Saiba como a educadora Jeanne Caudill usou o OneNote para fortalecer a leitura de seus alunos e ajudar estudantes com dificuldades.
Nós podemos passar horas falando sobre as qualidades do OneNote porém só um professor com experiência em sala de aula, que conhece o cotidiano e as dificuldades de lecionar e aprender poderia falar com embasamento sobre potencialidades surpreendentes desta ferramenta educacional. Para isso trazemos as impressões de Jeanne e esperamos que ela seja relevante para educadores e gestores pedagógicos na resolução de dúvidas sobre como implementar o uso do OneNote.
“Eu ensino a primeira série, mas mesmo que ensinasse para o 6º grau ou ensino médio, se visse uma criança lutando com a compreensão e a fluência, saberia que as chances de que este aluno não possa reconhecer palavras básicas de visão é grande. Basta pensar nisso por um momento. Se uma criança não consegue ler as palavras de alta frequência, como ele ou ela pode se lembrar do que a frase está dizendo enquanto eles lutam através de cada palavra nessa frase? Depois de ver as ferramentas de aprendizado do OneNote do Fórum dos EUA em Denver, CO, comecei a sonhar com o uso do Reader Immersive para ajudar meus alunos com dificuldades para ler. Eu escrevi e obtive uma bolsa da Appalachian Renaissance Initiative (RI) para comprar um Surface Pro 4 e comecei minha pesquisa de ação.
Área de foco e/ ou pergunta de pesquisa:
A área de foco para o projeto de Pesquisa de Ação foi leitura de fluência. Se uma criança é um leitor que está lutando, lê lentamente e gasta muito tempo descodificando palavras que, por sua vez, levam a uma compreensão fraca. As taxas aceitáveis de fluência podem ser adquiridas com a prática repetida de leitura de passagens. Minha pergunta de pesquisa foi: “A prática independente com as Ferramentas de Aprendizagem da Microsoft no OneNote, apoiada por instrução diferenciada de grupos pequenos, resultará em uma melhoria de 25% ou maior nas taxas de fluidez de leitura entre alunos que possuem 1, 2 ou 3 na Medida de Desempenho Acadêmico de avaliação? “
À medida que o estudo de Pesquisa de Ação evoluiu, percebi que os alunos que precisavam de intervenção estavam tendo dificuldades ao simplesmente reconhecer as palavras visuais básicas, como “disse”, “o”ou “o que”. Adicionei estas passagens ao Immersive Reader, então as crianças poderiam ter uma prática repetitiva individualmente, comecei a criar um arquivo no OneNote de as seis a oito palavras que deveriam aprender semanalmente. Na primeira série, no final do ano letivo, deveriam ler 125 palavras básicas de alta frequência. E o que aconteceu parecia um milagre completo pra mim!
Os quatro alunos do estudo estavam lendo todas as palavras atribuídas até sexta-feira de cada semana. Não só lendo estas palavras fluentemente todas as semanas, mas eles estavam mantendo o reconhecimento das palavras de alta frequência, pois foram novamente testadas em avaliações sumativas.
Os alunos foram identificados como Student 1, Student 2, Student 3 e Student 4 para fins de privacidade. Eles foram selecionados para o estudo da seguinte forma:
- Os estudantes (identificados no início do ano das avaliações) que necessitaram de intervenções de leitura foram direcionados.
- Eu revisei os testes de Benchmark do nosso programa de leitura para fluência de leitura e outros estudantes direcionados.
- Os alunos já estavam recebendo intervenções RTI Nível 2.
- Os alunos foram testados semanalmente para a fluência da visão como uma avaliação formativa.
- Os alunos também foram testados em cada trimestre para reconhecimento de palavras à vista como parte de seu relatório de progresso.
A Pesquisa de Ação resultou no seguinte:
- Os alunos aumentaram drasticamente em sua visão reconhecimento de palavras.
- Todos os 4 alunos possuíam 80% ou mais capacidade de ler as suas palavras visadas.
- Um aluno, que só conhecia 3% da lista de palavras para a primeira série em setembro, agora pode reconhecer 100% das palavras para a automatização.
- No teste de Reading ( do início ao final do ano letivo), o Student 1 aumentou 16 pontos, o Student 2 aumentou 17 pontos, o Student 3 aumentou 19 pontos e o Student 4 aumentou 11 pontos. Este é um incrível crescimento de dois dígitos para estudantes que estão no Nível 2 para as intervenções de leitura.
Na minha opinião, o valor de usar o OneNote e o Immersive Reader para ensinar a fluidez da leitura é o seguinte:
- É fácil. Basta abrir o OneNote e selecionar uma nova guia. Nomeie a guia. Em seguida, digite cada palavra (uma por linha). Selecione “Immersive Reader”. Use o botão play para ouvir as palavras. Repita se necessário.
- É rápido. Posso digitar essas 6 a 8 palavras em menos de um minuto.
- É economia de tempo. Em vez de me sentar um a um com cada aluno e usar cartões, posso enviá-los para o Surface Pro 4 com fones de ouvido, e eles controlam quantas vezes eles praticam ler e ouvir as palavras. Agora estou livre ara trabalhar com outros alunos em pequenos grupos.
- É repetitivo. As palavras de visão precisam ser repetidas para que os alunos aprendam a automatização.
- É baseado em pesquisa com meu projeto de Pesquisa de Ação.
Porque isso é importante?
Mais de 50% das palavras usadas hoje em dia são as 125 palavras do currículo de primeiro grau. Pense nisso por um minuto. Se uma criança domina a leitura da palavra, ele ou ela terá uma base sólida para uma vida de leitura.
Uma tarde em Denver, Co, fiquei inspirada para descobrir uma nova maneira de ensinar os leitores que estão se esforçando depois da minha introdução ao Immersive Reader no US MIEE. O sucesso do programa foi compartilhado em duas Cúpulas patrocinadas pela Appalachian Renaissance Initiative, que milhares foram vistas internacionalmente. No E2 Education Exchange, o projeto ganhou a admiração de estudantes canadenses que o votaram como um premio “Kid’s Choice”. Finalmente, os alunos da minha escola exibiram este projeto na Rupp Arena em Lexington, KY, na competição estatal estadual de Programa de Liderança Tecnológica para Estudantes, onde mais de 11mil pessoas estiveram presentes.
Estou muito feliz e impressionada com o Immersive Reader for OneNote. Um programa tão fácil e poderoso não vem frequentemente. É por isso que a tecnologia é a nossa superpotência na minha sala de aula.