Tecnologia dentro da sala de aula: saiba o que os pais acham sobre isso

Tecnologia dentro da sala de aula: saiba o que os pais acham sobre isso

O papel dos pais na edu­cação dos fil­hos é muito impor­tante para o bom desen­volvi­men­to do apren­diza­do das cri­anças. 

pai e a mãe acabam por ser os primeiros pro­fes­sores de seus fil­hos, e pos­suem uma per­spec­ti­va úni­ca e valiosa de apren­diza­do. Isso porque os pais se lem­bram da for­ma como foram ensi­na­dos na esco­la, e geral­mente têm per­gun­tas e pen­sa­men­tos váli­dos sobre as novas maneiras pelas quais as cri­anças apren­dem e sobre o cur­rícu­lo que está sendo ensi­na­do. 

Em 2018, a Microsoft resolveu ouvir os pais a respeito do que eles acham e como se sen­ti­am em relação à tec­nolo­gia den­tro da sala de aula. 

O que opais e as mães dos alunos real­mente acham da importân­cia de seus fil­hos apren­derem habil­i­dades dig­i­tais?  

A Microsoft Edu­ca­tion for­mou uma parce­ria com o YouGov e entre­vis­tou pais nos EUA com fil­hos de até 18 anos e desco­briu que a maio­r­ia dos pais tem esper­ança sobre o que a tec­nolo­gia fará por seus fil­hos.  

Os pais estão incer­tos sobre como a tec­nolo­gia vai impactar o emprego para seus fil­hos.

 

 

Os pais dos alunos sentem-se otimistas em relação à tecnologia dentro da sala de aula

A pesquisa per­gun­tou aos pais como eles se sen­ti­am sobre o papel da tec­nolo­gia na vida de seus fil­hos à medi­da que a cri­ança cresce. Em respos­ta, 60% dis­ser­am que se sen­ti­am “otimis­tas” ou “esper­ançosos”. 

Os pais têm opiniões difer­entes sobre a tec­nolo­gia, depen­den­do de onde ela está sendo usa­da.

Com­preen­sivel­mente, os pais se sen­tem difer­entes sobre a tec­nolo­gia depen­den­do de onde ela está sendo usa­da. Quan­do per­gun­ta­dos sobre o uso de tec­nolo­gia den­tro de casa ou na esco­la, 63% dos pais citaram pre­ocu­pações sobre seus fil­hos gastarem muito tem­po com dis­pos­i­tivos em casa, enquan­to 86% dos pais acred­i­tam que a tec­nolo­gia na esco­la — incluin­do com­puta­dores e soft­wares edu­ca­cionais — seria muito útil para a edu­cação das cri­anças. 

Aci­ma de tudo, há uma con­cordân­cia a respeito de como a tec­nolo­gia é útil den­tro da sala de aula.

Hoje em dia, os pais começam a com­preen­der que a tec­nolo­gia, quan­do usa­da da maneira cor­re­ta, pode aju­dar a preparar seus fil­hos para o mer­ca­do de tra­bal­ho no futuro e ajudá-los a ser bem-suce­di­dos. 

 

A importância da Ciência da Computação e o aprendizado de habilidades digitais 

Usar a tec­nolo­gia den­tro da sala de aula para apren­der não é a úni­ca maneira de preparar as cri­anças para o futuro. De acor­do com o Bureau of Labor Sta­tis­tics, 52% do cresci­men­to do emprego até o ano de 2020 será nas áreas de com­putação e matemáti­ca, o que mostra uma grande importân­cia no ensi­no de Ciên­cia da Com­putação e habil­i­dades dig­i­tais nas salas de aula hoje. 

A maio­r­ia tam­bém vê a tec­nolo­gia como uma habil­i­dade essen­cial.

De acor­do com a pesquisa, metade (50%) dos pais acred­i­ta que a cod­i­fi­cação e a pro­gra­mação de com­puta­dores são o assun­to mais bené­fi­co para a futu­ra empre­ga­bil­i­dade de seus fil­hos. 

O gov­er­no fed­er­al pre­cisa faz­er mais. 67% dos pais estão pre­ocu­pa­dos que o gov­er­no não este­ja apoian­do as habil­i­dades dig­i­tais das cri­anças.

Out­ro resul­ta­do mostra que os pais se senteotimis­tas sobre o papel pos­i­ti­vo que os gov­er­nos fed­er­al e estad­ual podem desem­pen­har para garan­tir que seus fil­hos este­jam apren­den­do sobre ess­es assun­tos. A amostra da pesquisa indi­cou forte­mente que os pais gostari­am de ver um apoio maior do gov­er­no para aju­dar as esco­las a desen­volver as habil­i­dades dig­i­tais das cri­anças. 

75% dos pais acred­i­tam que as grandes empre­sas de tec­nolo­gia dev­e­ri­am aju­dar a fechar a lacu­na dig­i­tal nas esco­las.

Quan­do per­gun­ta­dos sobre o envolvi­men­to do setor de tec­nolo­gia, 75% dos pais dis­ser­am acred­i­tar que as grandes empre­sas de tec­nolo­gia dev­e­ri­am estar envolvi­das em aju­dar as esco­las a desen­volver as habil­i­dades dig­i­tais das cri­anças. Muitas empre­sas, incluin­do a Microsoft e orga­ni­za­ções como a Code.org, estão tra­bal­han­do para faz­er exata­mente isso. Pro­gra­mas como TEALS , que é apoia­do pela Microsoft Phil­an­thropies, empar­el­ha profis­sion­ais de Ciên­cia da Com­putação de todo o setor de tec­nolo­gia com pro­fes­sores em sala de aula para ensi­nar em equipe sobre o assun­to. 

 

Dicas de tecnologia para professores no ano letivo 

Com os pais ven­do a importân­cia de seus fil­hos uti­lizarem a tec­nolo­gia no apren­diza­do e apren­derem Ciên­cia da Com­putação, cod­i­fi­cação e habil­i­dades dig­i­tais, a pesquisa apon­ta boas notí­cias para pro­fes­sores que tra­bal­ham todos os dias para garan­tir que as cri­anças em suas salas de aula este­jam preparadas para o futuro. 

A maio­r­ia dos pais se setem otimis­tas em relação ao papel da tec­nolo­gia.

Os pro­fes­sores tra­bal­ham muito para traz­er as mel­hores e mais inspi­rado­ras opor­tu­nidades de apren­diza­do para suas salas de aula. Nós cel­e­bramos e agrade­ce­mos a eles. 

Para aque­les pro­fes­sores que estão começan­do a explo­rar o poten­cial da Ciên­cia da Com­putação em suas salas de aula, con­verse com os alunos sobre o que eles já sabem e o que eles esper­am de um apren­diza­do de tec­nolo­gia.  

 

Innovent Edu­ca­cional te aju­da a adquirir o mel­hor licen­ci­a­men­to Microsoft para sua insti­tu­ição de ensi­no. Entre em con­ta­to cli­can­do aqui. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *