O programa de especialistas em inovação da Microsoft Innovation Educate (MIE) conecta professores de alto potencial em toda a Austrália – e de todo o mundo – para compartilhar sua visão e experiência na aplicação de tecnologia na sala de aula.
Nós nos sentamos com Marianne Grasso, diretora adjunta da Escola Pública de Bonnyrigg, para descobrir como ela orientou a aprendizagem digital e a adoção de RTI em uma das áreas socioeconômicas mais baixas de Sydney.
Marianne, você encontrou inicialmente o Microsoft OneNote há alguns anos. Qual o potencial que você viu nisso no momento?
Quando me deparei com o OneNote, trabalhei como bibliotecário de professores e coordenador de TIC na Escola Pública de Bonnyrigg, e imediatamente pensei: isso é tão eficiente! ”Os professores geralmente não colaboram muito bem no desenvolvimento de programa: todos escrevem seus próprios planos de aula a cada termo sem realmente ver o que seus colegas estão fazendo. Com uma plataforma comum, como a OneNote, para trabalhar e compartilhar ideias, você economizaria muito tempo e esforço – nenhum dos quais temos. Muito a perder em primeiro lugar!
Como você conseguiu comprar essa visão?
Eu decidi que a melhor maneira de demonstrar o valor do OneNote era ser minha própria cobaia: eu estava executando programas de biblioteca em k-6, afinal, o que me deu amplo tramando de amostra com o qual testar o software. Eu usei meu próprio notebook – na época, nossa escola tinha computadores de mesa predominante desatualizados – e, depois disso, um Old Surface Pro, que coloquei minhas mãos. Quando mostrei ao meu supervisor os resultados e capacidades do OneNotre, particularmente a capacidade de anotar planos de aula e trabalhos dos alunos em tempo real, ela imediatamente me disse: ö que podemos fazer para levar isso mais longe?”.
Nós passamos a pilotar o OneNote com um pequeno time experiente em tecnologia na escola, abrangendo os anos 3–4. Um monte de processos veio a julgamento e erro. Aprendi muito da comunidade da Microsoft e módulos de treinamento, mas nós precisamos entrar e jogar com o OneNote para descobrir o que poderia fazer para cada sala de aula individual. A menos que você brinque com isso, você nunca aprenderá o que realmente pode fazer para você e seus alunos.
Quais os benefícios que seus professores e alunos viram desde a adoção do OneNote?
A colaboração tornou-se muito mais simples! Trabalhamos colocando programas de esqueleto em nossos notebooks compartilhados do OneNote, que nossos professores podem então copiar em suas pastas pessoais e anotar durante suas aulas. Isso também nos dá uma visibilidade muito maior de como nossos professores estão fazendo: como supervisor de ensino, eu posso facilmente ver as notas dos professores, verificar seus objetivos de desenvolvimento pessoal e dar-lhes feedback muito mais eficiente com base no que eles experimentam na sala de aula. É ótimo não ter que lidar com resmas de papel.
Para as crianças, é tudo sobre o feedback. Eles adoram ver nossos pensamentos e sugestões aparecerem em tempo real em suas telas, e lhes permite editar e melhorar seu trabalho muito mais rápido também. Na verdade, o OneNote foi tão eficaz que serviu de justificativa para investir muito mais em hardware de TI que as crianças de outra forma não teriam acesso. Sua escola está em uma das áreas socioeconômicas mais baixas na NSW. Você enfrentou dificuldades devido a falta de recursos de TI que você mencionou antes?
Não depois, demonstramos que o OneNote poderia melhorar seriamente a aprendizagem e a colaboração. Esse piloto inicial nos levou a comprar cinco dispositivos da Surface Pro 4 para quantificar realmente os benefícios das capacidades de anotações e colaboração do OneNote – e quando os executivos da nossa escola viram os resultados, eles queriam os prós do Surface também! Agora, toda a escola usa o OneNote e todos os professores da sala de estar foram equipados com um dispositivo Surface Pro.
Estar em uma área socioeconômica baixa significa que precisamos ser sensíveis sobre os custos da tecnologia. Por exemplo, uma política de BYOD para os estudantes colocaria uma pressão indevida sobre os pais ara conquistar dispositivos que eles não podem facilmente pagar. Em vez disso, equipamos cada um dos nossos alunos do Ano 5 e 6 com seu próprio notebook que permanece na escola, para que eles possam usar o OneNote para trabalhar juntos em vários projetos. Isso lhes dá o acesso e a exposição a tecnologia que esperamos seja útil no ensino médio, sem colocar um encargo financeiro demais sobre os pais ou os recursos da escola.
Eu não diria que a economia da área nos impediu: sempre há uma solução se você e seus líderes estiverem alinhados com o que você deseja alcançar para seus alunos.
Como você respondeu a resistência a adoção digital entre o pessoal docente?
Eu acho que você precisa ser paciente e dialogar. Toda semana, eu dirijo uma sessão “Brekkie with a Techie”, onde eu e outros adotadores adiantados tomamos dúvidas e demos para professores interessados. Este ano, temos alguns professores novos que entraram na escola, então vamos aumentar e diversificar a forma como os treinamos para que todos ganhem terreno, independente do nível de familiaridade com o OneNote e outros softwares. Mas, enquanto você também continuar empurrando os limites, você estará em uma boa posição para educar os educadores e criar novas formas mais inovadoras de usar a tecnologia na sala de aula.
O programa MIE Expert ajudou com isso?
Absolutamente. Os módulos e recursos do MIE (Microsoft Educator Community) suportam muito o desenvolvimento profissional que administrei com outros professores. E a comunidade de educadores realmente me inspirou e me incentivou – podendo ir no Facebook ou Twitter e ver as melhores práticas que outros especialistas estão desenvolvendo. Lembro-me de um encontro de MIE, um dos professores estava falando sobre como ele usava Minecraft com seus alunos; agora, estaremos envolvidos no Programa de Acesso Antecipado do Departamento de Educação para Minecraft Education Edition para que nossos professores do ano 3–6 possam ajuda-lo em suas salas de aula.
Isso parece muito divertido – você tem metas específicas para isso ainda?
Não é específico, mas está tudo bem. Muitas coisas em que utilizamos o Minecraft e outras tecnologias virão de brincar e experimentar – assim como encontramos o valor no OneNote. Nossa escola é uma escola Early Action for Success e nosso objetivo é melhorar o desempenho dos alunos através de uma abordagem específica nos primeiros anos. O OneNote nos permite criar programas responsivos que se concentram nas necessidades dos alunos individuais e nos permitem monitorar e documentar o progresso do aluno facilmente. Eu acho que todos os professores precisam ter um senso de jogo ao usar a nova tecnologia – tanto para inspirar seus alunos quanto para promover sua própria aprendizagem. A tecnologia muda e se move tão rápido que você só tem que dar uma chance. – Marianne Grasso.