Ben Honeycutt é o diretor executivo da organização sem fins lucrativos Open World Cause, e professor de estudos sociais na Woodland Park Middle School, no Colorado.
Como educador, a missão de Ben é proporcionar a seus alunos oportunidades reais, para que eles possam aprender mais sobre o mundo ao seu redor e agir para fazer a diferença. Uma de suas mais recentes conquistas foi ajudar a financiar a construção de uma escola no Quênia.
Tudo começou com uma chamada do Skype
Em junho de 2015, Ben Honeycutt, recebeu uma ligação pelo Skype de Livingstone Kegode, diretor da HIP Africa, e ficou tão impressionado com seu trabalho que se comprometeu desde o momento em que a ligação foi encerrada. Pouco mais de um ano depois, Livingstone o informou que o Quênia havia mudado seus padrões de zoneamento para escolas e, a menos que a HIP Africa pudesse arrecadar mais de US$ 14.000 para três novas salas de aula, um novo banheiro e novas cercas, o HIP teria que fechar suas portas para 59 crianças que frequentavam a escola.
Bem viajou até Kimilili, no Quênia, para fazer uma pesquisa com o HIP e a comunidade do entorno em maio de 2017. Descobriu que mais da metade dos alunos não poderiam mais frequentar uma escola se a HIP fechasse. Além disso, observou que 10 dos estudantes estavam de estômagos vazios naquela manhã de segunda-feira, e os professores imaginaram que até 15 deles recebiam suas únicas refeições na escola.
As estruturas que a escola estava utilizando estavam se deteriorando, pois faziam uso de estruturas semipermanentes para suas salas de aula. Em conversas com um arquiteto local, descobriu-se que os banheiros estavam prestes a entrar em colapso, num ponto em que estava-se criando condições insalubres para todo o corpo estudantil.
A administração da HIP estava completamente comprometida em fazer todo o possível para ajudar seus alunos. Ben foi inspirado não apenas a ajudar a liderar uma campanha para salvar o HIP, mas também a fornecer programas sustentáveis de água limpa, nutrição e educação para garantir que os alunos do HIP recebam a melhor educação a longo prazo possível.
“Na época, quando descobri os desafios do HIP não consegui conceber como iniciar uma iniciativa bem-sucedida para ajudar a resolver esse problema. Em vez disso, concentrei-me no que eu poderia fazer a curto prazo para ajudar, começando por minha sala de aula. Duas de minhas alunas do ensino médio, chamadas Amelia e Christina, tiveram a ideia de iniciar um projeto chamado ‘Kenya Help?’, onde coletaram sapatos em nome de uma organização chamada Funds2orgs – ‘Kenya Help?’, que coletou mais de 1.000 pares de sapatos e em troca receberem mais de US$ 1.000 direcionados ao HIP por seus esforços”.
Depois de ver seus alunos indo além, Ben começou a pensar sobre como esse movimento poderia ir de sua sala de aula para as salas de aula de todo o mundo. Ele projetou e publicou uma Colaboração no Skype na página de sua classe, pedindo que as salas de aula de todo o mundo participassem. Em seis meses, mais de 50 salas de aula de todo o mundo se uniram e ajudaram a arrecadar US$ 8.000 para o HIP, ajudando a arrecadar US$ 16.000 para financiar a construção de três novas salas de aula, um banheiro com lavabos e saneantes. Tudo isso permitiu que os alunos do HIP continuassem seus estudos.
Depois dessa experiência, Ben encoraja todos os educadores a iniciarem seus próprios projetos globais e a darem aos seus alunos problemas reais para serem resolvidos, a darem o salto e não olhar para trás! Inspirado pelo trabalho do Dr. Neil Gershenfeld, FAB: A Revolução Vinda em Seu Desktop — de Computadores Pessoais a Fabricação Pessoal, de 2005, em que o autor fala sobre como os alunos têm o potencial de criar “laboratórios de aprendizado” a partir do momento que possuem a propriedade de seus projetos, Ben acredita que, mesmo após 13 anos da publicação, o Skype na Sala de Aula possa ser uma plataforma o Dr. Gershenfeld estava defendendo. No projeto “Dia na Vida”, por exemplo, quando os alunos do ensino médio aplicaram o que o Dr. Gershenfeld defendia, eles ultrapassaram as metas delineadas e se impulsionaram mutuamente para fazer algo tão impactante quanto salvar uma escola no Quênia.
Com recursos como o Skype utilizados na sala de aula e as ferramentas fornecidas pelas universidades, os professores podem fazer com que os alunos não apenas iniciem incríveis projetos do mundo real e que lembrarão pelo resto de suas vidas, mas também que causem um impacto real em todo o mundo. Ben já viu alunos usarem a tecnologia para ajudar pessoas, iniciar negócios e fazer um projeto de sala de aula ser transformando em uma campanha mundial. Os estudantes de hoje têm o poder de mudar o mundo a partir das telas de seus dispositivos — o que está os impedindo? Entre em contato com Ben através da Microsoft Educator Community para saber como sua turma pode ajudar professores e escolas no Nepal e no Quênia hoje mesmo!
Dica: Professores, explore todas as Colaborações do Skype disponíveis para conectar seus alunos com as salas de aula de todo o mundo para trabalhar em projetos, explorar diferentes culturas e construir uma maior compaixão e empatia uns pelos outros. Você também pode criar seu próprio Skype Collaboration — saiba mais participando do curso de colaboração do Skype .