A história da transformação digital de uma escola

A história da transformação digital de uma escola

Deixar os velhos hábitos de lado leva tempo, a menos que você seja um educador dedicado e inovador da O’Dea High School.

Começan­do em agos­to do ano leti­vo de 2017–2018, O’Dea lançou um pro­gra­ma de um úni­co dis­pos­i­ti­vo com o Microsoft Sur­face . Pouco depois do lança­men­to, em out­ubro, o ger­ente de pro­du­to da Microsoft para a EDU, Mike Tholf­sen, vis­i­tou a insti­tu­ição. Ele vis­i­tou algu­mas salas para obser­var como os edu­cadores e alunos estavam usan­do oMicrosoft Teams e oOneNote Class Note­books. Mike fez per­gun­tas aos alunos e os ofer­e­ceu algu­mas dicas e truques no OneNote. Além dis­so, mostrou o ade­si­vo de unicórnio pati­nan­do, para a  ale­gria de uma tur­ma do 12º ano só de garo­tos. Depois de algu­mas vis­i­tas às salas de aula, Mike olha para o dire­tor de tec­nolo­gia edu­ca­cional e per­gun­ta: “Há quan­to tem­po O’Dea está usan­do o OneNote?” O queixo de Mike caiu quan­do o dire­tor respon­deu: “Dois meses.” Enquan­to cam­in­havam pelo corre­dor do colé­gio, viram que quase todos os pro­fes­sores estavam dan­do suas ativi­dades sob a ban­deira roxa de um Cader­no do OneNote.

A esco­la, todavia, não espera se tornar um mod­e­lo de mudança de ino­vação em TIC (Tec­nolo­gia da Infor­mação e Comu­ni­cação). A insti­tu­ição de meni­nos fun­da­da em 1923 pela Con­gre­gação dos Irmãos Cristãos, se orgul­ha da lon­ga tradição de for­mar home­ns de caráter, fé e serviço. Como orga­ni­za­ção, a O’Dea man­tém seus tal­en­tosos edu­cadores e, como resul­ta­do, tem uma baixa rota­tivi­dade de pro­fes­sores e um grande número de men­tores qual­i­fi­ca­dos que se orgul­ham de suas con­tribuições ao lon­go dos anos.

Quan­do o dire­tor de tec­nolo­gia edu­ca­cional foi con­tra­to pelo colé­gio em jun­ho de 2016, a visão do dire­tor Walk­er era que a insti­tu­ição se tor­nasse líder no uso de tec­nolo­gia em sala de aula e que tivesse um pro­gra­ma indi­vid­ual lança­do em Agos­to de 2017 — quinze meses a par­tir de quan­do o dire­tor de TE se jun­tou a equipe de colab­o­radores. Na época, a O’Dea tin­ha uma rede sem fio lim­i­ta­da, um lab­o­ratório de infor­máti­ca e uma fac­ul­dade com pou­ca exper­iên­cia em tec­nolo­gia para ensi­nar e apren­der. Essa tran­sição pre­cis­aria de todos a bor­do e, em muitos aspec­tos, o colé­gio já tin­ha as pes­soas cer­tas para levar adi­ante.

O então dire­tor de tec­nolo­gia edu­ca­cional, David Olinger, obser­vou o porque O’Dea é tão bem suce­di­do nos esportes cole­tivos. Seus pro­fes­sores e fun­cionários con­struíram essa visão e trans­for­mação em equipe e tra­bal­haram jun­tos para alcançá-la. Desse modo, enquan­to o CFO (dire­tor finan­ceiro) e o Dire­tor de Aju­da Finan­ceira tra­bal­havam na garan­tia dos recur­sos necessários, o Dire­tor de TI redesen­hou e admin­istrou a insta­lação de uma nova rede, já Dire­tor de Insta­lações geren­ciou uma refor­ma das salas de aula. E foi de respon­s­abil­i­dade de David, aju­dar os edu­cadores a ide­alizar como a tec­nolo­gia pode­ria ben­e­fi­ciar os alunos e cri­ar estraté­gias para mel­hor har­mo­nizar o uso de tec­nolo­gia dos edu­cadores durante essa trans­for­mação.

Enquan­to David ouvia a pre­ocu­pação da comu­nidade O’Dea sobre a tran­sição para uma esco­la volta­da para a tec­nolo­gia, ficou claro que, emb­o­ra muitas pes­soas apoiassem a mudança, tam­bém estavam pre­ocu­padas com o que a mudança sig­nifi­ca­va em relação às lições e recur­sos que havi­am acu­mu­la­do ao lon­go de anos na esco­la. Muitos dos pro­fes­sores do O’Dea inve­sti­ram mais de dez anos na esco­la e desen­volver­am cur­rícu­los e recur­sos que são efi­cazes e valiosos. Qual­quer adoção bem-suce­di­da de tec­nolo­gia avança­da pre­cis­aria se inte­grar facil­mente aos ambi­entes de apren­diza­do que os edu­cadores desen­volver­am ao lon­go dos anos. Por esse moti­vo, a insti­tu­ição ado­tou o Microsoft Sur­face, dis­pos­i­ti­vo de tin­ta dig­i­tal one-to-one e fun­da­men­tou os esforços de inte­gração e treina­men­to em torno do Office 365 OneNote . A trans­for­mação bem-suce­di­da da sala de aula dig­i­tal do O’Dea pode ser cred­i­ta­da a três ele­men­tos: a visão com­par­til­ha­da da lid­er­ança da insti­tu­ição, a adapt­abil­i­dade do Office 365 empar­el­ha­da com o Microsoft Sur­face e os líderes de tec­nolo­gia edu­ca­cional da esco­la.

Os líderes de tec­nolo­gia edu­ca­cional são um grupo de sete edu­cadores de difer­entes áreas de con­teú­do, com vari­a­dos con­hec­i­men­tos tec­nológi­cos, que con­cor­daram em se colo­car na dianteira como os primeiros adep­tos. Eles lid­er­aram dois dias de desen­volvi­men­to profis­sion­al durante o ano leti­vo de 2016–17, treinan­do o cor­po docente no OneNote , Dig­i­tal Ink­ing, Microsoft Forms e o Microsoft Sur­face. Nen­hum dess­es edu­cadores tin­ha exper­iên­cia em usar ess­es pro­du­tos em uma sala de aula indi­vid­ual, mas sua dis­posição de assumir o risco e se apre­sen­tar ness­es tópi­cos aju­dou a ger­ar um sen­ti­men­to de “esta­mos jun­tos” entre os pro­fes­sores. Esta equipe con­tin­ua ofer­e­cen­do sessões sem­anais de suporte e desen­volve opor­tu­nidades de desen­volvi­men­to profis­sion­al para os pro­fes­sores. Seus esforços aju­daram a super­ar a resistên­cia nat­ur­al à mudança que a maio­r­ia das insti­tu­ições enfrenta ao pro­mover novas ini­cia­ti­vas.

A comu­nidade esco­lar está ani­ma­da com o novo ambi­ente. O dire­tor-assis­tente Dr. Gre­go­ry Cox está impres­sion­a­do com o modo como a tec­nolo­gia apro­fun­dou a exper­iên­cia da O’Dea, afir­man­do: “A O’Dea tem um cor­po acadêmi­co sin­gu­lar­mente diver­so para uma esco­la par­tic­u­lar católi­ca e estou entu­si­as­ma­do com as opor­tu­nidades que as equipes e o OneNote ofer­e­cem para per­son­alizar a exper­iên­cia de apren­diza­gem. Nos­so ambi­ente Microsoft aju­da os edu­cadores a lidar com as lacu­nas indi­vid­u­ais de apren­diza­gem e fornece novos cam­in­hos para nos­sos alunos explo­rarem seus próprios inter­ess­es. ”

