Cerca de quatros anos atrás, com indicação de um reitor na minha universidade, comecei a oferecer cursos online no programa de estudos clássicos, conde ensino e atuo como diretor.
Meu programa foi um dos primeiros a oferecer aulas online na College of Liberal Arts & Sciences, o que foi uma surpresa para muitos, especialmente devido a reputação de programas clássicos para ensinar línguas mortas com livros antigos e empoeirados.
Uma vez que eu fiz a escolha para começar a entrar em linha, eu comecei a procurar as conferencias edtech e eLearning, para que eu pudesse aprender sobre as melhores práticas e ver quais ferramentas de tecnologia instrucional estavam lá. Uma das primeiras ferramentas que encontrei foi o OneNote.
Quando o apresentador da Microsoft começou a explicar e demonstrar o OneNote, me perguntei, onde você esteve em toda a minha vida? Por isso gostaria de compartilhar algumas das formas em que usei o OneNote no meu ensino, aconselhamento estudantil e administração de programas no ensino superior.
Ensino
Nas minhas aulas do campus, comecei a usar o Espaço de Colaboração para que os alunos assumam um papel mais ativo no trabalho com o material do curso. Eu costumava ler minhas aulas de Arte e Arqueologia em Arte Grega e Romana e notei que os alunos não pareciam particularmente envolvidos. Então, eu reduzi minhas palestras semanais para uma breve visão geral e consegui os alunos trabalhando em pesquisa do próprio material da semana. Eu dividi alunos em grupos de três ou quatro, e atribuí um site para cada grupo. Eu configurei uma seção no espaço de colaboração para o tópico de cada semana e uma página dentro dessa seção para o site de cada grupo. Eu dei diretrizes dos alunos sobre que tipo de informação a serem procurados, sites confiáveis onde eles poderiam encontrar as informações e pedi que decidissem como dividir o trabalho dentro de cada grupo. Uma semana durante a minha aula de arte e arte arqueológica de graduação, um grupo trabalhou nas Basílicas Julia e Aemilia no antigo fórum romano. Estudantes postaram imagens, incluindo: um plano do fórum com as basílicas etiquetadas, fotos dos restos como vistos hoje, uma imagem de uma das basílicas, descrita em uma moeda romana, e informações sobre o que os edifícios foram feitos, seu estilo, sua função, citações de autores antigos sobre os edifícios, história relevante e uma bibliografia de fontes.
Uma página do OneNote é ideal ara conteúdos nessas aulas sobre arte e arqueologia porque as imagens são tão facilmente publicadas. No último dia de aula de cada semana, estudantes de cada grupo apresentaram sua página para a aula, e todos os alunos tiveram guias de estudo no caderno de classe de todo o material da semana, que eles se reuniram. Em vez de ouvir passivamente as palestras e tomar notas tediosamente, os alunos assumiram um papel ativo no processo de aprendizagem. Não só eles aprenderam o material da semana, mas também ganharam habilidades valiosas: como pesquisar, como avaliar fontes, como resumir e apresentar material, como trabalhar com colegas em um projeto.
O Espaço de colaboração no OneNote também provou ser útil nas minhas aulas online. Em uma aula de pós-graduação em Arte e Arqueologia Gregas, fiz que os alunos escrevessem postagens de blog no Espaço de Colaboração, cobrindo o que achavam interessante do material da semana. Durante parte de nossa sessão de classe síncrona online, consegui facilmente compartilhar o OneNote através do nosso programa de conferencia na web, Zoom e, em seguida, clicar em páginas de blog de alunos, passando de um para o outro, a medida que a discussão evolui. Nas minhas aulas de pós-graduação, os alunos apresentam tópicos e artigos acadêmicos por semana e o espaço de colaboração é uma excelente ferramenta para organizar as apresentações. Eu configurei uma mesa com artigos acadêmicos e tópicos postados para cada semana, peça aos alunos que se inscrevam para suas apresentações preferidas, e antes da aula todas as semanas, os alunos presentes colocam um PowerPoint ou documento do Word, que eu abrir e compartilhar no zoom enquanto o aluno fala. Todos os alunos, então, tem uma coleção das apresentações no espaço de colaboração para referência.
Os recursos de desenho do OneNote aumentou bastante as minhas aulas de literatura e língua grega e latina antigas. Analisar uma oração grega ou latina é essencial para a tradução e a anotação pode ajudar grandemente a ilustrar como todas as diferentes partes de uma oração funcionam juntas. À medida que discutimos a gramática e o significado das palavras em uma frase, eu posso anotar durante a aula no meu Tablet Surface ao projetar a página no OneNote. Não só a anotação ajuda a esclarecer as construções gramaticais complexas nas frases, mas todo o trabalho que fazemos nessas frases em sala de aula é automaticamente salvo para os alunos se referirem ao estudar mais tarde.
Avisando
OneNote é uma excelente ferramenta para aconselhar estudantes. Como diretora do Programa de Estudos Clássicos em Villanova, aconselho todos os graduados, bem como todos os estudantes de pós-graduação em nosso programa de mestrado. Anteriormente, eu criaria manuais de programas de livros clássicos e enviaria inúmeros e-mails para estudantes (o que perderia inevitavelmente), sempre que tive que compartilhar informações que não pertenciam a página do programa ou que precisavam ser alteradas ou atualizadas com frequência. Desde então, criei um OneNote para meus alunos de graduação e outro para meus alunos de pós-graduação. Na Biblioteca de Conteúdo, listar os requisitos de licenciamento, informações para programas de estudo no exterior para a Itália e Grécia, links para organizações profissionais no campo, listas de cursos para semestres atuais e futuros, informações para trajetórias de carreira e muito mais.
No Espaço de Colaboração, tenho uma seção Who’s Who, onde os alunos podem publicar uma página biológica e conhecer-se (particularmente útil na construção de comunidade em nosso programa de graduação, que inclui aprendentes a distância), bem como páginas de inscrição para aconselhar compromissos durante a semana do registro do curso. Nos cadernos individuais dos alunos, cada aluno e eu podemos acompanhar o progresso do curso e as questões e as questões de orientação, enquanto os alunos podem postar objetivos de carreira, currículos e cartas de acompanhamento com as quais eles precisam ajudar.
O uso do OneNote para o aconselhamento dos alunos me permitiu fornecer informações atualizadas do programa para alunos, criar comunidade entre os alunos e oferecer uma experiência de aconselhamento mais aprimorada e personalizada para cada aluno.
Administração
Como diretora de Estudos Clássicos, faço reuniões regulares com meus professores. OneNote Staff Notebook foi uma excelente ferramenta para acompanhar as agendas e os minutos das reuniões e publicar tarefas de ensino de professores e cada semestre.
Eu tenho idéias de postura de faculdade para falantes convidados e eventos no Espaço de Colaboração, onde eles também podem adicionar itens de nota para entrar em nossa newsletter e colaborar em várias iniciativas de programas. Nos cadernos individuais da faculdade, posso publicar avaliações e relatórios de observação de classe. O OneNote da equipe ajudou com a organização do programa e permitiu que todas as faculdades se envolvessem nas atividades do programa.