Por que usar a tecnologia na educação da sala de aula?

Por que usar a tecnologia na educação da sala de aula?

A tec­nolo­gia está em todos os lugares, em quase tudo o que faze­mos em nos­so dia a dia. Seria óbvio que, por causa dis­so, incluir a tec­nolo­gia na edu­cação seja algo nat­ur­al, uma for­ma de aju­dar as cri­anças no apren­diza­do e prepará-las para o futuro, cer­to? 

A real­i­dade está cam­in­han­do para imple­men­tar cada vez mais a tec­nolo­gia na edu­cação de alunosmas, em con­tra­parti­da, algu­mas esco­las e alguns pais, ain­da não ado­taram o uso de tec­nolo­gias, pro­gra­mas e aplica­tivos volta­dos para a edu­cação de cri­anças e ado­les­centes. Em parte, por não estarem famil­iar­iza­dos com as pos­si­bil­i­dades. Mas, a boa notí­cia, é que 80% dos jovens pais acred­i­tam no uso da inteligên­cia arti­fi­cial na edu­cação dos fil­hos, e que ela pode acel­er­ar o apren­diza­do delas.  

E eles estão cer­tos. Pro­gra­mas com inteligên­cia arti­fi­cial, real­i­dade aumen­ta­da e real­i­dade vir­tu­al já se provaram ser impor­tantes para aju­dar e acel­er­ar o apren­diza­do de alunos de todas as idades. Hoje você irá conhecer mel­hor o que há por trás das prin­ci­pais razões de se usar a tec­nolo­gia na edu­cação da sala de aula. 

 

Nativos digitais 

As cri­anças e ado­les­centes de hoje já nasce­r­am cer­ca­dos pela tec­nolo­gia. Eles pres­en­ci­am cada vez mais de per­to as evoluções tec­nológ­i­cas e estão muito aten­tos, curiosos e seden­tos às novi­dades.  

A relação de cri­anças e ado­les­centes com novas tec­nolo­gias tornou-se, com o pas­sar do tem­po, algo intu­iti­vo e nat­ur­al para eles. O mun­do dig­i­tal para ess­es jovens já é com­ple­ta­mente inte­gra­do à real­i­dade.  

 

Tecnologia com limites 

Dar per­mis­são às cri­anças e ado­les­centes para aces­sar as diver­sas tec­nolo­gias exis­tentes não é igual a dar autono­mia. É pre­ciso que os pro­fes­sores, pais e respon­sáveis apliquem regras e lim­ites claros. Recomen­da-se pré definir o tem­po de uso dos apar­el­hos eletrôni­cos, mes­mo fora do ambi­ente de sala de aula. 

Enten­da que não se tra­ta de impedir o aces­so da cri­ança às tec­nolo­gias, mas sim de cri­ar um hábito saudáv­el, onde ela enten­da que a tec­nolo­gia é um meio para apren­der mais e mel­hor, e que os momen­tos de laz­er devem ficar restri­tos ao tem­po que os pais impõem.  

Quan­do a tec­nolo­gia na edu­cação é bem usa­da, é capaz de des­per­tar inter­esse e curiosi­dade nos alunos, estim­u­la o inter­esse por difer­entes áreas, poden­do con­tribuir para o cresci­men­to pes­soal, e estim­u­la a parce­ria e laços afe­tivos entre os cole­gas, quan­do usa­da em gru­pos através de jogos e ativi­dades inter­a­ti­vas.  

 

Ferramentas de tecnologia na educação que tornam as aulas mais interessantes 

É um fato: com a apren­diza­gem pas­si­va, a quan­ti­dade de infor­mações reti­das pelos estu­dantes cai sub­stan­cial­mente após dez min­u­tos (veja o estu­do em inglês cli­can­do aqui) 

Con­heça anovas for­mas de uti­lizar a tec­nolo­gia para deixar os alunos imer­sos na aula, inter­es­sa­dos e capazes de apren­der de for­ma mais ráp­i­da, ati­va, sem esque­cer as matérias logo em segui­da. 

 

O efeito Minecraft 

Minecraft é uma um jogo capaz de mudar a for­ma de apren­diza­gem em escala glob­al. Ao cri­ar um mun­do vir­tu­al e, em segui­da, explorá-lo cria-se uma maneira de os alunos sim­u­la­rem o mun­do real e apren­der impor­tantes lições. Como por exem­p­lo: cidada­nia dig­i­tal, empa­tia, habil­i­dades soci­ais, mel­ho­ra da alfa­bet­i­za­ção. 

Estu­dantes mais vel­hos exper­i­men­tam habil­i­dades mais com­plexas da humanidade, enquan­to tam­bém apren­dem engen­haria bási­ca e habil­i­dades de pro­gra­mação. 

Minecraft é uma fer­ra­men­ta com inúmeras pos­si­bil­i­dades para a sala de aula. Com o jogo, o aluno pode apren­der des­de quími­ca e engen­haria até matemáti­ca e habil­i­dades soci­ais. 

 

O caderno digital OneNote 

Com o OneNote, os pro­fes­sores podem cri­ar cader­nos que os aju­dem a se orga­ni­zar e colab­o­rar com os alunos e cole­gas. Eleito o aplica­ti­vo número um para pes­soas com dislex­ia em 2016, as Fer­ra­men­tas de Apren­diza­gem do OneNote aju­dam a mel­ho­rar a leitu­ra e habil­i­dades de escri­ta de todos os níveis de alunos. Des­de os alunos com maior facil­i­dade de apren­diza­gem até alunos com neces­si­dades espe­ci­ais. 

 

Aprender sobre o mundo com Mistery Skype 

O Mys­tery Skype é um jogo de adi­v­in­hação, onde os alunos podem apren­der mais sobre geografia, cul­tura, e as semel­hanças e difer­enças de como as out­ras cri­anças vivem ao redor do mun­do.  

Você pode cadas­trar sua sala de aula para par­tic­i­par e entrar em con­ta­to com alunos e pro­fes­sores de qual­quer lugar do mun­do aces­san­do o site da Microsoft. É uma for­ma difer­ente e inter­a­ti­va de ensi­nar e des­per­tar o inter­esse e a curiosi­dade dos alunos sobre as mais difer­entes cul­turas do mun­do.  

 

Gos­tou de saber um pouco mais sobre como a tec­nolo­gia na edu­cação é uma impor­tante ali­a­da no apren­diza­do de alunos de todas as idades? Para obter mais infor­mações sobre ess­es e out­ros pro­gra­mas para sala de aula, entre em con­ta­to com a Innovent Edu­ca­cional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *