Brinnon é uma escola pequena com cerca de 60 crianças e aproximadamente seis educadores em tempo integral, os educadores desta escola em Washington estão procurando pensar grande, estabelecendo a estudantes de diferentes idade e níveis de confiança um caminho compartilhado para o sucesso.
Graças a paixão e ao conhecimento de Jeff Gearhart, coordenador de tecnologia do distrito escolar de Brinnon, eles descobriram este caminho através do Minecraft: Education Edition, um jogo digital que envolve descobertas, criação e colaboração. Com o Minecraft os alunos podem explorar novos mundos tridimensionais e construí-los em colaboração independente do seu nível de classificação e desempenho.
“Eu era um garoto tímido”, diz Jeff. ‘Me mantinha introspectivo em meu tempo de colégio. Nós temos muitos alunos assim aqui, que não querem sair da concha. Mas com o Minecraft, essas conchas se foram”.
Jeff viu um processo real naqueles estudantes, que são reservados na classe mas contribuem ansiosamente em sua comunidade virtual, recuperando parte dessa confiança. “Em um ambiente Minecraft e eles estão falando um com o outro e trabalhando em conjunto. Então quando deixam a sala de aula eles continuam interagindo e até mesmo desenvolvendo outros trabalhos”.
Os educadores da escola Brinnon e seus estudantes queriam compartilhar sua experiência com colegas- assim, Jeff e três estudantes foram conversar com os legisladores do estado de Washington sobre o uso do Minecraft em sala de aula. “Eu acho que nós quisemos mostrar, não pedir ajuda, mas plantar uma semente e mostrar o que o Minecraft pode fazer”, diz o estudante Deakon Budnek.
Familiaridade e conforto com jogos em um ambiente de aprendizagem também desenvolve habilidades diversas para o futuro, diz Jeff. “No momento em que terminaram com o ensino médio ou a faculdade e conseguem um emprego, terão a confiança de trabalhar em equipe e contribuir com o ambiente profissional.
Os desafios de Jeff dentro do jogo são exercícios de resolução de problemas situacionais, articulados em matemática prática, geografia e, em alguns casos, habilidades artísticas. “Você pode pedir a sua turma que trabalhem em um exercício onde precisam desenvolver uma grande casa, para isso eles precisam descobrir quais materiais usar, quantidade e etc”.
“Trabalhamos na Ciência e nós fizemos um mundo de Marte onde precisávamos sobreviver”, lembra Kaydence Yeoman, outro aluno do colégio Brinnon.
Jeff incentiva seus alunos a fazer as perguntas certas. “Eles têm materiais suficientes, como árvores para produtos de madeira? Tem água para agricultura?”
O Minecraft pode ser usado até mesmo para desenvolver habilidades de arte, desafiando os alunos a projetas um monumento para seu mundo virtual.
Jeff reconhece que nem todos os educadores serão tão interessados quanto ele na ideia de trazer jogos para a sala de aula. Mas ele acha que é importante ensinar esta geração de alunos nos termos e nas formas com que eles se sentem mais a vontade. “Quer nos agrade ou não, sempre haverá mudanças no mundo da educação”, diz ele. “Esta é uma plataforma de aprendizagem para estudantes que pode transformar a educação através da utilização de conteúdos tradicionalmente ensinados de forma clássica como por exemplo matemática de uma maneira totalmente diferente, lúdica e participativa”.