Hoje a atividade do Hacking STEM da Microsoft para ser desenvolvida em sala de aula, hoje vamos aprender a fazer um anemômetro (básico).
O modelo básico, oferece suporte para os alunos calcularem matematicamente a velocidade do vento. Os alunos usam um cronômetro enquanto contam as rotações do anemômetro, então utilizam a matemática para determinar a velocidade do vento. Vamos começar?!
Os alunos constroem anemômetros de objetos cotidianos e os utilizam para medir a velocidade do vento. Veja os planos integrais de aulas mapeados para padrões NGSS e ISTE, materiais a atividades de apoio a esta unidade em: aka.ms/hackingSTEMwindspeed
O que você vai precisar
Material
1 pequeno prato de papel
1 copo plástico transparente de 350 ml
5 copos de papel de 350 ml
1 canudo de plástico
1 carretel de madeira
2 palitos de no mínimo
24 cm
Pistola de cola quente
Régua
Métrica
Lápis
Tachinha
Construir a base
1 | Desenhe uma linha tracejada a 5,5 cm da base do copo, ao redor da circunferência.
2 | Conecte os traços para fazer uma linha contínua. Corte o copo na linha.
3 | Faça dois furos com a tachinha, diametralmente opostos a 2 cm da base do copo.
4 | Nomeie este copo como copo padrão. As dimensões do padrão são um pouco diferentes do que os copos do cata-vento.
5 | Insira um copo no padrão. Desenhe uma linha na borda do padrão, corte e depois faça furos em todos os outros copos da linha.
6 | Faça dois furos no canudinho com a tachinha, a 5 cm do final. Os furos devem estar diametralmente opostos.
7 | Insira um palito nos furos.
8 | Repita o Passo 6 fazendo furos um pouco abaixo do primeiro, a 90º, para que, quando o segundo palito for inserido, forme-se um X.
9 | Remova os palitos do canudinho. Meça 24 cm e corte os dois na parte sem ponta na marcação feita. Descarte a parte com ponta.
10 | Substitua os palitos no canudinho. Junte os copos do cata-vento, arrumando-os para que estejam na mesma direção, e prenda os copos nos palitos com cola quente.
11 | Use a ponta para derreter um furo liso no fundo do copo, com largura suficiente para inserir um palito.
12 | Cole o carretel no centro do prato, sem deixar cola no furo.
13 | Centralize o copo plástico sobre o carretel e prato. Insira e alinhe os copos do cata-vento e canudos. Cole a borda do copo no prato.
14 | Parabéns, você construiu um anemômetro básico! Faça um teste assoprando os copos para ver se giram livremente.
Medir a velocidade do vento
Agora que você já fez o anemômetro básico, você pode determinar a velocidade do vento em quilômetros por hora (km/h):
1 | Faça uma marca grande e visível em um dos copos para ajudar a contar as rotações.
2 | Se as condições do tempo forem boas, meça a velocidade do vento fora da sala. Se não for possível, use um secador ou ventilador. Com um cronômetro, conte quantas vezes a marca passa por certo ponto em 10 segundos.
Número de rotações:
3 | Para calcular as rotações por segundo, divida o número de rotações do item 2 por 10.
Rotações por segundo:
4 | Agora determine a circunferência de rotação (3,14 x o diâmetro da estrutura do cata-vento). O diâmetro é o comprimento dos palitos que conectam dois copos do cata-vento – deve ser 24 cm (como determinado no passo 9 em “Construir a estrutura de suporte dos copos”).
Circunferência rotacional:
5 | Para determinar a distância (em cm) percorrida por segundo, multiplique o número de rotações por segunda pela circunferência.
Distância percorrida por segundo:
6 | Para determinar a distância (em cm) percorrida por hora, multiplique a distância percorrida em um segundo por 3.600.
Distância percorrida em uma hora:
7 | Para converter para km/h – divida a distância (cm) percorrida em uma hora por 100.000. O resultado é a velocidade do vento em km/h.
Velocidade do vento em km/h:
Agora que você sabe como fazer um anemômetro para desenvolver com sua turma, compartilhe conosco os resultados! Poste nas redes sociais com a hashtag #InnoventTranformandoAEducacao e apareça em nossas mídias sociais.
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