Para Mirela Tanc, uma professora do ensino secundário em Oltea Doamna, em Oradea, na Romênia, ensinar é mais do que apenas um trabalho – é uma paixão que definiu toda a sua vida, ao longo de sua carreira de 20 anos.
“Quando criança, eu vi o quanto de prazer que o ensino deu aos meus pais, e eu sabia que era isso que eu queria fazer quando cresci. Eu não podia esperar para mudar o mundo”.
Um membro ativo do programa Microsoft Innovative Educator, Mirela foi apresentando ao potencial da plataforma educacional da Microsoft por Rashmi Kathuria – uma professora da índia – em 2016. Hoje, ela tem quase 90 emblemas e certificados que mostram sua competência no vasto da Microsoft oferta de ferramentas e serviços educacionais.
Representante da Romênia na cimeira Educação Exchenge (E2) em, Mirela também trabalhou em inúmeros projetos e iniciativas educacionais de professores e alunos em todo o mundo, e vai ajudar a organizar uma conferência em fevereiro chamado “Ensino na 21 Century — exemplos de boas práticas”, que também contará com a participação de professores do exterior.
Se virtualmente viajar para interagir com professores e estudantes em 17 países durante o Skype-a-thon global mais recente, para compartilhar o conhecimento com outros educadores como Microsoft Trainer, Mirela acredita que o futuro da educação europeia é brilhante – e ela está entusiasmada com o que venha.
Moldando mentes jovens para o futuro
“Eu amo trabalhar com meus alunos”. Explica Mirela. “Meu trabalho me inspira e isso me motiva. Isso sempre me faz melhorar. Eu acredito que os professores podem ajudar as crianças a descobrir, refletir e fornecer orientação”.
Esta orientação e preparação para o futuro é um papel importante para os professores de hoje, especialmente com o crescente hiato de habilidades digitais. De acordo com um estudo realizado pela Word Innovation Summit for Education, 93% dos empregos atuais exigem pelo menos um nível mínimo de habilidades digitais – e a importância dessas habilidades em futuros mercados de trabalho aumentará, à medida que a nuvem, a AI e outras tecnologias continuem para crescer em uso e importância.
Promover as habilidades e o entusiasmo pela tecnologia em estudantes de uma idade jovem é, portanto, crucial para assegurar que os alunos estejam preparados para o futuro – e os alunos de Mirela não têm experiência.
Em suas aulas, a Mirela usa o Minecraft, OneNote, Sway, Skype, Paint 3D e muito mais, usando a tecnologia para inspirar os alunos de maneiras que os métodos de ensino tradicionais não conseguem, desbloqueando um mundo de nova criatividade:
“Como professora de literatura, inicialmente não pensei que Minecraft me ajudaria. No entanto, pensei em como eu poderia encorajar os alunos a ler aplicando suas habilidades existentes”.
“Pedi-lhe para criar uma cena de um livro em Minecraft, antes de analisa-lo. Para construir a cena, eles, obviamente, tiveram que ler e realizar pesquisas, conseguir mais motivação do que os métodos clássicos de ensino”.
A Minecraft: Education Edition revelou sua atualização de Química na conferência de educação do BETT, permitindo que as crianças explorem inúmeras experiências interativas e lições destinadas a ajuda-los a explorar o mundo da química – especialmente útil para as escolas que não têm o orçamento para executar experiências reais com custos em equipamentos e materiais.
O uso da tecnologia é claramente uma base vital da abordagem da Mirela para educação: “A criatividade é a chave para preparar os alunos de hoje para o mundo de amanhã. Ele habilita a próxima geração a ser pensadores livres que são capazes de criar novos conceitos e produtos que podem mudar a forma como vivemos”.
Usando o Skype, em conjunto com Microsoft Translator, a Mirela compartilha suas idéias e aprende com estudantes e professores de todo o mundo. Através da Microsoft Educator Community, ela, junto com seus alunos, visitou museus e galerias de arte, viajou praticamente a uma fazenda no Quênia e aprendeu a criar personagens literários e a ouvir histórias, com a ajuda de outros professores nos EUA – para cite alguns exemplos.
Os exemplos de colaboração da Mirela com instituições em todo o mundo podem preencher páginas e páginas, e eles são um verdadeiro testemunho do poder colaborativo que a tecnologia oferece aos estudantes e aos professores.
“Mesmo que vivamos em um mundo de tecnologia, algumas habilidades sempre estarão em demanda: empatia, conexão, experiência, imaginação e valores claros. Todas essas coisas só podem ser ensinadas com um professor – e não com uma máquina”.
Uma responsabilidade coletiva de cultivar a curiosidade
Apesar da importância da tecnologia na educação, Mirela acredita que os pais e os professores têm a responsabilidade de assegurar que as crianças abracem essas novas ferramentas:
“Vivemos em um momento de transformação acelerada, e a única maneira de sobreviver é uma adaptação contínua e não negar a realidade. Temos o dever de integrar a tecnologia naturalmente na experiência da escola. Se nós exilarmos tecnologia nos portões, permaneceremos isolados e sozinhos”.
A geração de professores que não acompanharam a tecnologia está colocando seus alunos e eles mesmos, em desvantagem, ao não fornecer experiências de aprendizagem envolventes que desafiem e inspiram mentes jovens.
O papel de um professor, acredita Mirela, não é simplesmente transmitir informações, mas usar as novas ferramentas que a tecnologia fornece para apresentar informações de forma relevante e envolvente, proporcionando mais motivação para a aprendizagem.
Os benefícios de incentivar novas habilidades e maneiras de aprender em saca também são evidentes. Se os pais optarem por se aprimorar em conjunto com seus filhos, eles não só oferecerão motivação e encorajamento, mas também estarão melhorando seu próprio desenvolvimento.
O futuro do ensino
Nós já estávamos em um ponto em que as crianças de hoje nascem em um mundo onde as telas sensíveis ao toque, AI, ferramentas colaborativas e muito mais, são uma parte natural de nossas vidas. As crianças de hoje não veem a tecnologia como uma ferramenta – eles são nativos digitais.
No futuro, de acordo com Mirela, os professores serão mais do que apenas compartilhadores de conhecimento. Em vez disso, haverá um papel para orientar os alunos e ensiná-los a criticar a informação – como não acreditar que tudo o que lê na internet é correto e que essas fontes sempre sevem ser verificadas.
“Mesmo que vivamos em um mundo de tecnologia”, afirma Mirela, “algumas habilidades sempre estarão em demanda: empatia, conexão, experiência, imaginação e valores claros”. Todas essas coisas só podem ser ensinadas com um professor – e não com uma máquina. O papel do professor é encontrar o equilíbrio”.