A tecnologia está em todos os lugares, em quase tudo o que fazemos em nosso dia a dia. Seria óbvio que, por causa disso, incluir a tecnologia na educação seja algo natural, uma forma de ajudar as crianças no aprendizado e prepará-las para o futuro, certo?
A realidade está caminhando para implementar cada vez mais a tecnologia na educação de alunos, mas, em contrapartida, algumas escolas e alguns pais, ainda não adotaram o uso de tecnologias, programas e aplicativos voltados para a educação de crianças e adolescentes. Em parte, por não estarem familiarizados com as possibilidades. Mas, a boa notícia, é que 80% dos jovens pais acreditam no uso da inteligência artificial na educação dos filhos, e que ela pode acelerar o aprendizado delas.
E eles estão certos. Programas com inteligência artificial, realidade aumentada e realidade virtual já se provaram ser importantes para ajudar e acelerar o aprendizado de alunos de todas as idades. Hoje você irá conhecer melhor o que há por trás das principais razões de se usar a tecnologia na educação da sala de aula.
Nativos digitais
As crianças e adolescentes de hoje já nasceram cercados pela tecnologia. Eles presenciam cada vez mais de perto as evoluções tecnológicas e estão muito atentos, curiosos e sedentos às novidades.
A relação de crianças e adolescentes com novas tecnologias tornou-se, com o passar do tempo, algo intuitivo e natural para eles. O mundo digital para esses jovens já é completamente integrado à realidade.
Tecnologia com limites
Dar permissão às crianças e adolescentes para acessar as diversas tecnologias existentes não é igual a dar autonomia. É preciso que os professores, pais e responsáveis apliquem regras e limites claros. Recomenda-se pré definir o tempo de uso dos aparelhos eletrônicos, mesmo fora do ambiente de sala de aula.
Entenda que não se trata de impedir o acesso da criança às tecnologias, mas sim de criar um hábito saudável, onde ela entenda que a tecnologia é um meio para aprender mais e melhor, e que os momentos de lazer devem ficar restritos ao tempo que os pais impõem.
Quando a tecnologia na educação é bem usada, é capaz de despertar interesse e curiosidade nos alunos, estimula o interesse por diferentes áreas, podendo contribuir para o crescimento pessoal, e estimula a parceria e laços afetivos entre os colegas, quando usada em grupos através de jogos e atividades interativas.
Ferramentas de tecnologia na educação que tornam as aulas mais interessantes
É um fato: com a aprendizagem passiva, a quantidade de informações retidas pelos estudantes cai substancialmente após dez minutos (veja o estudo em inglês clicando aqui).
Conheça as novas formas de utilizar a tecnologia para deixar os alunos imersos na aula, interessados e capazes de aprender de forma mais rápida, ativa, e sem esquecer as matérias logo em seguida.
O efeito Minecraft
Minecraft é uma um jogo capaz de mudar a forma de aprendizagem em escala global. Ao criar um mundo virtual e, em seguida, explorá-lo cria-se uma maneira de os alunos simularem o mundo real e aprender importantes lições. Como por exemplo: cidadania digital, empatia, habilidades sociais, melhora da alfabetização.
Estudantes mais velhos experimentam habilidades mais complexas da humanidade, enquanto também aprendem engenharia básica e habilidades de programação.
O Minecraft é uma ferramenta com inúmeras possibilidades para a sala de aula. Com o jogo, o aluno pode aprender desde química e engenharia até matemática e habilidades sociais.
O caderno digital OneNote
Com o OneNote, os professores podem criar cadernos que os ajudem a se organizar e colaborar com os alunos e colegas. Eleito o aplicativo número um para pessoas com dislexia em 2016, as Ferramentas de Aprendizagem do OneNote ajudam a melhorar a leitura e habilidades de escrita de todos os níveis de alunos. Desde os alunos com maior facilidade de aprendizagem até alunos com necessidades especiais.
Aprender sobre o mundo com Mistery Skype
O Mystery Skype é um jogo de adivinhação, onde os alunos podem aprender mais sobre geografia, cultura, e as semelhanças e diferenças de como as outras crianças vivem ao redor do mundo.
Você pode cadastrar sua sala de aula para participar e entrar em contato com alunos e professores de qualquer lugar do mundo acessando o site da Microsoft. É uma forma diferente e interativa de ensinar e despertar o interesse e a curiosidade dos alunos sobre as mais diferentes culturas do mundo.
Gostou de saber um pouco mais sobre como a tecnologia na educação é uma importante aliada no aprendizado de alunos de todas as idades? Para obter mais informações sobre esses e outros programas para sala de aula, entre em contato com a Innovent Educacional.