Você já pensou na possibilidade de uma sala de aula que não utiliza papel? E uma escola inteira?
Pois acredite, isso é concebível e uma escola localizada no sul de Atlanta, Geórgia nos mostra quais os caminhos para viabilizar esta ideia revolucionária.Bearb Creek Middle School é uma escola do distrito de Fulton Country com mais de 1100 alunos do 6 ao 8 grau, que através de seu diretor e diretor assistente Anthony Newbold e Darren Clay resolveu tornar este desafio um resultado real através do uso da ferramenta de sala de aula One Note.
A implementação do One Note começou com a capacitação e especialização de Anthony e Darren no uso da ferramenta, com a capacitação ambos foram nomeados Microsoft Innovantive Educator Experts, desta forma além de coordenar a mudança diretor e diretor assistente também poderiam acompanhar de perto o uso correto do software, além de dar dicas aos educadores.
Depois de finalizar os orçamentos escolares do ultimo verão os diretores entraram em contato com um especialista em tecnologia da universidade Estadual de Kennesaw (KSU) que os auxiliou na elaboração de uma estratégia sobre formas de maximizar os recursos tecnológicos da instituição. A conversa entre os três revelou uma quantidade excessiva de dinheiro e tempo de instrução dedicado a usar e distribuir papel. Eles estimaram que o tempo que um educador leva para distribuir 30 folhas de papel é de cerca de 90 segundos. Ao longo do ano letivo de 190 dias essa soma chega a 4,75 horas de tempo de instrução perdido em uma classe. Com o uso do One Note o tempo de disponibilidade de uma página em branco no software comparada ao papel cai de 90 para 9 segundos e apenas 28,5 minutos de tempo de instrução perdida ao longo do ano. Examinar o orçamento do ano anterior indicou um excesso de U$ 30.000 alocados para comprar o papel e manter três impressoras/copiadoras. Estes resultados levaram Bear Creek a estipular uma meta de eliminar o uso de papel até o final do ano letivo.
Anthony, Darren e o especialista Microsoft sabiam que a transição para o One Note iria romper com as práticas tradicionais de sala de aula que durante décadas haviam dependido do uso do papel. No entanto, para que esta iniciativa fosse um sucesso, seria necessário criar mecanismos de apoio sólidos e inovadores.
Ao projetar o desenvolvimento profissional para uma plataforma não robusta, Bear Creek focou a capacitação de seus professores, além disso os diretores foram a sala de aula com os educadores e trabalharam juntos no desenvolvimento de lições transformadoras usando o One Note.
Para iniciar o projeto de escola sem papel, o departamento de tecnologia educacional da escola decidiu selecionar 3 turmas e seus respectivos professores. Os três educadores foram encarregados de iniciar a primeira aula do ano sem que nenhum papel fosse utilizado. Eles trabalharam intensamente na produção de bibliotecas de conteúdo e espaços de colaboração dentro do One Note. Durante os estágios iniciais os professores trabalharam através de curvas de aprendizagem e voluntariamente compartilhando melhores práticas entre eles. Como as turmas destes professores começaram a compartilhar suas experiências na sala de aula sem papel com outros colegas logo a curiosidade e a vontade de aprender utilizando o One Note tomou conta da instituição.
Os educadores de Bear Creek estão muito satisfeitos com a capacidade de incorporar conteúdo de outras ferramentas, como Forms, Sway e Youtube diretamente em suas páginas do One Note. Agora, os professores sentem que podem gerenciar com segurança seus ambientes virtuais de aprendizado porque os alunos não precisam necessariamente deixar sua página do One Note para acessar ferramentas secundárias. Vimos um enorme aumento no uso do Forms para avaliações formativas nos cadernos de alunos. A direção de Bear Creek além de incentivar também adotou o uso One Note em suas tarefas de gerenciamento, colaboração em equipe e observações de aula.