5 dicas sobre Metodologias modernas para sala de aula e gestão de TI

5 dicas sobre Metodologias modernas para sala de aula e gestão de TI

1) Aumentar a produtividade geral com melhor conexões on-line

Inter­ações de mes­mo nív­el para ofer­e­cer uma opor­tu­nidade essen­cial de com­par­til­har as mel­hores práti­cas, mod­e­los e out­ros recur­sos valiosos, espe­cial­mente na edu­cação. Usuários da esco­la, dos fun­cionários aos estu­dantes, fazem o seu mel­hor tra­bal­ho quan­do estão alin­hados com a comu­nidade edu­ca­cional de for­ma mais ampla,  com o seu tra­bal­ho ime­di­a­to e soci­ais de grupos.Mais usuários estão aces­san­do serviços de com­putação de casa com­puta­dores e celu­lares, apoiar uma var­iedade de conexões de rede enquan­to pro­tege dados de usuários e a esco­la pre­cisa ser uma pri­or­i­dade para a insti­tu­ição.

 

 

 

Os estu­dantes que exper­i­men­tam uma sen­sação de prox­im­i­dade de seus cole­gas têm uma fonte mais forte de recur­sos inte­ri­ores. Eles percebem-se mais com­pe­tentes e autonomos e têm níveis mais ele­va­dos de de moti­vação intrínse­ca. Estes recur­sos inte­ri­ores por sua vez pre­veem enga­ja­men­to e desem­pen­ho.” – Karen Oster­man, Edu­cado­ra.

 

2) Como a nuvem pode aumentar a colaboração?

Você pode reunir as pes­soas auto­mati­ca­mente escol­hen­do fer­ra­men­tas dig­i­tais que são pro­je­tadas para ofer­e­cer suporte a equipes pres­en­ci­ais e remo­tas. Serviços basea­d­os em nuvem, tais como e-mail, men­sagens instan­tâneas, reuniões online, com­par­til­hamen­to de arquiv­os e espaços pro­te­gi­dos de tra­bal­ho on-line tem um bene­fí­cio especí­fi­co, suporte a comu­ni­ação em tem­po real.

Pro­cure recur­sos como bate-papo, alta qual­i­dade de áudio e vídeo, white­board­ing, com­par­til­hamen­to de tela, agen­da­men­to de assistên­cia e gravação e con­troles de repro­dução. Estes aju­dam pro­fes­sores, fun­cionários e alunos a com­par­til­har ideias, doc­u­men­tos e detal­h­es do pro­je­to, como ano­tações de reunião e lis­tas de tare­fas. Con­fig­u­rar lem­bretes de atribuição de econo­mia de tem­po, onde as expec­ta­ti­vas acadêmi­cas e arquiv­os são facil­mente acessíveis.

Com a tec­nolo­gia cloud, esco­la e comu­nidade de apren­diza­gem profis­sion­al super­am desafios de dis­tân­cia e tem­po. As pes­soas podem ago­ra serem co-autoras em doc­u­men­tos em tem­po real. Opções de armazena­men­to on-line robus­to tor­na-se viáv­el para indi­ví­du­os e equipes com­par­til­harem arquiv­os de for­ma segu­ra, de qual­quer lugar. E é mais fácil ver como os pro­je­tos estão pro­gredin­do com grá­fi­cos e indi­cadores de sta­tus de tare­fas inter­no.

Ser capaz de aces­sar meu e-mail de difer­entes dis­pos­i­tivos é real­mente útil. Não estou amar­ra­do a qual­quer com­puta­dor, eu pos­so usar um smarth­phone ou tablet e toda esta aju­da com o tra­bal­ho que estou fazen­do porque eu pos­so aces­sar meu tra­bal­ho em qual­quer lugar, se em casa ou quan­do estou fora.” – Major de comu­ni­cações em mas­sa Osama Dari, Uni­ver­si­dade de Qatar.

 

 

3) Sincronizar dados de escolas, armazenamento de arquivos e ferramentas de comunicação

Inter­op­er­abil­i­dade de dados é uma área de alta pro­priedade para a esco­las com pro­je­tos de TI, com 73% da lid­er­ança IT, respon­den­do a uma pesquisa recente de CoSN, indi­can­do que eles estão plane­jan­do ou imple­men­tan­do uma nova solução de dados que habili­ta os sis­temas de TI a per­mi­tir o aces­so a infor­mações atu­al­izadas, mes­mo estu­dante (SIS), dados insti­tu­cionais e de classe, assim suas esco­las podem obter bene­fí­cios como atribuições automáti­cas e licen­ci­a­men­to de app que se alin­ham com lis­tas de classe em tem­po real.

Uma mel­hor práti­ca é armazenar arquiv­os em dri­ves com­par­til­ha­dos on-line para que mem­bros do grupo pos­sam aces­sar e mod­i­ficá-los inde­pen­den­te­mente do fuso horário ou local­iza­ção. Per­mi­tir que os usuários escol­ham as fer­ra­men­tas de comu­ni­cação que preferirem, tais como e-mail, men­sagens instan­tâneas, com­par­til­hamen­to de tela, video­con­fer­ên­cia, cal­endários agre­ga­dos ou um espaço de tra­bal­ho com chat per­sis­tente.

 

4) Aplicativos e serviços que permitem que os professores possam se conectar com os alunos

A natureza do tra­bal­ho está mudan­do rap­i­da­mente. Pro­cure por tec­nolo­gias que per­mi­tam  que os pro­fes­sores pre­parem os alunos para ambos os esti­los de tra­bal­ho indi­vid­ual e colab­o­ra­ti­vo. Uso de soluções de nuvem para autom­a­ti­zar a exper­iên­cia de apren­diza­gem em equipe e indi­vid­ual em sala de aula, uti­lizan­do Gam­i­fi­cação, pesquisas on-line, ques­tionários, for­mulários e livros dig­i­tais e out­ros recur­sos.

Alguns desafios de apren­diza­gem são mel­hores trata­dos com instrução per­son­al­iza­da. O recentes pesquisas mostram que 80% dos admin­istradores esco­lares relatam que sua insti­tu­ição está usan­do con­teú­do dig­i­tal para ofer­e­cer aulas indi­vid­u­al­izadas, per­mitin­do que os alunos para a apren­dam de for­ma inde­pen­dente e crian­do assim maior atenção dos estu­dantes. Com as novas tec­nolo­gias, comen­tários asso­ci­a­dos a uma atribuição e respostas a per­gun­tas de esclarec­i­men­to podem ser entregues na pri­vaci­dade de uma inter­ação 1:1 quan­do necessário.

 

 

Essas cri­anças são tão preparadas…quando chegarem ao colé­gio, eles vão enten­der o que sig­nifi­ca entre­gar o dev­er de casa dig­i­tal­mente, eles vão enten­der como se conec­tar a uma rede de mídia social.” Robin Low­ell, Edu­cador Ino­vador Microsoft, Esco­la Estad­ual para Cegos de Wash­ing­ton.

 

 

Às vezes as esco­las pre­cisam encon­trar um meio ren­táv­el para per­mi­tir que os estu­dantes acessem recur­sos dig­i­tais fora de classe. O Coachel­la Val­ley Uni­fied School Dis­trict na Cal­ifór­nia serve Wi-Fi gra­tu­ito em ônibus esco­lares que estão esta­ciona­dos durante a noite em local­iza­ções cen­trais, para que alunos car­entes pos­sam ter aces­so à Inter­net, depois da esco­la. Encon­tre maneiras cria­ti­vas para ofer­e­cer a seus usuários o aces­so que pre­cisam em qual­quer lugar, a qual­quer momen­to.

 

5) Buscar e adotar as melhores práticas de segurança

De acor­do com uma pesquisa recente do con­sór­cio da rede esco­lar Norte Amer­i­cana, 62% dos lid­eres de TI clas­si­fi­cam pri­vaci­dade de dados de segu­rança cibernéti­ca dos estu­dantes como das prin­ci­pais pre­ocu­pações. 60% das imple­men­taram logon úni­co (SSO), um ele­men­to fun­da­men­tal  comum para a segu­rança online. Procu­rar uma solução SSO que auto­mati­ca­mente loga os usuários em ambos os locais e aplica­tivos basea­d­os em nuvem é sim­ples de implan­tar e admin­is­trar, com fun­cional­i­dade de reset/alterar sen­ha de auto-atendi­men­to.

 

 

Como sele­cionar e imple­men­tar novas tec­nolo­gias em sala de aula? Cer­ti­fique-se de doc­u­men­tar as medi­das tomadas para pro­mover a segu­rança e pri­vaci­dade. Fornecer uma políti­ca de  “uso aceitáv­el” da tec­nolo­gia com exem­p­los con­cre­tos e edu­car os alunos e pais sobre suas respon­s­abil­i­dades tam­bém é uma práti­ca essen­cial.

 

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