Myddelton College é um colégio no Reino Unido, cujo principal objetivo era preparar os jovens para a vida e para o mercado de trabalho no século XXI. E, ao usar o OneNote, a experiência foi transformadora e significativa na vida dos alunos.
O objetivo era que a experiência educacional de uma criança se assemelhasse a um fluxo de trabalho moderno, um exercício muito mais colaborativo do que uma educação tradicional proporciona, entre os próprios alunos e entre os alunos e os seus professores.
Por que a escolha do OneNote?
A escolha do Microsoft OneNote como a principal ferramenta para essa abordagem, foi feita pelos próprios professores. Em essência, o OneNote é um bloco de anotações digital, que permite aos alunos organizar suas anotações da mesma maneira que poderiam fazer com o papel. É possível fazer pastas e armazenar páginas de anotações no OneNote. Estas notas ficam, então, disponíveis em qualquer dispositivo conectado, em qualquer lugar do mundo. Emparelhado com um tablet e uma caneta digital, o software fica ainda mais atraente e os alunos podem complementar suas anotações com links, vídeos, fotos, áudios, anotações manuscritas e muito mais.
Entretanto, o recurso matador vem na forma de uma adição especial feita pela Microsoft, apenas para o mercado de educação: o OneNote Class Notebook. O uso do Class Notebook e do OneNote na sala de aula transformou totalmente o ensino e como os alunos aprendem e catapultou as tarefas da instituição para o século XXI. Agora, são enviadas anotações para os arquivos dos alunos antes de cada aula e tudo é marcado digitalmente, encurtando enormemente o ciclo de feedback. Com isso, é possível ver um trabalho verdadeiramente colaborativo, em tempo real, entre professores e seus alunos, em todas as atividades.
Como foi a implementação da nova tecnologia?
A escola foi iniciada em 2016, quando a 21st Century Technology adquiriu um imóvel onde antigamente funcionava uma escola, mas que esteva fechada nos 3 anos anteriores.
Foi dado ao atual vice-diretor sênior da Myddelton College o desafio de equipar todos os alunos com um tablet e atualizar a conexão sem fio e de rede da antiga escola. Um bom suporte técnico era essencial e o escolhido para essa função era um parceiro Microsoft Gold. Eles foram necessários para realmente entender a visão e a tecnologia que seria necessário utilizar, atualizando o sistema sem fio com um sistema 5G inteligente e ajudando a instalar uma linha de fibra ótica de 300 Mbps com backup de 100 Mbps.
Desde o começo foi decidido que seria usado o Microsoft OneNote para todo o planejamento e entrega das aulas. Isso ocorreu principalmente porque a equipe de liderança sênior foi atraída pelo conceito de Design de Aprendizagem do Século XXI (21CLD) e a Microsoft produziu alguns recursos fantásticos sobre o assunto (https://education.microsoft.com).
Padronização na sala de aula
A padronização do layout das páginas de lição do OneNote foi uma decisão que foi tomada no início do projeto e que foi muito importante para seu sucesso em sala de aula. Dessa forma, todas as crianças poderiam navegar por suas anotações da mesma maneira, em todas as aulas.
Cada lição começa com uma pergunta investigativa, onde os alunos devem ser capazes de responder até o final e uma Atividade de Aprendizado Prévio (AAP), uma tarefa de 10 minutos que os alunos completam antes da aula. Dessa forma, eles estão totalmente preparados para a aula e evita-se o tempo gasto na introdução dos conceitos, que são facilmente introduzidos no tempo de preparação dos alunos. Como todas as anotações são produzidas no OneNote, os alunos começam a visualizar o trabalho que levou a um envolvimento mais rápido no tempo de aula.
Todas as lições no Myddelton College começam com os alunos sentados, abrindo discretamente o OneNote no dispositivo e concluindo uma atividade Do Now, projetada para verificar se eles fizeram a Atividade de Aprendizado Prévio. As lições começam rápidas e silenciosas e, com a introdução fora do caminho, é possível entrar em discussões mais profundas muito mais rapidamente do que em uma abordagem mais tradicional. Os alunos entram na sala de aula com uma opinião sobre o tema da lição em mente.
Essa abordagem consistente é fundamental e é dedicado tempo de treinamento regular sobre o OneNote e problemas técnicos em geral para os alunos e equipe da escola. O OneNote é uma ferramenta muito intuitiva, a maioria dos funcionários se familiariza com ele muito rapidamente e são muito bons em compartilhar informações e apoiar um ao outro. Já os estudantes compreendem a tecnologia muito rapidamente, é claro.
E como está o ensino agora?
A Myddleton College cresceu significativamente desde o início até seu terceiro ano, no final de 2018. A escola abriu com 83 alunos e atualmente tem mais de 220, com 20 nacionalidades diferentes representadas no Colégio. A abordagem do OneNote foi implementada e absorvida perfeitamente por todos.
Foi aprendido a estruturar as anotações de trabalho dos alunos para eles. Nos primeiros dias, era permitido que eles copiassem as anotações dos professores da Biblioteca de Conteúdo para arquivos próprios. Mas isso não é mais feito. Agora os professores usam a função Distribute New Section do Class Notebook para enviar novos ‘divisores de assuntos’ a todos os alunos de uma turma e, em seguida, usar Distribute Page para enviar novas anotações a todos os alunos, para que eles estejam na seção correta.
Um outro recurso que tem ajudado no ensino e aprendizado é inserir links para outras páginas do OneNote, caso um aluno precise revisitar um conceito ou inserir links para materiais on-line, vídeos do YouTube, palestras do TED, no nome dele. Em algumas lições, a redação extensa deve ser feita usando papel e caneta. Tudo bem, contanto que os alunos insiram uma fotografia de seu trabalho na página do OneNote referente a lição. As anotações dos alunos se tornaram dinâmicas e conectadas, alavancando o poder da tecnologia para acelerar o aprendizado.
Além disso, o colégio mantém dois anos de notas do OneNote em mãos. A maioria dos professores está agora aumentando e melhorando os planos de aula dos anos anteriores. Antes, os novos planos de aula eram criados diretamente na Biblioteca de Conteúdo. Agora eles são habilitados na seção Somente Professor e colocados todos os novos conteúdos lá, o que evita que os alunos vejam notas que os professores ainda querem melhorar ou mudar de alguma forma.
É seguro dizer que o uso do OneNote transformou totalmente o modo de ensino do Myddelton College. É difícil para os professores imaginarem voltar a utilizar uma abordagem mais tradicional de ensino, após usar uma ferramenta tão prática, organizada e poderosa como o OneNote. E isso irá se refletir no futuro, conforme as escolas e as tecnologias forem evoluindo.