Como usar tecnologia em sala de aula? Este é o desafio atual de muitos educadores e coordenadores pedagógicos. E para que você transforme o desafio em uma realidade trazemos estas 6 dicas de Eileen Heller uma profissional especialista em integração de tecnologia na educação.
A tecnologia abre possibilidades abundantes para estudantes, mas para professores pode representar um desafio. Novas ferramentas não devem apenas envolver os alunos e auxiliar nas lições, mas também agregar valor e facilitar o dia a dia dos educadores.
Eileen Heller, instrutora de tecnologia e facilitadora de inovação para escolas públicas de Omaha, é responsável pelo treinamento de tecnologia instrucional em 21 das 63 escolas primárias de Omaha, sempre descobrindo desafios e oportunidades para levar tecnologia as salas de aula.
Trabalhando com uma classe de alunos no 4º ano nas equipes Microsoft, Eileen pôde ver o quão grande é a o impacto da integração direta a tecnologia.
“Os alunos foram convidados a compartilhar seu personagem favorito e a incluir um gif, emoji ou adesivo personalizável para apresenta-lo”, explica Eileen. “O resultado foi uma aula completamente comprometida, feedback imediato de colegas e a capacidade do professor de reforçar as habilidades digitais de cidadania ao longo do caminho”.
Veja agora 6 dicas que Eileen dá para educadores que querem integrar a tecnologia a seus métodos de ensino.
6 dicas para transformar o ensino pela tecnologia.
-
Ouça e aprenda com seus alunos
Nós não fazemos isso o suficiente. Todo livro, blog ou artigo de pesquisa que leio continua voltado a construir relacionamentos e cultura em sua sala de aula para garantir o sucesso. Isso inclui integração de tecnologia. Comece a falar, faça perguntas e, o mais importante, ouça e ajuste. Como seus alunos estão de comunicando e compartilhando ideias com amigos e familiares? Replique este comportamento em sala de aula para que eles comuniquem seus aprendizados e colaborem com seus colegas.
-
Criar um ambiente centrado no aluno
Dirija o foco ao aluno. Há uma variedade de técnicas pedagógicas centradas no aluno que estimulam pesquisas e projetos baseados na solução de problemas. O objetivo é dar aos alunos propriedade em sua aprendizagem.
Por exemplo, use o tempo de descoberta criativa ao introduzir uma nova ferramenta. Em vez de dar instruções passo a passo, deixe os estudantes descobrirem e interagirem uns com os outros. Imagine uma classe de alunos começando pelo Minecraft, você precisa ser o especialista ou seus alunos podem desempenhar este papel?
-
Apaixone-se pelas ferramentas certas
Me lembro da primeira vez que vi o OneNote na conferência da Iternational Society for Technology in Education em 2014. Imediatamente me apaixonei por este App que facilita organizar as matérias em sessões e páginas.
Seja seletivo sobre a tecnologia que você usa e aprenda com outros educadores que estão usando esta ferramenta – então ajuste e replique. Encontre suas ferramentas favoritas que capacitam você e seus alunos.
-
Abrace o design instrucional
Este é o núcleo de toda a integração tecnológica. Nenhuma tecnologia isolada moverá a realização dos alunos ou aumentará suas notas nas avaliações. Trata-se do professor e da forma como ele desenvolve a lição usando a tecnologia como ferramenta para aprender.
Quando trabalho com um professor na concepção de qualquer atividade de aprendizado, começamos por colecionar nossos “recursos orientadores”. Isso inclui nossos guias que apresentam os padrões e o manual de melhores práticas de instrução.
-
Reflita e revise
O aprendizado mais poderoso vem da reflexão. Isso precisa ser feito não só pelo aluno , mas também pelo professor, através do dialogo, da escrita ou do vídeo. Reflita sobre as atividades de aprendizado que você forneceu e a tecnologia que você integrou para determinar se aumentou ou dificultou a experiência de aprendizagem.
Nem sempre será sucesso, mas o valor vem em reconhecer e ajustar. Ouça seus alunos, faça perguntas, verifique se há evidencias de aprendizado e adicione sua própria visão para a reiteração de sua atividade de aprendizagem.
-
Mostre e compartilhe
Use a tecnologia para compartilhar a aprendizagem do aluno e seu próprio suas próprias aulas com um público determinado. As mídias sociais não são apenas umas das melhores maneiras de aprender com os outros, mas também uma ótima maneira de mostrar e compartilhar. Não se preocupe em ser perfeito. Os alunos precisam saber que você irá rever constantemente este conteúdo – e que eles também deveriam.
Uma das minhas maneiras favoritas de refletir sobre minha própria aprendizagem é através de blogs. Isso também pode ser o caminho para meus alunos. Certifique-se de permitir que os estudantes escolham como eles irão apresentar e compartilhar seu conteúdo, seja apresentação visual, música, texto ou qualquer outra abordagem criativa. Adoro quando os professores se conectam com outras classes localmente ou globalmente para compartilhar sua aprendizagem via Skype.