Momento crescente
O Microsoft Teams está disponível para a Educação desde 2017, e está cada vez mais sendo adotado por escolas e universidades em todo o Brasil.
Os recursos do Microsoft Teams para educação são um pouco diferentes dos recursos para empresas. Alguns desses recursos são específicos para a sala de aula, como o Class Notebooks, Staff Notebooks entre outros aplicativos.
Para instituições de ensino, é o aplicativo ideal. O Office 365 já é gratuito e o aproveitamento do Microsoft Teams permite que eles ampliem o poder do investimento existente.
Mas o Teams é realmente tudo isso o que falam? Muitos acreditam que ele é importante e útil por algumas razões principais:
O ponto central para trabalhos em equipe
Enquanto a Microsoft usa essa terminologia em sua comunicação de marketing, é também como o Teams é percebido na educação superior que ainda estão no início de sua própria jornada do Office 365.
Para algumas instituições, seus professores e alunos já podem estar usando a funcionalidade principal do Office 365, como o Exchange Online e o OneDrive para suas caixas de correio e armazenamento / compartilhamento de arquivos, respectivamente. No entanto, o uso do Office 365 pode não se estender além desse ponto. Geralmente, isso ocorre porque muitos serviços do Office 365 foram introduzidos nos últimos anos, mas ainda precisam ser implantados de forma organizada pelo departamento de TI da instituição.
O Microsoft Teams permite que os usuários ultrapassem efetivamente alguns desses aplicativos e não precisam se lembrar de todos os URLs ou botões diferentes para pressionar para acessá-los. Em vez disso, os usuários do Office 365 podem simplesmente abrir o Microsoft Teams para acessar seu conteúdo e aplicativos. Uma instituição disse que o Microsoft Teams “reúne o Office 365 muito bem”.
Os estudantes e educadores de hoje são nativos digitais
Nos anos 90 os estudantes universitários sequer tinham um email fornecido pela instituição. Quando o email foi finalmente oferecido, muitos estudantes já tinham um endereço de email pessoal do provedor de email gratuito dominante na época: Hotmail. Consequentemente, os alunos encaminhavam seus e-mails da universidade para seu email pessoal, pois proporcionava uma experiência melhor.
O mesmo acontece nas instituições de ensino superior de hoje; os alunos já usam as tecnologias atuais para a vida escolar e social antes mesmo de passarem pela porta. Como resultado, ambos estão familiarizados e esperam usar tecnologias atuais semelhantes em suas vidas no ensino superior.
Os estudantes do ensino superior já estão familiarizados com o Office 365 desde o ensino médio. Eles não querem e não precisam de portais de aprendizagem baseados em intranet e emails sem as funcionalidades com que estão habituados.
O que eles precisam é de serviços de mensagens e comunicação que se conecte automaticamente com seus professores e colegas de classe, mas que também se integre com outros sistemas e aplicativos para que eles não precisem ficar alternando aplicativos e janelas.
O mesmo pode ser dito para educadores trabalhando na educação superior. Eles também estão acostumados com a tecnologia como parte de suas vidas, e estão tentando inovar o modo como o aprendizado é entregue.
O Microsoft Teams no ensino superior fornece a estudantes e educadores um portal único de múltiplos propósitos que recebe filas de elementos sociais comuns, enquanto se integra a outros serviços e aplicativos.
Como resultado, o layout intuitivo do Teams é absorvido rapidamente tanto pelos estudantes quanto pelos educadores, permitindo que todos utilizem a tecnologia mais atual para a sala de aula e também melhorar a experiencia de aprendizado.
Preparando os estudantes para o mundo real com Microsoft Teams no ensino superior
Embora existam muitas soluções de gerenciamento da educação e fornecer espaços de colaboração, as instituições percebem que o uso desses aplicativos termina quando os alunos saem da faculdade.
Quando os alunos ingressam no mercado de trabalho, “conhecimento do Pacote Office” não será um grande diferencial no currículo. Em vez disso, os estudantes graduados precisarão ter experiência com o uso de ferramentas colaborativas fornecidas pelos principais players da plataforma tecnológica.
Para a maioria, será o Office 365 e será importante que os alunos já estejam familiarizados com o conjunto mais amplo de ferramentas, bem como com as equipes da Microsoft. Este será um fator-chave para os educadores ao considerar a disponibilidade de emprego de seus alunos.
Você também quer implementar o Microsoft Teams no ensino superior? Entre em contato com a Innovent Educacional.