A pro­fes­so­ra de matemáti­ca Ms. Don­na Popich afir­ma: “Não demor­ou muito para eu me tornar com­ple­ta­mente ven­ci­da pelo Microsoft Sur­face e o Office 365! Não há mais papéis de lição de casa soltos e embo­la­dos no fun­do de uma mochi­la ou deix­a­dos esque­ci­dos embaixo da cama em casa. Quan­do per­gun­tei aos alunos sobre todas as novas mudanças, um aluno se levan­tou e gri­tou: “Eu amo isso!” Seu sen­ti­men­to pare­cia ecoar o sen­ti­men­to da maio­r­ia da classe. E até mes­mo eu, uma pro­fes­so­ra de matemáti­ca da vel­ha esco­la do papel e do lápis, pas­sou a amar toda essa mudança tam­bém! ”

Tom Schutte, que leciona no colé­gio há 26 anos, disse: “Antes do lança­men­to do pro­gra­ma Sur­face, eu esta­va pre­ocu­pa­do que min­ha eficá­cia fos­se prej­u­di­ca­da, porque eu não enten­dia com­ple­ta­mente o ambi­ente, mas depois de tra­bal­har com ele, acho inteligente, diver­tido, efi­caz e alta­mente profis­sion­al. É um novo pata­mar da min­ha vida como edu­cador ”.

A exper­iên­cia pos­i­ti­va dos edu­cadores foi apri­mora­da porque eles tiver­am que faz­er pou­cas con­fig­u­rações. O Microsoft School Data Sync criou uma equipe da Microsoft para cada cur­so e a preencheu auto­mati­ca­mente com os alunos. As equipes facil­i­taram o uso da fer­ra­men­ta de apren­diza­do mais pop­u­lar no 365 Suite, o OneNote Class Note­book. O OneNote rev­olu­cio­nou a for­ma como nos­sos edu­cadores pro­je­tam exper­iên­cias de apren­diza­do, orga­ni­zam e dis­tribuem mate­ri­ais e avaliam o apren­diza­do dos alunos. O dire­tor musi­cal da O’Dea, Dan Ruiter, está usan­do a capaci­dade do OneNote de gravar áudio através do Microsoft Sur­face para per­son­alizar o feed­back que ele dá aos músi­cos no Band and Choir. “Os alunos ape­nas gravam suas sessões práti­cas e eu pos­so deixar o feed­back dire­ta­mente na pági­na. Isso me aju­da a per­son­alizar a instrução e efe­ti­va­mente respon­s­abi­lizar os alunos”, diz.

Já o pro­fes­sor e con­sel­heiro Lawrence Kight rap­i­da­mente se tornou um usuário habil­i­ta­do do OneNote e falou sobre uma descober­ta pre­coce que fez: “Uma das coisas que desco­bri sobre o OneNote é que eu pode­ria pegar mate­ri­ais didáti­cos do meu volu­moso diretório de arquiv­os e ‘impri­mi-los’ nas seções apro­pri­adas, gru­pos de seções e cader­nos para maior facil­i­dade de revisão e uso. Isso me per­mi­tiu ver, mais clara­mente, as grandes ideias e lições de ensi­no que acu­mulei ao lon­go dos anos em tan­tos arquiv­os. Ser capaz de ver min­ha bib­liote­ca de mate­ri­ais didáti­cos úteis e adap­táveis ​​com mais facilidade,foi um momen­to impor­tante em meus esforços para faz­er a tran­sição para uma for­ma mais dig­i­tal de ensi­nar e apren­der. ”

Ain­da fal­ta muito para con­cluir o cresci­men­to da trans­for­mação do O’Dea em sala de aula dig­i­tal. Inspi­ra­dos pela natureza arro­ja­da, adapt­abil­i­dade e aber­tu­ra da comu­nidade para novas ideias, eles abraçaram pos­i­ti­va­mente esse novo par­a­dig­ma e estão curiosos e explo­ran­do as muitas pos­si­bil­i­dades inter­es­santes que a tec­nolo­gia abre para o ensi­no e o apren­diza­do.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *