O crescimento do Microsoft Teams no ensino superior

O crescimento do Microsoft Teams no ensino superior

Momento crescente 

O Microsoft Teams está disponív­el para a Edu­cação des­de 2017, e está cada vez mais sendo ado­ta­do por esco­las e uni­ver­si­dades em todo o Brasil. 

Os recur­sos do Microsoft Teams para edu­cação são um pouco difer­entes dos recur­sos para empre­sas. Alguns dess­es recur­sos são especí­fi­cos para a sala de aula, como o Class Note­books, Staff Note­books entre out­ros aplica­tivos. 

Para insti­tu­ições de ensi­no, é o aplica­ti­vo ide­al. O Office 365 já é gra­tu­ito e o aproveita­men­to do Microsoft Teams per­mite que eles ampliem o poder do inves­ti­men­to exis­tente. 

Mas o Teams é real­mente tudo isso o que falam? Muitos acred­i­tam que ele é impor­tante e útil por algu­mas razões prin­ci­pais: 

 

O ponto central para trabalhos em equipe 

Enquan­to a Microsoft usa essa ter­mi­nolo­gia em sua comu­ni­cação de mar­ket­ing, é tam­bém como o Teams é perce­bido na edu­cação supe­ri­or que ain­da estão no iní­cio de sua própria jor­na­da do Office 365. 

Para algu­mas insti­tu­ições, seus pro­fes­sores e alunos já podem estar usan­do a fun­cional­i­dade prin­ci­pal do Office 365, como o Exchange Online e o OneDrive para suas caixas de cor­reio e armazena­men­to / com­par­til­hamen­to de arquiv­os, respec­ti­va­mente. No entan­to, o uso do Office 365 pode não se esten­der além desse pon­to. Geral­mente, isso ocorre porque muitos serviços do Office 365 foram intro­duzi­dos nos últi­mos anos, mas ain­da pre­cisam ser implan­ta­dos de for­ma orga­ni­za­da pelo depar­ta­men­to de TI da insti­tu­ição. 

O Microsoft Teams per­mite que os usuários ultra­passem efe­ti­va­mente alguns dess­es aplica­tivos e não pre­cisam se lem­brar de todos os URLs ou botões difer­entes para pres­sion­ar para acessá-los. Em vez dis­so, os usuários do Office 365 podem sim­ples­mente abrir o Microsoft Teams para aces­sar seu con­teú­do e aplica­tivos. Uma insti­tu­ição disse que o Microsoft Teams “reúne o Office 365 muito bem”. 

 

Os estudantes e educadores de hoje são nativos digitais 

Nos anos 90 os estu­dantes uni­ver­sitários sequer tin­ham um email forneci­do pela insti­tu­ição. Quan­do o email foi final­mente ofer­e­ci­do, muitos estu­dantes já tin­ham um endereço de email pes­soal do prove­dor de email gra­tu­ito dom­i­nante na época: Hot­mail. Con­se­quente­mente, os alunos encam­in­havam seus e-mails da uni­ver­si­dade para seu email pes­soal, pois pro­por­ciona­va uma exper­iên­cia mel­hor. 

O mes­mo acon­tece nas insti­tu­ições de ensi­no supe­ri­or de hoje; os alunos já usam as tec­nolo­gias atu­ais para a vida esco­lar e social antes mes­mo de pas­sarem pela por­ta. Como resul­ta­do, ambos estão famil­iar­iza­dos e esper­am usar tec­nolo­gias atu­ais semel­hantes em suas vidas no ensi­no supe­ri­or. 

Os estu­dantes do ensi­no supe­ri­or já estão famil­iar­iza­dos com o Office 365 des­de o ensi­no médio. Eles não querem e não pre­cisam de por­tais de apren­diza­gem basea­d­os em intranet e emails sem as fun­cional­i­dades com que estão habit­u­a­dos.  

O que eles pre­cisam é de serviços de men­sagens e comu­ni­cação que se conecte auto­mati­ca­mente com seus pro­fes­sores e cole­gas de classe, mas que tam­bém se inte­gre com out­ros sis­temas e aplica­tivos para que eles não pre­cisem ficar alter­nan­do aplica­tivos e janelas. 

O mes­mo pode ser dito para edu­cadores tra­bal­han­do na edu­cação supe­ri­or. Eles tam­bém estão acos­tu­ma­dos com a tec­nolo­gia como parte de suas vidas, e estão ten­tan­do ino­var o modo como o apren­diza­do é entregue. 

O Microsoft Teams no ensi­no supe­ri­or fornece a estu­dantes e edu­cadores um por­tal úni­co de múlti­p­los propósi­tos que recebe filas de ele­men­tos soci­ais comuns, enquan­to se inte­gra a out­ros serviços e aplica­tivos. 

Como resul­ta­do, o lay­out intu­iti­vo do Teams é absorvi­do rap­i­da­mente tan­to pelos estu­dantes quan­to pelos edu­cadores, per­mitin­do que todos uti­lizem a tec­nolo­gia mais atu­al para a sala de aula e tam­bém mel­ho­rar a expe­ri­en­cia de apren­diza­do. 

 

Preparando os estudantes para o mundo real com Microsoft Teams no ensino superior

Emb­o­ra exis­tam muitas soluções de geren­ci­a­men­to da edu­cação e fornecer espaços de colab­o­ração, as insti­tu­ições percebem que o uso dess­es aplica­tivos ter­mi­na quan­do os alunos saem da fac­ul­dade. 

Quan­do os alunos ingres­sam no mer­ca­do de tra­bal­ho, “con­hec­i­men­to do Pacote Office” não será um grande difer­en­cial no cur­rícu­lo. Em vez dis­so, os estu­dantes grad­u­a­dos pre­cis­arão ter exper­iên­cia com o uso de fer­ra­men­tas colab­o­ra­ti­vas forneci­das pelos prin­ci­pais play­ers da platafor­ma tec­nológ­i­ca.  

Para a maio­r­ia, será o Office 365 e será impor­tante que os alunos já este­jam famil­iar­iza­dos com o con­jun­to mais amp­lo de fer­ra­men­tas, bem como com as equipes da Microsoft. Este será um fator-chave para os edu­cadores ao con­sid­er­ar a disponi­bil­i­dade de emprego de seus alunos. 

 

Você tam­bém quer imple­men­tar o Microsoft Teams no ensi­no supe­ri­or? Entre em con­ta­to com a Innovent Edu­ca­cional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *