Os dados têm um lugar em qualquer sala de aula, mesmo que você esteja ensinando música.
Utilizei o Power BI da Microsoft para visualizar dados que representam a forma como os meus alunos entram nas entonações de pitch e para mostrar com que precisão eles sintonizam seus instrumentos de cordas.
Embora normalmente seja comercializado como uma ferramenta de análise de negócios, o Power BI está disponível para educadores usando uma licença do Office 365 for Education. Assim como os outros apps do O365, o Power BI fornece uma tela e as ferramentas que eu preciso para ser criativo, exceto quando estou trabalhando com dados.
O Power BI permite que você faça mais do que apenas criar gráficos visuais a partir de tabelas de dados. Os seus dados visuais são dinâmicos, permitindo compreender melhor o que se está visualizando com alguns cliques. Os relatórios criados podem ser facilmente compartilhados com meus colegas e alunos, e obtendo as ferramentas de gerenciamento necessárias para controlar quem pode visualizar o que é criado. Os dados obtidos ajudam a orientar instruções, enquanto os dados de avaliação e os comentários informam a aprendizagem pessoal dos alunos.
Existem muitas ferramentas de avaliação que podem ser usadas com os alunos ara obter dados – Kahoot, Go Formativo, Socrático, praticamente qualquer coisa que me dê uma planilha no final da avaliação. Prefiro usar formulários do Office com mais frequência do que as outras ferramentas que tenho disponíveis, porque tenho uma flexibilidade mais criativa com o meu projeto de avaliação e os formulários do Office são fáceis de compartilhar e usar com meus alunos. Meus dados vivem em planilhas do Excel localizadas na minha pasta da escola no OneDrive. Isso permite uma conexão mais fácil entre o Power BI e meus dados.
Veja como ele fez:
Usando o Forms, um scanner de código de barras Bluetooth emparelhado com meu telefone e o Power BI, acompanhei todas as minas compras de instrumentos este ano. Meus alunos e eu podemos comparar a frequência de check-out de instrumentos ao longo do tempo com base no nível da aula, na classe e na comparação de Band vs. Strings sempre mais importante. A prática leva a perfeição, e agora tenho alguns dados para justificá-la aos meus alunos.
Avaliar corretamente as habilidades de entonação de meus alunos de cordas em um nível individual soa pesado. No entanto, usando o Forms e o Power BI este ano, consegui mostrar aos meus alunos suas tendências de escuta baseadas na corda e instrumentos que estão ouvindo, sua porcentagem de identificar corretamente a entonação das cordas de seus colegas e sua capacidade para ajustar as cordas de seus próprios instrumentos. A entonação correta em uma classe de cordas é incrivelmente importante.
Avaliar o desempenho individual dos estudantes de música é um processo demorado, especialmente com uma classe de mais de 50 alunos. Para sua avaliação, quero que meus alunos se concentrem no desempenho com o ritmo, o passo, as articulações/curvaturas, o tom e a postura corretos quando tocam. Para ajudar a reforçar esses conceitos importantes, avalio todos os alunos – e seus colegas de classe fornecem feedback quando realizam. Utilizamos o Forms para inserir pontuações e comentários construtivos para cada aluno. No final, no entanto, o que faço com as 2.331 respostas de feedback do aluno que eu tenho?
Ao importar meus dados no Power BI, posso organizar partituras e comentários específicos das seções do meu instrumento e alunos individuais, compartilhá-los com eles e usar esses dados para atividades de reflexão pessoal e atividades relacionadas ao crescimento mental.
Este ano, o departamento eletivo da minha escola está apoiando as habilidades ELA de nossos alunos com avaliações de compreensão de leitura. Usando as ferramentas do Office 365 como Forms, Excel, OneDrive e Power BI, podemos acompanhar a conquista de compreensão de leitura dos nossos alunos e filtrar os dados por período de aula, níveis de leitura do SBAC, padrões de âncora Common Core ELA e muito mais. Usando o Power BI, podemos filtrar os dados de avaliação para encontrar as necessidades específicas dos alunos, para que possamos criar intervenções apropriadas que apoiem suas habilidades de compreensão de leitura.
O Power BI foi um trocador de jogos na minha sala de aula. Minhas avaliações são cuidadosamente projetadas agora para que eu possa obter a informação certa que eu preciso sobre o aprendizado e as habilidades dos meus alunos através do Power BI. Posso compilar informações e devolver aos meus alunos imagens visíveis facilmente personalizáveis que provocam sua metacognição. Ao usar o Power BI para me ajudar a analisar a aprendizagem na minha classe, posso tomar as decisões certas sobre o local a seguir, aumentando as realizações de cada aluno.