Tecnologia na educação: Reinventando o processo de escrita

Tecnologia na educação: Reinventando o processo de escrita

07Escritores bem sucedidos não nascem. Eles aprendem fazendo. Eles desenvolvem, praticam, refletem. Recebem comentários e crescem.

É um proces­so. Ensi­nar aos estu­dantes o proces­so é tão impor­tante quan­to os com­po­nentes téc­ni­cos da escri­ta. O proces­so aju­da os alunos a apren­der e a evoluir de uma bom para um óti­mo escritor.

Ensi­nar o proces­so de escri­ta evoluiu lenta­mente no decor­rer dos anos com o uso da tec­nolo­gia. Somente ago­ra, em vez de peque­nas mod­i­fi­cações no proces­so, o próprio proces­so de redação está sendo rein­ven­ta­do.

 

 

1) Atribuição

A trans­for­mação do proces­so de escri­ta começa com a for­ma como o edu­cador atribuir apps de escri­ta a seus alunos.

Com o Microsoft Class­room, é pos­sív­el ter uma pági­na ini­cial per­son­al­iza­da no Office 365 que per­mite geren­ciar todas as aulas em um só lugar. Cada classe é um grupo do O365 que inclui aces­so a atribuições, um cal­endário do Out­look para agen­da­men­to de even­tos, um quadro de dis­cussão de classe, um cader­no de classe OneNote e o OneDrive para armazena­men­to de mate­ri­ais de classe. Para adi­cionar uma atribuição de escri­ta a pági­na ini­cial da classe, bas­ta clicar em Nova atribuições e , em segui­da, inserir os detal­h­es da tare­fa além de uma data lim­ite para a entre­ga. É pos­sív­el até adi­cionar uma rubri­ca tare­fa. Os estu­dantes verão a tare­fa de escri­ta den­tro do seu cal­endário do Out­look assim que entrarem. É pos­sív­el tam­bém acom­pan­har o proces­so de pro­dução dos alunos.

Envie a atribuição escri­ta tam­bém pelo OneNote. Qual­quer mate­r­i­al a ser impres­so pode ser envi­a­do pelo OneNote, per­mitin­do assim que o edu­cador publique os doc­u­men­tos rap­i­da­mente, detal­han­do tare­fas e escri­ta, bem como a rubri­ca que uti­lizará para avaliar o mate­r­i­al pro­duzi­do pela tur­ma.

Se o edu­cador pos­ta sua atribuição no Class­room ou na bib­liote­ca de con­teú­do do seu OneNote ele não pre­cisa se pre­ocu­par com a pos­si­bil­i­dade de que a classe per­ca este mate­r­i­al, além deixa-lo total­mente acessív­el a qual­quer hora e em qual­quer lugar.

 

2) Ideia

Emb­o­ra a con­strução de uma lin­ha de raciocínio varie depen­den­do do tipo de escri­ta, a Microsoft disponi­bi­liza fer­ra­men­tas incríveis para aju­dar os estu­dantes a começar a magia de colo­car “a cane­ta no papel” e desen­volver suas ideias em papéis orga­ni­za­dos em bem escritos.

Uma fer­ra­men­ta bas­tante efi­ciente nes­ta pro­pos­ta de rein­venção do proces­so de escri­ta é o recur­so Dita­do, encon­tra­do em fer­ra­men­tas de apren­diza­gem para o OneNote. Com a fer­ra­men­ta se dita­do, os alunos sim­ples­mente falam e o OneNote faz a dig­i­tação. O dita­do não é ape­nas uma óti­ma maneira de com­bat­er o ohar deses­per­a­do em uma pági­na em bran­co, mas tam­bém um recur­so de aces­si­bil­i­dade per­feito para estu­dantes com difi­cul­dade de escri­ta, dislex­ia, dis­grafia ou out­ras difer­enças de apren­diza­do.

Pesquisa é uma fer­ra­men­ta trans­for­mado­ra para tra­bal­hos de escri­ta infor­ma­ti­va e per­sua­si­va. Os alunos não pre­cisam mais se esforçar para encon­trar infor­mações acadêmi­cas ou orga­nizá-las. Por exem­p­lo, em um arti­go infor­ma­ti­vo sobre a Flo­res­ta Amazôni­ca, os alunos podem abrir a guia de ref­er­en­cia do Word e clicar em pesquisador para começar. Na caixa de pesquisa, eles sim­ples­mente dig­item uma palavra-chave e pres­sionem o enter. Eles podem então escol­her um tópi­co no painel de recur­sos e sele­cionar adi­cionar para cri­ar um esboço para o seu papel. Uma vez que eles sele­cionaram tópi­cos e os orga­ni­zaram, os alunos podem sele­cionar tex­to, escol­her adi­cionar e citar para adi­cionar con­teú­do da pesquisa que é cita­da auto­mati­ca­mente a par­tir da fonte com a fer­ra­men­ta pesquisador.

 

 

Com tra­bal­hos de escri­ta cria­ti­va, visu­alizar a história que os alunos plane­jam escr­ev­er é um com­po­nente chave da pro­dução de uma história rica. Duas fer­ra­men­tas que aju­dam a desen­volver suas histórias são Minecraft e Sto­ry­board­ing com tin­ta dig­i­tal.

O Minecraft per­mite aos estu­dantes con­stru­ir um mod­e­lo vir­tu­al do mun­do cria­ti­vo que eles imag­i­nam. Den­tro do Minecraft, é pos­sív­el cri­ar toda a cena de uma história, bem como a colo­cação dos per­son­agens.

 

 

Na fase de plane­ja­men­to de sua escri­ta cria­ti­va, os Sto­ry­boards tam­bém podem aju­dar os alunos a cri­ar a nar­ra­ti­va visu­al de suas histórias. Usan­do a cane­ta dig­i­tal é pos­sív­el desen­har a cena imag­i­na­da incluin­do uma descrição escri­ta ao lado. Em essên­cia. Os sto­ry­boards tor­nam-se os primeiros ras­cun­hos dos alunos em seu papel cria­ti­vo, per­mitin­do que eles clas­si­fiquem os detal­h­es do enre­do e dos per­son­agens antes de se con­cen­trar na mecâni­ca e no esti­lo.

 

3) Colab­o­ração sem atri­to

Se o exer­cí­cio de escri­ta requer colab­o­ração, o Real Time Col­lab­o­ra­tion no Word é uma fer­ra­men­ta mar­avil­hosa para estu­dantes. Eles podem tra­bal­har simul­tane­a­mente no doc­u­men­to e ver exata­mente onde seus cole­gas estão tra­bal­han­do e as mudanças que eles estão fazen­do. Isso sig­nifi­ca que não há mais reocu­pações de dois alunos mod­i­f­i­can­do a mes­ma seção de for­ma difer­ente. Ago­ra eles podem dividir e con­quis­tar com base em onde seus cole­gas de classe estão tra­bal­han­do.

 

 

4) Revisão

Uma das mais incríveis fer­ra­men­tas da Microsoft é o Ink Edi­tor do Word. Antes do edi­tor de tin­ta, os alunos dig­i­tari­am e seu papel no Word, imprim­iri­am para faz­er ano­tações físi­cas no doc­u­men­to e em segui­da dig­i­tari­am estas alter­ações. Ago­ra, usan­do uma cane­ta dig­i­tal, o Edi­tor de tin­ta per­mite que os alunos façam estas mudanças físi­cas no doc­u­men­to dire­ta­mente no Word, econ­o­mizan­do papel e tem­po.

 

 

5) Revisão / Feed­back

Uma vez que os alunos revis­aram seu arti­go, eles estão pron­tos para do edu­cador e de seus cole­gas.

O recur­so bate-papo da sala de aula é uma maneira difer­ente de seus alunos comentarem sobre os demais tra­bal­hos de seus cole­gas. Incen­tive a tur­ma a com­par­til­har três coisas que gostam sobre o tra­bal­ho de seus cole­gas e dois pon­tos nos quais mel­ho­rar. Este recur­so de bate-papo tam­bém per­mite aos pro­fes­sores fornecer feed­back pri­va­do aos alunos em uma tare­fa.

É pos­sív­el faz­er sug­estões com as alter­ações de tril­ha e os recur­sos de comen­tários no Word. As mudanças de tril­ha são uma maneira útil de mostrar aos alunos como cor­ri­gir um erro gra­mat­i­cal, enquan­to os comen­tários per­mitem explicar o erro gra­mat­i­cal para que pos­sa ser cor­rigi­do em out­ros lugares do papel ou no futuro. Se um estu­dante tiv­er erros de acor­do de sujeito-ver­bo em todo o seu arti­go, por exem­p­lo, cor­ri­ja um ou dois erros com o recur­so de alter­ações e tril­ha e explique o erro nos comen­tários. Diga ao aluno quan­tas vezes mais ocorre o erro no doc­u­men­to e incen­tive-o a encon­tra-los e cor­ri­gi-los.

 

 

O Ink­ing no OneNote e Word é out­ra maneira útil de fornecer feed­back a seus alunos. Com a cane­ta dig­i­tal você pode faz­er isso rap­i­da­mente, como se os alunos estivessem entregue seus tra­bal­hos impres­sos. Para revisões múlti­plas, Ink­ing per­mite fornecer sím­bo­los e notas sobre itens para mel­ho­rar sem exi­gir muito tem­po da parte do edu­cador.

A fer­ra­men­ta mais efe­ti­va para fornecer feed­back a seus alunos é o recur­so Inserir áudio no OneNote. Quan­do os estu­dantes pub­li­cam suas escritas em uma seção pes­soal do OneNote da classe, é pos­sív­el anal­isa-lo e adi­cionar comen­tários de áudio a pági­na. Sem esta fer­ra­men­ta você pre­cis­aria con­ver­sar com cada aluno para dis­cu­tir os pon­tos fortes e fra­cos do seu arti­go. Este proces­so não só é demor­a­do como tam­bém pouco efi­caz, pois os estu­dantes podem se esque­cer de detal­h­es do feed­back dado. Com esta fer­ra­men­ta você pode ter mini-con­fer­ên­cias com cada aluno.

 

6) Com­pro­vação

Após a revisão e feed­back, os alunos realizarão uma pro­va final por con­ta própria. O  Edi­tor em Word ofer­ece aos alunos um assis­tente vir­tu­al para a sua escri­ta. O edi­tor iden­ti­fi­ca erros gra­mat­i­cais, mecâni­cos e estilís­ti­cos, dan­do aos alunos a total con­fi­ança em suas sub­mis­sões finais.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *