Conheça as funcionalidades do Microsoft Teams para a Educação

Conheça as funcionalidades do Microsoft Teams para a Educação

O Microsoft Teams está disponív­el para Insti­tu­ições de Ensi­no des­de 2017 e des­de então só tem aumen­ta­do o número de insti­tu­ições adotan­do o Teams nas salas de aula de todo o Brasil. Isso porque o Microsoft Teams é uma for­ma de dar voz para cada um dos alunos. Seja para tirar dúvi­das, dar novas ideias e com­par­til­har apren­diza­dos.  

Hoje você terá a opor­tu­nidade de con­hecer as fun­cional­i­dades do Microsoft Teams para Edu­cação e saber as for­mas que ele pode ser apli­ca­do em sala de aula. 

 

O que é o Microsoft Teams? 

O Microsoft Teams é um espaço de tra­bal­ho basea­do em bate-papo. É uma platafor­ma dig­i­tal que reúne con­ver­sas, aplica­tivos e con­teú­dos em um úni­co lugar. Esse recur­so pode ser uti­liza­do por diver­sas orga­ni­za­ções, mas no con­tex­to edu­ca­cional, ele vem provan­do ser uma for­ma poderosa de aju­dar alunos e pro­fes­sores a tra­balharem em colab­o­ração e de for­ma mais dinâmi­ca. Com a fer­ra­men­ta é pos­sív­el cri­ar salas de aula colab­o­ra­ti­vas, reunir arquiv­os e comu­ni­ca­dos e uti­lizar out­ros valiosos recur­sos, como OneNote e Forms. 

 

Porque usar o Teams em sua sala de aula? 

Esta­mos viven­do um momen­to em que temos muitas fer­ra­men­tas fan­tás­ti­cas para mel­ho­rar a exper­iên­cia do apren­diza­do. Mas as infor­mações acabam fican­do dis­per­sas entre emails tro­ca­dos com os cole­gas de classe, con­ver­sas em aplica­tivos de men­sagens difer­entes, e out­ras infor­mações online sal­vas em várias abas do nave­g­ador. E a gente aca­ba se acos­tu­man­do com isso, uma hora out­ra, afi­nal é o recur­so que temos. Mas seria mel­hor se as infor­mações rela­cionadas aos estu­dos estivessem con­cen­tradas em um lugar só, cer­to?  

Teams é o soft­ware da Microsoft que per­mite reunir tudo em um só lugar. É uma platafor­ma inin­ter­rup­ta que não ape­nas sim­pli­fi­ca fluxo de tra­bal­ho de ensi­no, mas tam­bém pos­si­bili­ta que você crie um espaço para uma colab­o­ração mais robus­ta entre os alunos. 

 

Funcionalidades do Microsoft Teams para a Educação 

Teams é um pro­gra­ma que tem sido um exce­lente ali­a­do dos pro­fes­sores no ensi­no e no apren­diza­do dos alunos. Con­heça ago­ra quais são as prin­ci­pais fun­cional­i­dades do Teams para a Edu­cação. 


Comunicação e colaboração
 

O Microsoft Teams per­mite que pro­fes­sores e alunos se comu­niquem em gru­pos ou indi­vid­ual­mente.  

  • Os pro­fes­sores podem man­dar men­sagens e comu­ni­ca­dos para alunos indi­vid­ual­mente ou para tur­mas inteiras; 
  • Com o recur­so “Canais”, os pro­fes­sores podem cri­ar sub­cat­e­go­rias den­tro de cada equipe. Isso é espe­cial­mente útil para armazena­men­to de arquiv­os, pro­je­tos espe­ci­ais ou um assun­to especí­fi­co. 
  • Os usuários podem realizar video­con­fer­ên­cias usan­do a tec­nolo­gia inter­na do Skype ou par­tic­i­par de dis­cussões em vídeo com o Flip­grid, que tam­bém é inte­gra­do dire­ta­mente à platafor­ma.
  • Os pro­fes­sores podem uti­lizar o OneNote para com­par­til­har ano­tações e arquiv­os para a tur­ma inteira no TeamsO OneNote tam­bém podem ser com­par­til­ha­dos entre os mem­bros do cor­po docente para cole­tar e sele­cionar recur­sos, colab­o­rar e desen­volver novos doc­u­men­tos e com­par­til­har mate­ri­ais de desen­volvi­men­to profis­sion­al. 

 

Atribuições 

A Microsoft recen­te­mente adi­cio­nou fer­ra­men­tas de geren­ci­a­men­to de tare­fas; muitos dess­es recur­sos vier­am da platafor­ma Chalkup, que se uniu à Microsoft no iní­cio de 2018. Com essa nova adição, os pro­fes­sores ago­ra podem geren­ciar seus exer­cí­cios sem sair do ambi­ente do Teams. 

Com as fer­ra­men­tas de tare­fas, os pro­fes­sores podem: 

  • Criar, atribuir, coletar e dar feed­back sobre os exer­cí­cios. 
  • Anexe arquiv­os rel­e­vantes — fer­ra­men­tas do Microsoft Office como Word, Pow­er­Point, Excel e OneNote são cri­adas dire­ta­mente na platafor­ma, para que você pos­sa cri­ar com essas fer­ra­men­tas e atribuir aos alunos o mes­mo desem­pen­ho. 
  • Crie, salve e use rubri­c­as para avaliar o tra­bal­ho do aluno: O cri­ador de rubri­c­as é per­son­al­izáv­el e per­mite que os usuários adi­cionem comen­tários por escrito e voltem e ajustem uma pon­tu­ação mais tarde. (A Microsoft tam­bém está tra­bal­han­do na adição de recur­sos de rubri­ca de pon­to úni­co à fer­ra­men­ta!) 

 

Integração de Aplicativos 

Quan­do você pre­cisa que as coisas evolu­am para o nív­el seguinte, você pode usar alguns dos aplica­tivos mais pop­u­lares em edu­cação den­tro do ambi­ente dTeams, incluin­do Kahoot!, Near­podQui­zlet, Flip­grid, entre muitos out­ros. Se um aplica­ti­vo especí­fi­co é usa­do com fre­quên­cia por uma tur­ma de alunoso pro­fes­sor pode adi­cionar uma guia des­ig­na­da ape­nas para esse aplica­ti­vo, para que os usuários pos­sam acessá-lo rap­i­da­mente.  

O Microsoft Teams é total­mente basea­do em nuvem, o que sig­nifi­ca que você não pre­cisa com­prar um novo soft­ware nem insta­lar nada. E tudo isso é total­mente gra­tu­ito para edu­cadores e alunos que ten­ham uma assi­natu­ra do Office 365 Edu­ca­tion (que tam­bém está disponív­el gra­tuita­mente). 

 Além dis­so, você pode usar as equipes em movi­men­to: bas­ta colo­car o aplica­ti­vo iOS ou Android no seu dis­pos­i­ti­vo móv­el e aces­sar sua sala de aula de qual­quer lugar. 

 

Como o Teams pode mudar o modo como os professores trabalham? 

Com o tan­to que se pode ter em uma úni­ca platafor­ma, não é mais necessário lidar com o incô­mo­do de mis­tu­rar con­tas, faz­er login múlti­p­lo e alternar entre aplica­tivos. Dessa for­ma, sobra mais tem­po e ener­gia para se adap­tar e real­mente aproveitar o que essas fer­ra­men­tas têm a ofer­e­cer. 

- O pro­fes­sor poder faz­er uma videochama­da ráp­i­da com um cole­ga no final do corre­dor, o que sig­nifi­ca maiores opor­tu­nidades para colab­o­rar para tro­car ideias e mel­ho­rar o ensi­no.

- Saber que os alunos podem inter­a­gir em um ambi­ente per­feito sig­nifi­ca que o pro­fes­sor pode atribuir mais pro­je­tos colab­o­ra­tivos e mon­i­torar o anda­men­to das coisas em cada grupo. 

- Faz­er com que o treina­men­to seja real­iza­do em uma platafor­ma onde todos podem par­tic­i­par pro­move a inte­gração até dos alunos mais intro­ver­tidos — até mes­mo os alunos tran­qui­los têm a opor­tu­nidade de ter uma voz ati­va nas dis­cussões. 

- Ter um local cen­tral para apren­der e inter­a­gir com os cole­gas de profis­são — onde os pro­fes­sores podem com­par­til­har infor­mações e dis­cu­tir questões e pro­je­tos impor­tantes — pode sig­nificar menos reuniões demor­adas. 

Por onde começar? 

Os recur­sos do Microsoft Teams para a edu­cação podem pare­cer demais no começo. E se os pro­fes­sores já tra­bal­ham com out­ras platafor­mas, a ideia de começar algo novo pode ser assus­ta­do­ra. 

É recomendáv­el escol­her um pro­je­to especí­fi­co e ten­tar oper­ar o pro­je­to inteiro com o Microsoft Teams. Faça dis­so algo que ten­ha um pon­to final definido e que todos os envolvi­dos se com­pro­metam de fato. 

A exper­iên­cia de apren­diza­do com o Microsoft Teams pode ser uma aven­tu­ra mais dinâmi­ca, práti­ca e diver­ti­da. Depois de tes­tar o Teams com um úni­co pro­je­to, você terá uma ideia mel­hor de como poderá usá-lo em out­ras áreas. 

 

Ficou inter­es­sa­do no Microsoft Teams para sua esco­la? Entre em con­ta­to com a Innovent Edu­ca­cional.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *