10 motivos para usar o OneNote em sala de aula

10 motivos para usar o OneNote em sala de aula

Quanto mais conhecemos o OneNote mais certeza temos de que ele é uma das melhores ferramentas de ensino e aprendizagem disponíveis hoje.

O OneNote é um soft­ware que vem sendo apri­mora­do no decor­rer de cada ano por uma equipe Microsoft escal­a­da para se dedicar somente a ele, gan­han­do assim muitos recur­sos pro­je­ta­dos para suprir as neces­si­dades na área da edu­cação.

 

Mas o que é OneNote?

O One Note é um cader­no dig­i­tal de infini­tas pos­si­bil­i­dades, onde o edu­cador pode inserir con­teú­dos como, tex­tos, vídeos, áudios, tabelas, grá­fi­cos e onde o estu­dante é livre para faz­er ano­tações, per­gun­tas, desen­volver ativi­dades.

 

Onde encontrar o OneNote?

O OneNote é um soft­ware de uso online que pode ser encon­tra­do den­tro do por­tal office: http://portal.office.com/ . Para ter aces­so a ele é necessário login e sen­ha.

 

Quem pode utilizar o OneNote?

Con­verse com a equipe de TI, se a empre­sa ou insti­tu­ição onde você tra­bal­ha ou estu­da pos­suem Licen­ci­a­men­to Microsoft Edu­ca­cional fun­cionários, edu­cadores e estu­dantes tem dire­ito a con­tas de e-mail com login e sen­ha que lhes per­mitem aces­sar os soft­wares do Office 365 via por­tal office, além de faz­er o down­load gra­tu­ito do soft­ware em até 5 dis­pos­i­tivos. Esta regra tam­bém é vál­i­da para insti­tu­ições do setor públi­co.

Ago­ra que você sabe o que é o OneNote e onde encon­tra-lo vamos con­hecer 0s 10 óti­mos motivos para usar o OneNote em sala de aula:

 

1) Orga­ni­zan­do

O OneNote é ver­sátil e se adap­ta as prefer­ên­cias de toma­da de nota de qual­quer edu­cador. Você pode orga­ni­zar cader­nos dig­i­tais por Seções e Pági­nas como preferir. Alguns edu­cadores gostam de orga­ni­zar suas infor­mações com base no tem­po; Semana1, Sem­ana 2, Sem­ana 3, etc. Out­ros gostam de orga­ni­zar por con­teú­do; Capí­tu­lo 1, Capí­tu­lo 2, Capí­tu­lo 3, etc. Out­ros sim­ples­mente jogam todas as infor­mações em uma pil­ha com pou­ca ou nen­hu­ma orga­ni­za­ção o que tam­bém é pos­sív­el no OneNote.

 

2) Aces­san­do, colab­o­ran­do e com­par­til­han­do con­teú­do

A avali­ação não pre­cisa ser mais uma exper­iên­cia fugaz e solitária. Com fer­ra­men­tas como o OneNote, os pro­fes­sores podem aju­dar os estu­dantes a apren­der além do tér­mi­no da aula. As avali­ações per­sis­tem ao lon­go do tem­po e podem ser con­sul­tadas fre­quente­mente para revisão e com­preen­são mais pro­fun­da.

Você pode aces­sar as avali­ações facil­mente e com­par­til­há-las com out­ros alunos para con­tribuir jun­tos em tem­po real através da colab­o­ração entre pares. As avali­ações podem ser sin­cronizadas auto­mati­ca­mente com o OneDrive e aces­sadas a par­tir de um note­book, tablet ou mes­mo do tele­fone celu­lar, muito tem­po depois da lição ter­mi­nar. É como ter sua própria cópia de cada avali­ação já disponi­bi­liza­da, de qual­quer dis­pos­i­ti­vo que pos­sa entrar em lin­ha, a qual­quer hora e a qual­quer dia do ano.

 

3) Apre­sen­tan­do con­teú­do

Muitas vezes, o tex­to não é sufi­ciente para apre­sen­tar uma matéria. Com o OneNote, você pode facil­mente adi­cionar tex­to, ima­gens, áudio, vídeo e tin­ta dig­i­tal a qual­quer pági­na. O OneNote tam­bém usa uma tela infini­ta que per­mite expandir, a von­tade, para adi­cionar mais notas con­forme pre­cis­ar. Exper­i­mente isso com um pedaço de papel físi­co.

Ao apre­sen­tar-se ao vivo, você pode movi­men­tar e aumen­tar as áreas da tela que dese­jar para que a classe se atente ao pon­to que se ref­ere. As notas podem ser dig­i­tadas ou escritas a mão e, com tin­ta digi­ta de for­ma livre, você pode faz­er ano­tações para chamar atenção para um pon­to em par­tic­u­lar. Você pode facil­mente inserir ima­gens, como clip arts e até mes­mo inserir fotos dire­to do seu smart­phone – no meio da apre­sen­tação – para respon­der per­gun­tas na hora.

 

 

4) Per­mi­tir esti­los de ensi­no flexíveis

Há muitas coisas para geren­ciar na sala de aula e o OneNote per­mite que o pro­fes­sor deci­da sobre a mel­hor ped­a­gogia para usar em deter­mi­na­da situ­ação. Com o OneNote você con­segue faz­er uma revisão fácil de mate­r­i­al anti­go e além de escol­her entre vários méto­dos para feed­back for­ma­ti­vo no momen­to em que for mais efi­caz.

Adi­cionar um novo con­teú­do é tão fácil que um pro­fes­sor pode indi­vid­u­alizar a instrução com base nas neces­si­dades de qual­quer aluno. Os recur­sos do tipo Flip­ping – class­room podem ser orga­ni­za­dos por escopo e sequen­cia para aten­der as neces­si­dades indi­vid­u­ais e podem se avali­a­dos com testes usan­do o Microsoft Forms.

 

5) Des­or­de­nan­do com tin­ta dig­i­tal

Apren­der é tam­bém intu­iti­vo e o OneNote fornece as fer­ra­men­tas de for­ma livre para aju­da-lo ( e seus alunos ) a pen­sar. Quan­do primeiro apren­demos algo novo, ain­da não temos todas as peças necessárias para dar sen­ti­do a um tópi­co. Muitas vezes, cole­ta­mos e reuni­mos infor­mações para apren­der ( o OneNote se desta­ca nis­so ), mas tam­bém deve­mos proces­sar novos apren­diza­dos, com­bi­nan­do, com­bi­nan­do nova­mente e assim­i­lan­do novas infor­mações. Antes de poder chegar a saí­da pol­i­da e de alta fidel­i­dade que um com­puta­dor pode pro­duzir, prim­iro deve­mos lutar com a com­preen­são con­ceitu­al bási­ca. Apren­der é faz­er sen­ti­do e pen­sar, não ape­nas tran­scr­ev­er.

 

6) Apre­sen­tan­do sem fio

É pos­sív­el apre­sen­tar aulas com um tablete, por exem­p­lo. Dessa for­ma pode-se andar livre­mente pela sala, pro­por­cio­nan­do um ambi­ente de apren­diza­gem mais efi­caz e recep­ti­vo para o edu­cador e para os estu­dantes.

 

 

7) Lib­er­ar a apren­diza­gem em dis­pos­i­tivos como uma sin­fo­nia

Em um mun­do de Bring Your Own Device (BYOD), ser capaz de aces­sar suas notas em uma var­iedade de dis­pos­i­tivos é lib­er­ar. Você pode usar o OneNote em um PC, Mac, Lin­ux, iOS, Android e até mes­mo dis­pos­i­tivos do Chrome­book. Uti­lizan­do um smat­phone Android, por exem­p­lo, ao mes­mo tem­po que apre­sen­ta uma matéria no OneNote em seu PC um edu­cador pode adi­cionar fotos em tem­po real que serão auto­mati­ca­mente sin­cronizadas com todos os dis­pos­i­tivos uti­liza­dos por ele rotineira­mente. Este uso abre um out­ro mun­do para o apren­diza­do just-in-time. Aproveitar este “momen­to de apren­diza­do” nun­ca foi tão fácil.

 

8) Pesquisa e mar­cação

Obter suas ano­tações no OneNote é uma coisa, mas o ver­dadeiro val­or da toma­da de notas é con­seguir recu­per­ar essas infor­mações, a von­tade, quan­do e onde você pre­cisa. Com o OneNote, suas ano­tações podem ser pesquisadas. Você tam­bém pode mar­car suas ano­tações com tags pré-definidas ou cri­ar tags per­son­al­izadas para encon­trar facil­mente notas especí­fi­cas. O OneNote pesquis­ará mes­mo o tex­to den­tro das ima­gens (OCR) e den­tro das notas man­u­scritas (isto é, se elas forem legíveis).

 

9) Aces­so fácil e a qual­quer hora

Imag­ine ter aces­so 24/7 às pas­tas dig­i­tais para cada aluno em sua classe. Com o OneNote Class Note­book você tem exata­mente isso — e não mais plug­ging em torno de pas­tas físi­cas. Com o OneNote Class Note­book, todos os cader­nos de seus alunos estão a ape­nas um clique de dis­tân­cia.

 

10) Você pode!

Com o OneNote, você está no con­t­role. Se você dese­ja rabis­car e doo­dle com tin­ta dig­i­tal, você pode. Se você quis­er man­ter um cader­no pri­va­do, você pode. Se você quis­er com­par­til­har um cader­no com o mun­do, você pode. Se você dese­ja gravar um comen­tário de áudio para um de seus alunos, você pode. Se você dese­ja enviar uma escri­ta a uma equação matemáti­ca com­pli­ca­da, com­por músi­ca ou desen­har sua últi­ma invenção com tin­ta dig­i­tal, você tam­bém pode faz­er isso. Se quis­er incor­po­rar um vídeo online para uma aula de apren­diza­do, vá em frente. Se você dese­ja indi­vid­u­alizar instrução usan­do o Microsoft Forms e con­fig­u­rar um ques­tionário com clas­si­fi­cação automáti­ca como cheque de com­preen­são, você pode. Se você quis­er incor­po­rar con­teú­do mul­ti­mí­dia, como vídeos do YouTube, faça isso. Se você dese­ja que suas notas sejam lidas de vol­ta para seus alunos usan­do as novas Fer­ra­men­tas de Apren­diza­gem do OneNote, você pode.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *