Professores, aprender te ajuda a ensinar!

Professores, aprender te ajuda a ensinar!

O programa de especialistas em inovação da Microsoft Innovation Educate (MIE) conecta professores de alto potencial em toda a Austrália – e de todo o mundo – para compartilhar sua visão e experiência na aplicação de tecnologia na sala de aula.

Nós nos sen­ta­mos com Mar­i­anne Gras­so, dire­to­ra adjun­ta da Esco­la Públi­ca de Bon­nyrigg, para desco­brir como ela ori­en­tou a apren­diza­gem dig­i­tal e a adoção de RTI em uma das áreas socioe­conômi­cas mais baixas de Syd­ney.

Marianne, você encontrou inicialmente o Microsoft OneNote há alguns anos. Qual o potencial que você viu nisso no momento?

Quan­do me deparei com o OneNote, tra­bal­hei como bib­liotecário de pro­fes­sores e coor­de­nador de TIC na Esco­la Públi­ca de Bon­nyrigg, e ime­di­ata­mente pen­sei: isso é tão efi­ciente! ”Os pro­fes­sores geral­mente não colab­o­ram muito bem no desen­volvi­men­to de pro­gra­ma: todos escrevem seus próprios planos de aula a cada ter­mo sem real­mente ver o que seus cole­gas estão fazen­do. Com uma platafor­ma comum, como a OneNote, para tra­bal­har e com­par­til­har ideias, você econ­o­mizaria muito tem­po e esforço – nen­hum dos quais temos. Muito a perder em primeiro lugar!

Como você conseguiu comprar essa visão?

Eu deci­di que a mel­hor maneira de demon­strar o val­or do OneNote era ser min­ha própria coba­ia: eu esta­va exe­cu­tan­do pro­gra­mas de bib­liote­ca em k-6, afi­nal, o que me deu amp­lo tra­man­do de amostra com o qual tes­tar o soft­ware. Eu usei meu próprio note­book – na época, nos­sa esco­la tin­ha com­puta­dores de mesa pre­dom­i­nante desat­u­al­iza­dos – e, depois dis­so, um Old Sur­face Pro, que colo­quei min­has mãos. Quan­do mostrei ao meu super­vi­sor os resul­ta­dos e capaci­dades do OneNotre, par­tic­u­lar­mente a capaci­dade de ano­tar planos de aula e tra­bal­hos dos alunos em tem­po real, ela ime­di­ata­mente me disse: ö que podemos faz­er para levar isso mais longe?”.

Nós pas­samos a pilotar o OneNote com um pequeno time expe­ri­ente em tec­nolo­gia na esco­la, abrangen­do os anos 3–4. Um monte de proces­sos veio a jul­ga­men­to e erro. Apren­di muito da comu­nidade da Microsoft e módu­los de treina­men­to, mas nós pre­cisamos entrar e jog­ar com o OneNote para desco­brir o que pode­ria faz­er para cada sala de aula indi­vid­ual. A menos que você brinque com isso, você nun­ca apren­derá o que real­mente pode faz­er para você e seus alunos.

Quais os benefícios que seus professores e alunos viram desde a adoção do OneNote?

A colab­o­ração tornou-se muito mais sim­ples! Tra­bal­hamos colo­can­do pro­gra­mas de esquele­to em nos­sos note­books com­par­til­ha­dos do OneNote, que nos­sos pro­fes­sores podem então copi­ar em suas pas­tas pes­soais e ano­tar durante suas aulas. Isso tam­bém nos dá uma vis­i­bil­i­dade muito maior de como nos­sos pro­fes­sores estão fazen­do: como super­vi­sor de ensi­no, eu pos­so facil­mente ver as notas dos pro­fes­sores, ver­i­ficar seus obje­tivos de desen­volvi­men­to pes­soal e dar-lhes feed­back muito mais efi­ciente com base no que eles exper­i­men­tam na sala de aula. É óti­mo não ter que lidar com res­mas de papel.

 

Para as cri­anças, é tudo sobre o feed­back. Eles ado­ram ver nos­sos pen­sa­men­tos e sug­estões apare­cerem em tem­po real em suas telas, e lhes per­mite edi­tar e mel­ho­rar seu tra­bal­ho muito mais rápi­do tam­bém. Na ver­dade, o OneNote foi tão efi­caz que serviu de jus­ti­fica­ti­va para inve­stir muito mais em hard­ware de TI que as cri­anças de out­ra for­ma não teri­am aces­so. Sua esco­la está em uma das áreas socioe­conômi­cas mais baixas na NSW. Você enfren­tou difi­cul­dades dev­i­do a fal­ta de recur­sos de TI que você men­cio­nou antes?

Não depois, demon­stramos que o OneNote pode­ria mel­ho­rar seri­amente a apren­diza­gem e a colab­o­ração. Esse pilo­to ini­cial nos lev­ou a com­prar cin­co dis­pos­i­tivos da Sur­face Pro 4 para quan­tificar real­mente os bene­fí­cios das capaci­dades de ano­tações e colab­o­ração do OneNote – e quan­do os exec­u­tivos da nos­sa esco­la viram os resul­ta­dos, eles que­ri­am os prós do Sur­face tam­bém! Ago­ra, toda a esco­la usa o OneNote e todos os pro­fes­sores da sala de estar foram equipa­dos com um dis­pos­i­ti­vo Sur­face Pro.

Estar em uma área socioe­conômi­ca baixa sig­nifi­ca que pre­cisamos ser sen­síveis sobre os cus­tos da tec­nolo­gia. Por exem­p­lo, uma políti­ca de BYOD para os estu­dantes colo­caria uma pressão inde­v­i­da sobre os pais ara con­quis­tar dis­pos­i­tivos que eles não podem facil­mente pagar. Em vez dis­so, equipamos cada um dos nos­sos alunos do Ano 5 e 6 com seu próprio note­book que per­manece na esco­la, para que eles pos­sam usar o OneNote para tra­bal­har jun­tos em vários pro­je­tos. Isso lhes dá o aces­so e a exposição a tec­nolo­gia que esper­amos seja útil no ensi­no médio, sem colo­car um encar­go finan­ceiro demais sobre os pais ou os recur­sos da esco­la.

Eu não diria que a econo­mia da área nos impediu: sem­pre há uma solução se você e seus líderes estiverem alin­hados com o que você dese­ja alcançar para seus alunos.

Como você respondeu a resistência a adoção digital entre o pessoal docente?

Eu acho que você pre­cisa ser paciente e dialog­ar. Toda sem­ana, eu diri­jo uma sessão “Brekkie with a Techie”, onde eu e out­ros ado­ta­dores adi­anta­dos tomamos dúvi­das e demos para pro­fes­sores inter­es­sa­dos. Este ano, temos alguns pro­fes­sores novos que entraram na esco­la, então vamos aumen­tar e diver­si­ficar a for­ma como os treinamos para que todos gan­hem ter­reno, inde­pen­dente do nív­el de famil­iari­dade com o OneNote e out­ros soft­wares. Mas, enquan­to você tam­bém con­tin­uar empurran­do os lim­ites, você estará em uma boa posição para edu­car os edu­cadores e cri­ar novas for­mas mais ino­vado­ras de usar a tec­nolo­gia na sala de aula.

O programa MIE Expert ajudou com isso?

Abso­lu­ta­mente. Os módu­los e recur­sos do MIE (Microsoft Edu­ca­tor Com­mu­ni­ty) supor­tam muito o desen­volvi­men­to profis­sion­al que admin­istrei com out­ros pro­fes­sores. E a comu­nidade de edu­cadores real­mente me inspirou e me incen­tivou – poden­do ir no Face­book ou Twit­ter e ver as mel­hores práti­cas que out­ros espe­cial­is­tas estão desen­vol­ven­do. Lem­bro-me de um encon­tro de MIE, um dos pro­fes­sores esta­va falan­do sobre como ele usa­va Minecraft com seus alunos; ago­ra, estare­mos envolvi­dos no Pro­gra­ma de Aces­so Ante­ci­pa­do do Depar­ta­men­to de Edu­cação para Minecraft Edu­ca­tion Edi­tion para que nos­sos pro­fes­sores do ano 3–6 pos­sam aju­da-lo em suas salas de aula.

Isso parece muito divertido – você tem metas específicas para isso ainda?

Não é especí­fi­co, mas está tudo bem. Muitas coisas em que uti­lizamos o Minecraft e out­ras tec­nolo­gias virão de brin­car e exper­i­men­tar – assim como encon­tramos o val­or no OneNote. Nos­sa esco­la é uma esco­la Ear­ly Action  for Suc­cess e nos­so obje­ti­vo é mel­ho­rar o desem­pen­ho dos alunos através de uma abor­dagem especí­fi­ca nos primeiros anos. O OneNote nos per­mite cri­ar pro­gra­mas respon­sivos que se con­cen­tram nas neces­si­dades dos alunos indi­vid­u­ais e nos per­mitem mon­i­torar e doc­u­men­tar o pro­gres­so do aluno facil­mente. Eu acho que todos os pro­fes­sores pre­cisam ter um sen­so de jogo ao usar a nova tec­nolo­gia – tan­to para inspi­rar seus alunos quan­to para pro­mover sua própria apren­diza­gem. A tec­nolo­gia muda e se move tão rápi­do que você só tem que dar uma chance. – Mar­i­anne Gras­so.

 

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