Conhecemos o Skype como um software de mensagens e chamadas de vídeo que pode ser utilizado para comunicação pessoal e empresarial. Com ele fazemos reuniões com clientes e parceiros a distância, ou conversamos com familiares e amigos e até mesmo compartilhamos arquivos.
Se conhecemos e utilizamos o Skype em nosso cotidiano, porque não utilizá-lo em sala de aula?
Neste post vamos dar 11 dicas de como o educador pode utilizar o Skype para fortalecer e facilitar o ensino.
1- Conhecendo outras salas de aula
Promova um intercâmbio cultural entre sua classe e uma classe convidada, desenvolva atividades em conjunto que reforcem o aprendizado de ambas as turmas. O Skype permite que educador e estudantes se conectem com colegas em qualquer distância e de realidades diferentes, enriquecendo a experiência em sala de aula.
2- Praticando outros idiomas
Potencialize as aulas de línguas estrangeiras conectando a classe individualmente ou em grupos através do Skype com contatos que tenham a língua estudada como idioma nativo. Desta forma os alunos exercitam a conversação e podem notar detalhes na linguagem que não estariam descritos em uma apostila.
3- Sarau online — Poesia colaborativa
Convide outras turmas da sua instituição para o projeto de sarau online. Exercite a produção de poemas em sala de aula e ao termino do desenvolvimento desta atividade convide poetas e outras turmas a participarem do sarau apresentando os poemas produzidos em classe e outras ideias que venham a surgir, como por exemplo uma música.
4- Realizando um debate
Promova um debate entre os estudantes criando um grupo no Skype. Escolha um tema e peça que eles apontem suas opiniões e pontos de vista. Esta atividade exercita o senso crítico, a prática da escrita e a construção de uma linha de raciocínio além de deixar alunos introspectivos que normalmente não exporiam suas opiniões mais confortáveis para se expressarem.
5- Skype Mistério
Conecte sua turma com outra sala de aula, mas não revele a eles qual a localização da outra turma. Proponha que os estudantes façam perguntas sobre seus costumes, clima, língua e tentem adivinhar onde seus colegas vivem. Neste caso usamos a curiosidade aliada ao software como meio de aprendizagem.
6- Reunião entre pais e professores
Engaje pais e familiares dos estudantes nas atividades desenvolvidas em sala de aula, converse sobre comportamento e desenvolvimento através de reuniões via Skype. Estas reuniões podem ser mensais breves e mais descontraídas, desta forma os responsáveis participam mais ativamente do cotidiano dos alunos.
7- Reduzindo ausências
Alguns estudantes podem ficar ausentes da instituição por problemas de saúde, ou mesmo suspensão e ainda assim não perderem suas aulas. Isso é possível através das chamadas de vídeo do Skype. Esta pratica reduz o impacto da ausência do estudante no seu aprendizado de modo geral.
8- Criando grupo de estudos
Os estudantes podem aproveitar o tempo extraclasse para rever matérias que possuem maior dificuldade de aprendizado e mesmo partes de temas vistos em sala de aula que não tenham ficado tão claros. Forme grupos mistos via Skype de alunos que compreenderam melhor a matéria e alunos que possuem dúvidas para que possam trocar suas impressões e aprenderem juntos.
9- Convidando Palestrantes
Convide um profissional, um professor, uma figura que seja relevante no tema que está abordando em sala de aula e que domine o assunto para apresentar seu ponto de vista e experiência para turma em uma apresentação via Skype. Esta é uma ótima forma de despertar a curiosidade e motivar os estudantes.
10- Clube do livro
Incentive a leitura através da criação de um clube do livro online. Escolha um livro mensal ou mesmo bimestral para leitura extraclasse e depois convide seus alunos para conversar sobre a história em um grupo do Skype.
11- Aulas de música
Ensine teoria musical, violão, flauta e outros instrumentos através do Skype.