9 Dicas para tornar sua sala de aula mais acessível

9 Dicas para tornar sua sala de aula mais acessível

Exis­tem muitas tec­nolo­gias e recur­sos disponíveis para aju­da-lo a tornar os ambi­entes de apren­diza­do mais inclu­sivos e acessíveis. Com alguns cliques fáceis, você pode aces­sar con­teú­do de qual­i­dade, de for­ma efi­ciente e inde­pen­dente, sem ter que pedir aju­da. Abaixo você encon­trará 9 maneiras em que cada edu­cador pode aplicar em salas de aula deixan­do-a mais acessív­el para todos os alunos com o Office 365.

 

1. Compreender por que o conteúdo acessível é importante

Como pro­fes­sor, você pode ser proa­t­i­vo e cri­ar con­teú­dos para estu­dantes com aces­si­bil­i­dade em mente, des­de o ini­cio. Você pode pen­sar que isso não é exigi­do na sua classe ago­ra, porque nen­hum estu­dante demon­strou com neces­si­dades na sua tur­ma, mas isso pode ser porque os alunos não gostam de se destacar. As defi­ciên­cias podem ser invisíveis, podem ocor­rer a qual­quer momen­to por durações var­iáveis, por isso é prováv­el que você ten­ha um estu­dante ou pai que se ben­e­fi­cia­rá de con­teú­do acessív­el.

 

2. Crie conteúdo bem estruturado no Word

Cabeçal­hos e Pesquisa são fer­ra­men­tas no Word que per­mitem aos pro­fes­sores cri­ar con­teú­do bem estru­tu­ra­do de várias maneiras. Por exem­p­lo, você pode usar cabeçal­hos para cri­ar seções para um papel, aju­dar um aluno a dividir uma tare­fa em partes geren­ciáveis ou cri­ar uma tabela ráp­i­da de con­teú­dos.

 

3. Crie conteúdo que seja claro, conciso e acessível

Os pro­fes­sores sabem que a cri­ação de con­teú­do vai além de ape­nas obter ideias no papel e que a cri­ação de doc­u­men­tos bem escritos, são muito impor­tantes. O edi­tor no word irá aju­da-lo e seus alunos a cri­ar con­teú­do que seja claro e con­ciso. Além dis­so, a seguir as mel­hores práti­cas de aces­si­bil­i­dade é fun­da­men­tal para a cri­ação de con­teú­do profis­sion­al. Ao adi­cionar Alt Text para ima­gens e cor­ri­gir quais­quer erros mar­ca­dos pelo Aces­si­bil­i­ty Check­er, você pode cri­ar con­teú­do mais fácil de seguir para estu­dantes com defi­ciên­cias visuais.

 

4. Facilite a navegação no PowerPoint

Pow­er­Point é o recur­so forte para muitos pro­fes­sores, tan­to para a apre­sen­tação de edu­cadores quan­to de alunos. No entan­to, estu­dantes com defi­ciên­cias visuais, cegueira de cor ou dislex­ia muitas vezes lutam com a nave­g­ação e o uso de decks de slides.

Apren­da algu­mas estraté­gias que aju­darão você e seus alunos a cri­ar con­teú­do acessív­el para todos os usuários, então não há neces­si­dade de recri­ar seu con­teú­do.

 

5. Transmita informações em vários formatos com o PowerPoint

Os pro­fes­sores geral­mente usam o Pow­er­Point para apre­sen­tar novas infor­mações aos alunos e man­terem-se aten­tos enquan­to ensi­nam. Essas platafor­mas de slides tam­bém podem ser uti­lizadas por estu­dantes antes ou depois de uma lição indi­vid­ual­mente, espe­cial­mente se ela estiv­er local­iza­da em algum lugar con­ve­niente, como o OneNote Class Note­book. Acom­pan­he o públi­co com uma var­iedade de visão, audição, mobil­i­dade e habil­i­dades cog­ni­ti­vas, incluin­do vídeos, leg­en­das, grá­fi­cos com con­traste de cores sufi­ciente e tex­to com taman­ho de letra sufi­ciente em seus slides.

 

6. Use modelos para garantir tamanho de fonte e contraste de cores suficientes

Os mod­e­los são padrão que os pro­fes­sores usarão para cri­ar con­teú­do que provavel­mente será acessív­el a todos. Exis­tem muitos mod­e­los gra­tu­itos e acessíveis disponíveis no Word e no Pow­er­Point – bas­ta faz­er uma pesquisa começan­do com a palavra chave “acessív­el”. Os mod­e­los tam­bém podem aju­dar a dar aos alunos um pon­to de par­ti­da e aju­da-los a se con­cen­trar no con­teú­do, ao con­trário de for­matação ou por onde começar.

 

7. Digitalize o conteúdo com o Office Lens

Algu­mas das mel­hores lições favoráveis pelos pro­fes­sores são muitas vezes auto-cri­adas com mate­ri­ais de uma var­iedade de recur­sos. Alguns podem ser de uma revista, livro, arti­go ou cur­rícu­lo anti­go alo­ja­do em uma pas­ta na prateleira. Exis­tem papéis físi­cos que acabam sendo copi­a­dos com um fol­heto para estu­dantes. Infe­liz­mente, ess­es doc­u­men­tos não estão acessíveis a todos. Com o Office Lens, um aplica­ti­vo móv­el da Microsoft como Recon­hec­i­men­to Ópti­co de Car­ac­teres, você pode facil­mente trans­ferir a maio­r­ia para o domínio dig­i­tal e per­mi­tir que os alunos formem o tex­to para aten­der as suas neces­si­dades através do Immer­sive Read­er.

 

8. Atualize o conteúdo existente com o notebook OneNote e OneNote Class

Muitas salas de aula são com­ple­ta­mente sem papel usan­do o OneNote Class Note­book – pro­fes­sores, alunos e até mes­mo os pais estão aman­do. Os alunos têm aces­so a todos os mate­ri­ais e infor­mações na pon­ta dos dedos em todos os momen­tos, sem mochi­las pesadas ou tra­bal­hos mal colo­ca­dos. Ago­ra é a hora de voltar e garan­tir que todos os seus mate­ri­ais sejam acessíveis para todos os seus alunos.

 

9. Crie conteúdo ao vivo com o Skype e o Skype Translator

O Skype é uma fer­ra­men­ta fan­tás­ti­ca para estu­dantes e pro­fes­sores poderem se conec­tar com out­ros em todo o mun­do. Mas você sabia que o Skype tam­bém pode ser usa­do em sua própria classe para aju­dar a garan­tir que o con­teú­do ao vivo seja acessív­el a todos.

 

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