Hacking STEM – preenchendo lacunas de aprendizado com tecnologia! – SÉRIE ESPECIAL – Atividade 4

Hacking STEM – preenchendo lacunas de aprendizado com tecnologia! – SÉRIE ESPECIAL – Atividade 4

Hoje a atividade do Hacking STEM da Microsoft para ser desenvolvida em sala de aula, hoje vamos aprender a fazer um anemômetro (básico).

O mod­e­lo bási­co, ofer­ece suporte para os alunos cal­cu­larem matem­ati­ca­mente a veloci­dade do ven­to. Os alunos usam um cronômetro enquan­to con­tam as rotações do anemômetro, então uti­lizam a matemáti­ca para deter­mi­nar a veloci­dade do ven­to. Vamos começar?!

 

 

 


Os alunos con­stroem anemômet­ros de obje­tos cotid­i­anos e os uti­lizam para medir a veloci­dade do ven­to. Veja os planos inte­grais de aulas mapea­d­os para padrões NGSS e ISTE, mate­ri­ais a ativi­dades de apoio a esta unidade em: aka.ms/hackingSTEMwindspeed

 

 

O que você vai precisar

Mate­r­i­al

 

1 pequeno pra­to de papel

1 copo plás­ti­co trans­par­ente de 350 ml

5 copos de papel de 350 ml
1 canudo de plás­ti­co

1 car­retel de madeira

2 pal­i­tos de no mín­i­mo

24 cm

Pis­to­la de cola quente

Régua
Métri­ca

Lápis

Tach­in­ha

 

 

Construir a base

 

1 | Desen­he uma lin­ha trace­ja­da a 5,5 cm da base do copo, ao redor da cir­cun­fer­ên­cia.

 

2 | Conecte os traços para faz­er uma lin­ha con­tínua. Corte o copo na lin­ha.

 

3 | Faça dois furos com a tach­in­ha, diame­tral­mente opos­tos a 2 cm da base do copo.

 

4 | Nomeie este copo como copo padrão. As dimen­sões do padrão são um pouco difer­entes do que os copos do cata-ven­to.

 

5 | Insira um copo no padrão. Desen­he uma lin­ha na bor­da do padrão, corte e depois faça furos em todos os out­ros copos da lin­ha.

 

6 | Faça dois furos no canud­in­ho com a tach­in­ha, a 5 cm do final.  Os furos devem estar diame­tral­mente opos­tos.

 

7 | Insira um pal­i­to nos furos.

 

8 | Repi­ta o Pas­so 6 fazen­do furos um pouco abaixo do primeiro, a 90º, para que, quan­do o segun­do pal­i­to for inseri­do, forme-se um X.

 

9 | Remo­va os pal­i­tos do canud­in­ho. Meça 24 cm e corte os dois na parte sem pon­ta na mar­cação fei­ta. Descarte a parte com pon­ta.

 

10 | Sub­sti­tua os pal­i­tos no canud­in­ho. Junte os copos do cata-ven­to, arru­man­do-os para que este­jam na mes­ma direção, e pren­da os copos nos pal­i­tos com cola quente.

 

11 | Use a pon­ta para der­reter um furo liso no fun­do do copo, com largu­ra sufi­ciente para inserir um pal­i­to.

 

12 | Cole o car­retel no cen­tro do pra­to, sem deixar cola no furo.

 

13 | Cen­tral­ize o copo plás­ti­co sobre o car­retel e pra­to. Insira e alin­he os copos do cata-ven­to e canudos. Cole a bor­da do copo no pra­to.

 

14 | Parabéns, você con­stru­iu um anemômetro bási­co! Faça um teste asso­pran­do os copos para ver se giram livre­mente.

 

Medir a velocidade do vento

 

Ago­ra que você já fez o anemômetro bási­co, você pode deter­mi­nar a veloci­dade do ven­to em quilômet­ros por hora (km/h):

 

1 | Faça uma mar­ca grande e visív­el em um dos copos para aju­dar a con­tar as rotações.

2 | Se as condições do tem­po forem boas, meça a veloci­dade do ven­to fora da sala. Se não for pos­sív­el, use um secador ou ven­ti­lador. Com um cronômetro, con­te quan­tas vezes a mar­ca pas­sa por cer­to pon­to em 10 segun­dos.
Número de rotações:

3 | Para cal­cu­lar as rotações por segun­do, divi­da o número de rotações do item 2 por 10.
Rotações por segun­do:

4 | Ago­ra deter­mine a cir­cun­fer­ên­cia de rotação (3,14 x o diâmetro da estru­tu­ra do cata-ven­to). O diâmetro é o com­pri­men­to dos pal­i­tos que conec­tam dois copos do cata-ven­to – deve ser 24 cm (como deter­mi­na­do no pas­so 9 em “Con­stru­ir a estru­tu­ra de suporte dos copos”).
Cir­cun­fer­ên­cia rota­cional:

5 | Para deter­mi­nar a dis­tân­cia (em cm) per­cor­ri­da por segun­do, mul­ti­plique o número de rotações por segun­da pela cir­cun­fer­ên­cia.
Dis­tân­cia per­cor­ri­da por segun­do:

6 | Para deter­mi­nar a dis­tân­cia (em cm) per­cor­ri­da por hora, mul­ti­plique a dis­tân­cia per­cor­ri­da em um segun­do por 3.600.
Dis­tân­cia per­cor­ri­da em uma hora:

7 | Para con­vert­er para km/h – divi­da a dis­tân­cia (cm) per­cor­ri­da em uma hora por 100.000. O resul­ta­do é a veloci­dade do ven­to em km/h.
Veloci­dade do ven­to em km/h:

Ago­ra que você sabe como faz­er um anemômetro para desen­volver com sua tur­ma, com­par­til­he conosco os resul­ta­dos! Poste nas redes soci­ais com a hash­tag #Innovent­Tran­for­man­doAE­d­u­ca­cao e apareça em nos­sas mídias soci­ais.

Quer­e­mos trans­for­mar o ensi­no e acred­i­ta­mos que a tec­nolo­gia pode e deve ser usa­da para isso. Ven­ha com a gente trans­for­mar a edu­cação! Para maiores infor­mações sobre como você pode mod­i­ficar o ensi­no, acesse nos­so site www.innoventeducacional.com.br. Até a próx­i­ma!

 

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