Juntamente com o desenvolvimento tecnológico, os métodos tradicionais de ensino foram desafiados por vários métodos tecnologicamente avançados de ensino e aprendizagem. Essa tendência recebeu reações mistas: por um lado, teme-se que essas novas tecnologias substituam completamente os professores. Por outro lado, as expectativas em relação à tecnologia também podem ser otimistas demais; que resolverá todos os problemas da aprendizagem. Mas será que é isso mesmo?
Um estudo recente fornece novas informações sobre a mudança do papel do professor no ambiente escolar com suporte tecnológico. De acordo com as descobertas da pesquisa, o uso da tecnologia muda o papel do professor de um fornecedor tradicional de conhecimento para um facilitador que guia os processos de aprendizagem dos alunos e se engaja na solução conjunta de problemas com os alunos.
Pensando de forma prática, o professor guia os alunos em suas próprias descobertas, fomentando a interação, o questionamento e a busca por respostas, ao invés de ser apenas um locutor diante de alunos passivos.
E mais: a tecnologia, e junto com ela, o uso de dispositivos na sala de aula, oferece uma variedade gigantesca de novas possibilidades de aprendizado.
Smartphones na sala de aula: vilões ou ajudantes?
Os smartphones também abrem novas possibilidades para práticas pedagógicas em que os alunos têm um papel mais ativo do que antes. Com os próprios celulares, os alunos podem, por exemplo, escrever roteiros e fazer vídeos que ilustram os assuntos a serem aprendidos em sala de aula.
Tendo isso em mente, os smartphones podem ser ótimos ajudantes em sala de aula, se o professor tiver a qualificação para saber conduzir os alunos a utilizarem seus celulares da melhor maneira possível dentro da sala, aumentando o foco e o interesse no assunto que está sendo discutido.
A utilização diversificada de dispositivos na sala de aula é um desafio
Na melhor das hipóteses, a utilização bem-sucedida da tecnologia oferece oportunidades para aprendizado e ensino mais interativos. O aluno, com o auxílio do professor, pode fazer uma imersão nas matérias da sala de aula, utilizar jogos e realidade aumentada para aprender de forma interativa e objetiva.
Mas também, isso representa um desafio para o desenvolvimento profissional e a formação de professores. A escola e os próprios professores precisam investir tempo em qualificação para usar as tecnologias em sala de aula da melhor maneira.
Do ponto de vista do desenvolvimento de futuros ambientes de aprendizado, é essencial o sucesso da utilização de novas tecnologias, como tablets, smartphones e jogos que apoiem o aprendizado, como o Minecraft da Microsoft.
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