Uma professora de artes da língua inglesa da oitava série da Sterling Middle School em Quincy, Massachusetts, ficou tão desapontada com os requisitos sufocantes do currículo escolar, que considerou uma mudança de carreira.
“Somos tão pressionados em relação as avaliações, que algumas das coisas que as crianças adoram ficam limitadas. É possível fazer o currículo escolar de outra maneira e não apenas enrolar”. diz Elise Higgins-Steele.
Ao invés de se conformar com isso, a professora decidiu fazer algo a mais, o que a levou a um novo e excitante projeto. Graças a uma parceria bem sucedida entre Hearts on Fire e Skype na sala de aula , os professores agora têm acesso a oradores inspiradores e um conteúdo inovador on-line. Os palestrantes da página Visionary Hearts on Fire sabem como atiçar a curiosidade e o idealismo natural dos alunos, mostrando o impacto que apenas uma pessoa pode ter no mundo. Foi quando Elise encontrou o currículo da Girl Rising .
“Decidi dar aulas porque queria que as crianças gostassem de aprender”, diz ela. “Eles adoram ouvir sobre questões e pessoas de todo o mundo — o que significa ser no mundo, sobre seus direitos e lidar com sua própria identidade. Meninas que estão entrando em suas próprias histórias de amor, de coragem, adoram quando é real “.
Girl Rising é uma campanha mundial para a educação e empoderamento de meninas. A campanha usa o poder da narrativa, através de filmes e outros meios de comunicação, para mudar a forma como as pessoas pensam e valorizam a educação das meninas.
As discussões animadas abriram uma nova porta de interesse e entusiasmo entre os alunos e, no final, até mesmo os meninos estavam envolvidos, comenta a professora.
“Eles participaram de tudo. Fizeram projetos e incríveis obras de arte com base em estatísticas mostradas nos materiais da Girl Rising. Falamos sobre o mundo em desenvolvimento, onde os meninos estão sendo pressionados para se tornarem crianças soldados e onde a causa número 1 de mortes de meninas é o parto. Para ilustrar isso, os meninos criaram um projeto com 4 mulheres de tamanho natural com um X através de cada um “.
No entanto, Elise admite que incorporar o currículo da Girl Rising requer compromisso. No caso dela, significa reservar blocos de 50 minutos de aula por seis semanas. Além disso, a professora envolveu a comunidade, realizando exibições do documentário “Girl Rising” , entre outros vídeos.
“O trabalho é duro, mas os resultados são surpreendentes. É gratificante!”.
Utilizando as ferramentas disponíveis por meio da iniciativa Hearts on Fire / Skype na sala de aula , os professores têm um caminho livre para promover a empatia nos alunos e torná-los cidadãos globais, interessados em questões que vão além do seu próprio quintal.
“Eu sinto que meus alunos vão mais longe naquele mês do que com qualquer livro didático ou revisão para teste”, diz Elise. “No final, todos se importarão mais com o mundo, até mesmo com as crianças com as quais eu tenho que me importar e discutir mais sobre isso”.
Leslie Schaffer, professora de estudos sociais da nona série da Drew Charter School em Atlanta, Georgia, concorda. A escola escolhe o STEAM com a aprendizagem baseada em projetos, preparando o cenário para que os alunos solucionem problemas mundiais reais.
“Com o Skype em sala de aula fica mais fácil eu conectar meus alunos com pessoas do mundo real”, diz Leslie. “Nem sempre é viável colocá-los em um ônibus e levá-los para algum lugar. Os palestrantes podem não ser locais. Isso torna a conexão muito mais simples e eficiente. ”
Usando um notebook simples com um microfone embutido, Leslie conectou sua sala com o produtor sênior da Girl Rising, Kayce Freed Jennings, cuja a apresentação sobre o conteúdo da campanha foi tão legal, que as crianças ficaram encantadas, inclusive os meninos.
“Todo menino tem uma mulher importante na sua vida, uma mãe forte, uma avó ou professora. Uma mulher que mudou sua vida de alguma forma, então eles conseguiram fazer a conexão “, diz Leslie.
A turma da professora Leslie ficou tão atraída, que queriam que todas as disciplinas da 9 ª série envolvessem o projeto GR e foi o que aconteceu.
A aula de inglês trabalhou com poesias, em Ciências eles se concentraram nas conquistas de mulheres cientistas, já em Matemática reuniram dados sobre os papéis de gênero. Em Geografia, os alunos marcaram num grande mapa da África as fronteiras e limites atuais e o impacto de doenças. Enquanto isso, a aula de Arte contribuiu com brilhantes exibições visuais.
Leslie sonha com o dia em que os alunos tenham sua própria plataforma para acessar as mentes mais brilhantes, os inovadores da mudança social e estudantes como eles que vivem em culturas e circunstâncias radicalmente diferentes do resto do mundo.
“Eu adoraria que meus filhos pudessem entrar no Skype durante a aula para procurar, encontrar e se conectar com especialistas em diversas áreas de estudo, diz Leslie.
A professora Elise Higgins-Steele faz uma outra observação: “As crianças são bombardeadas com imagens e mensagens e não sabemos o que estão interiorizando. Apresentar plataformas para que discutam e analizem o que leem e ouvem na mídia é uma das maiores coisas que podemos fazer como educadores hoje”.
Se eles estão na escola primária ou secundária, sejam eles apaixonados pelos animais, pelo planeta ou por questões cotidianas como o bullying, os estudantes podem visitar www.HeartsonFire.org e ler sobre os jovens visionários que estão fazendo a diferença de diversas maneiras e aprender como eles também podem ser a faísca que muda o mundo.