Nos últimos dois anos, a Microsoft vem, discretamente, adicionando alguns recursos incríveis aos seus produtos, novas camadas que tornam o software que já usamos mais poderoso e acessível para pessoas com dificuldades de leitura, deficientes visuais ou auditivos, aprendizes de inglês ou pessoas que simplesmente querem personalizar a maneira como recebem informações e comunicam suas ideias.
Essa mudança para uma maior inclusão ocorreu sob a liderança de Satya Nadella, que se tornou CEO em 2014 e cujo primeiro filho nasceu com necessidades especiais. Olhando para as inovações que vieram da Microsoft nos últimos anos, é óbvio que a empresa está comprometida em usar a tecnologia para melhorar o acesso de todos.
E isso é uma boa notícia para os professores, porque a diferenciação de qualidade é um desafio constante para todos nós. Se você quiser dar aos seus alunos experiências de aprendizado mais ricas e personalizadas, reserve alguns minutos para aprender sobre essas quatro formas fantásticas que as ferramentas da Microsoft podem fazer acontecer.
1. FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM
As ferramentas de aprendizagem é um conjunto de ferramentas gratuitas da Microsoft que ajudam os usuários a melhorar sua experiência de leitura e escrita no Microsoft OneNote, no Word, no Outlook e no navegador Edge. Embora a intenção original dessas ferramentas fosse ajudar os alunos com dificuldades de leitura ou dislexia, eles nos permitem projetar nossa instrução mais universalmente, de modo que todos os alunos possam acessar os materiais de qualquer maneira que funcione melhor para eles.
Na maioria dos lugares, as ferramentas aparecem sob o nome Immersive Reader, que permite que os usuários mudem para um ambiente de leitura livre de distrações, alterem o tamanho da fonte e o espaçamento, quebrem as palavras em sílabas, possam destacar frases e limitem a exibição de linhas. Ou seja, o usuário pode ajustar a leitura da maneira que quiser, de modo que fique mais confortável e mais compreensível.
Você pode tentar o Immersive Reader indo para esta página, ou veja como ele funciona no OneNote no vídeo abaixo:
A pesquisa sobre a eficácia das ferramentas de aprendizagem têm sido promissoras. Um estudo independente publicado em 2017 mostrou que os estudantes que usaram ferramentas de aprendizagem apresentaram maiores taxas de crescimento na compreensão de leitura em comparação com coortes anteriores que não usaram as ferramentas.
Ideias para uso da Ferramenta de Aprendizagem na sala de aula:
- Carregue qualquer PDF no OneNote (ou use o Bloco de Notas do OneNote para compartilhar folhetos ou anotações com toda a turma). Depois que o texto estiver no OneNote, os alunos poderão usar o Immersive Reader para indicar as condições de leitura que funcionam melhor para eles.
- Peça aos alunos que façam seus próprios textos no Microsoft Word ou no OneNote e, em seguida, use o recurso Ler em Voz Alta para ouvir o que eles escreveram. No estudo de 2017, os alunos que usaram esse recurso demonstraram melhorias notáveis em sua escrita: Com a capacidade de ouvir seu texto em voz alta em qualquer fase do processo de escrita, os alunos mostraram mais motivação para revisar e editar seus textos do que nos anos anteriores.
- Se você usar o navegador Microsoft Edge, poderá enviar alunos para qualquer página da Web e eles poderão ler o texto em voz alta ou alternar para a visualização de leitura livre de distrações, onde poderão ampliar a fonte para facilitar a leitura, destacar o texto e até mesmo fazer anotações que podem ser salvas para mais tarde. O Edge também pode ser usado para ler qualquer arquivo PDF ou ePub: Ao clicar com o botão direito do mouse nesses arquivos no Windows 10, basta ir até “Abrir com” e escolher o navegador Edge.
2. DICTATE
Esse simples complemento para Word, PowerPoint e Outlook permite que os usuários ditem o que desejam gravar. A ferramenta de ditado é excelente para reconhecer com precisão a fala, faz suposições muito boas sobre pontuação e uso de maiúsculas e suporta mais de 20 idiomas.
Em breve você não precisará instalar esse complemento: nas próximas semanas, o Dictate virá integrado à maioria das ferramentas do Office e estará pronto para ser executado em todos os computadores com Windows 10 — basta pressionar a tecla Windows + H e experimentar esse recurso!
Ideias para o uso do Dictate em sala de aula
- Ajude os alunos que possuem maior dificuldades em colocar suas idéias no papel através do ditado. Depois de terem redigido um texto através do ditado, os alunos podem ir ao próximo passo, que seria editar o texto escrito e melhorá-lo.
- Ofereça o ditado como uma opção de escrita para estudantes com disgrafia.
3. EDITOR
Você pode não ter percebido, mas o recurso “Verificar ortografia” no Word e no PowerPoint obteve uma atualização enorme. Agora, quando você verifica a ortografia, você obtém muito mais do que apenas uma lista de palavras sugeridas: Cada palavra sugerida é definida com alguns sinônimos para ajudar o escritor a determinar qual ortografia corresponde ao significado que deseja. Ele também permite que os usuários ouçam a palavra em voz alta, o que também pode ajudar na escolha da palavra certa.
Se você ensinar seus alunos a usar bem essa ferramenta, ela poderá ajudá-los a trabalhar de forma mais independente e assumir mais a responsabilidade pela redação deles. Ele também pode fornecer excelente suporte para alunos de inglês e alunos com dislexia, que podem ter dificuldade em combinar letras com o som das palavras que desejam usar.
4. TRADUTOR
O número de alunos que desejam aprender uma nova língua está aumentando e é muito diversificado, e os professores estão fazendo tudo o que está ao seu alcance para atender às necessidades desses alunos. Para esses professores, o Microsoft Translator é uma ferramenta que faz a diferença. Usando inteligência artificial, o Tradutor transcreve e traduz as apresentações do PowerPoint dos professores para outros idiomas em tempo real; em outras palavras, a transcrição é construída enquanto o professor está apresentando . Usando um aplicativo em seus telefones, os alunos leem a transcrição em qualquer idioma que escolherem e podem digitar ou falar no aplicativo para contribuir com seus próprios comentários ou perguntas; estes serão automaticamente traduzidos de volta para o idioma do apresentador.
Assista em ação aqui:
Ideias para usar o Microsoft Tradutor em sala de aula
- Dê aos alunos que estão aprendendo uma nova língua a capacidade de compreender textos e diálogos e participar de discussões em sala de aula, mesmo que ninguém na sala fale o idioma. Os professores podem até usar PowerPoint para realizar tarefas regulares de “limpeza”, como discutir as próximas viagens de campo, para que o Tradutor possa manter os alunos no circuito.
- Ajude os alunos de inglês emergentes a entender melhor o idioma falado usando o Tradutor para fornecer legendas em inglês durante as apresentações.
- Envolva os pais e membros da família que não falam inglês usando o Tradutor para conferências entre pais e professores, visitação pública ou durante quaisquer eventos escolares em que a participação da família seja incentivada.
- Dê aos alunos surdos ou com deficiência auditiva um melhor acesso às discussões em sala de aula.
A nova declaração de missão da Microsoft é “capacitar todas as pessoas e todas as organizações do planeta para conseguir mais”. Ao tomar as ferramentas que a maioria de nós usa há anos e lhes dá mais força, elas estão definitivamente cumprindo essa missão. Como alguém que tem se aprofundado nos produtos do Google nos últimos anos, admito que não prestei muita atenção ao que a Microsoft estava fazendo. Se você esteve no mesmo barco, peço que você dê uma olhada mais de perto: aposto que você também ficará surpreso.
Para saber mais sobre todas as maneiras como a Microsoft está tornando o aprendizado mais acessível, visite microsoft.com/accessibility.