O uso da tecnologia na educação é um recurso que não pode ser ignorado nos dias de hoje. Utilizar softwares educacionais dentro e fora da sala de aula, com participação ativa dos alunos, é o que diferencia as escolas de hoje de escolas de alguns anos atrás.
Com isso, é preciso também que os professores evoluam à medida que novas tecnologias são inseridas na sala de aula. Nem sempre dá para acompanhar no mesmo ritmo em que as novidades são lançadas. Mas é possível, aos poucos, conhecer uma por uma.
A disseminação da tecnologia nas escolas
Com o início do ano letivo, a mídia está abordando mais as tendências de aprendizado, pedagogia e sala de aula. O foco de muitos artigos está em salas de aula inteligentes, tendências tecnológicas e inteligência artificial usadas atualmente na educação.
A maneira como a tecnologia está sendo adotada na pedagogia e na aprendizagem tem sido um modelo de negócios em expansão que afetou completamente a cultura da educação, das muitas empresas que empregam ferramentas on-line para verificar plágio às empresas que estabelecem aulas particulares para estudantes de todas as idades às empresas que oferecem cursos em preparação para exames profissionais.
Existem até empresas que atualizaram seu formato analógico do passado para um formato on-line de guias de estudo, e cada vez mais empresas como a Readers ‘Favorite, que oferece resenhas de livros e um serviço de revisão.
Como implementar o uso da tecnologia na educação dos alunos?
Aulas em que os professores falam e os alunos apenas fazem anotações já não fazem mais parte dos planos escolares da maioria das escolas. Ao agregar um pouco mais de tecnologia dentro da sala de aula o resultado do aprendizado pode ser mais positivo.
A clássica apresentação de slides, apesar de ainda muito utilizada, está ultrapassada diante de tantos recursos que temos hoje em dia. Mas, muitas vezes, é o recurso que o professor tem naquele momento para deixar a aula visualmente mais atrativa. Para deixar a aula com slides ainda mais interessante para os alunos é incluir vídeos, fotos e animações que deixem a aula o mais ilustrativa possível.
Mas e os laboratórios de informática?
Investir em laboratórios de informática nas escolas é importante, mas não deve parar por aí. É preciso que a escola e o professor estudem a melhor forma de incorporar dispositivos digitais nas mãos dos alunos dentro das salas de aula para que a tecnologia realmente seja parte do aprendizado, assim como é parte do dia a dia dos alunos.
O uso de softwares de educação como jogos, cadernos digitais, realidade aumentada, comunicação e compartilhamento e muitos outros é um importante aliado na hora de compreender as diversas matérias da grade curricular.
Como a Microsoft pode ser uma importante aliada na sala de aula?
A Microsoft possui inúmeros programas para uso em sala de aula que ajudam os professores a preparar aulas, ensinar, fazer avaliações e analisar o aprendizado da sala com mais foco e maior otimização do tempo.
Veja quais são os principais softwares Microsoft para a Educação e como eles funcionam na sala de aula:
OneNote:
Um caderno digital onde professores e alunos podem se organizar com blocos de notas escolares, destacando espaços de trabalhos pessoais, além de uma biblioteca de conteúdo e espaço que motiva a colaboração dos estudantes.
Teams:
Um espaço onde cada aluno pode interagir com a sala e os professores, compartilhando conhecimentos, dúvidas e comentários. Com o Teams os professores conseguem separar as conversas por grupos de classes, postar conteúdos e tirar dúvidas de alunos onde quer que esteja.
Sway:
Incentive seus alunos a criar histórias digitais para serem compartilhadas.
Professores e estudantes podem criar histórias digitais interativas e de alta qualidade em poucos minutos e utilizando muitos recursos. Com o Sway é possível utilizar imagens, textos, vídeos e diversas outras mídias para criar histórias que podem ser acessadas de qualquer lugar ou dispositivo.
Minecraft Education Edition
O jogo Minecraft é uma aventura imersiva em diversas matérias da grade curricular. Diversos ambientes do jogo estimulam o interesse ambiental com simulações de biomas, onde os alunos podem conhecer melhor. Também é possível promover o conhecimento histórico com o jogo, reproduzindo construções antigas da história da humanidade.
E não é apenas isso. O Minecraft estimula a criatividade, cria noção de espaço, exercita a capacidade de planejamento e tomada de decisões, e muito mais.
Ficou interessado em implementar mais tecnologia na sua escola? Entre em contato com a Innovent e peça para falar com um especialista.