Usar tabelas para adi­cionar célu­las nas quais os alunos respon­dem a per­gun­tas podem evi­tar a for­matação de com­pli­cações.

5. Tome a avaliação em qualquer lugar

Use a fer­ra­men­ta de dis­tribuição no com­ple­men­to OneNote para dis­tribuir tare­fas peque­nas ou inde­pen­dentes de acom­pan­hamen­to ou ativi­dades inde­pen­dentes.

Ao final de um perío­do você pode cri­ar um port­fólio dig­i­tal com­ple­to de evidên­cias a par­tir de cada estu­dante —  nen­hu­ma avali­ação adi­cional será necessária. Plane­je – o com cuida­do e o tem­po de relatório exten­u­ante pode ser uma coisa do pas­sa­do.

 

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